O que é Mapa do Fluxo de Valor (MFV)?
Como é dividido um fluxo de valor?
5 motivos para usar o Mapa do Fluxo de Valor em seu processo!
Passo a passo para você criar um Mapa do Fluxo de Valor!
Já se imaginou com um processo logístico de máxima qualidade?

Entenda como o Mapa do Fluxo de Valor pode agregar valor ao seu produto!

Descubra o que é Mapa do Fluxo de Valor e aprenda a utilizá-lo de forma eficiente para aumentar a competitividade do seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como o Mapa do Fluxo de Valor pode agregar valor ao seu produto!

O Mapa de Fluxo de Valor é uma ferramenta Lean Six Sigma responsável por revelar as oportunidades de melhorias que um determinado processo apresenta e, por meio da implementação das ações sugeridas, gerar maior valor agregado para o produto final.


A necessidade de evolução na elaboração e gestão de projetos, incentivou a criação de diversos modelos e ferramentas que auxiliam na criação do produto ou serviços. Uma dessas ferramentas é o Mapa do Fluxo de Valor (MFV), também conhecido como Value Stream Mapping.


O Mapa do Fluxo de Valor foi derivado da filosofia de gerenciamento Lean Manufacturing. Hoje em dia, o uso dos fundamentos da produção enxuta unido aos programas Seis Sigma torna-se o mais inovador sistema de gestão atual: o Lean Seis Sigma.


A premissa básica do Seis é aumentar de forma estruturada e exponencial o desempenho de uma organização em todos os seus níveis, por meio da melhoria contínua. Ficou curioso para entender mais sobre essa ferramenta? Continue a leitura que irá se desenvolver nos seguintes tópicos:

  • O que é Mapa do Fluxo de Valor?
  • Como é dividido um fluxo de valor?
  • 5 motivos para usar o Mapa do Fluxo de Valor em seu processo!
  • Passo a passo para você criar um Mapa do Fluxo de Valor!

Vamos à leitura?

O que é Mapa do Fluxo de Valor (MFV)?

O Mapa do Fluxo de Valor é um diagrama simples, de todas as etapas envolvidas nos fluxo de materiais e no fluxo de informações para atender aos clientes em seu andamento de compra. Ele pode ser desenhado em diferentes fases e revela oportunidades de melhoria no seu estado futuro.

A finalidade de um Mapa do Fluxo de Valor é identificar, sob o ponto de vista do cliente, quais etapas do processo agregam valor ao produto. Saber eliminar ou atenuar estas dinâmicas, proporciona o aumento da vantagem competitiva de qualquer negócio.

Hoje em dia, os clientes não aceitam mais pagar por desperdícios, querem investir em um produto final, que tenha alto aproveitamento.

Mapa do Fluxo de Valor

Imagem : Diagram depicting the parts of a value stream map - Autor: DanielPenfield

Como é dividido um fluxo de valor?

Primeiro, precisamos entender que o Mapa do Fluxo de Valor pode ser usado em diferentes momentos, assim, torna-se possível ter um mapeamento atual, um mapeamento futuro e um mapeamento ideal para o projeto.

Além disso, é importante ressaltar que o mapeamento do fluxo de informação, que foi gerado pelo cliente e contém dados importantes para o estado ideal de cada operação, é tão importante quanto o mapeamento de processos.

Para o Mapa de Fluxo de Valor o processo precisa ser dividido em três passos, são elas:

  1. Fases que efetivamente geram valor ao produto;
  2. Fases que não geram valor, mas não podem estar fora do processo, pois são importantes para a manutenção da qualidade;
  3. Por último, fases dos processos que não geram valor e que precisam ser evitados ou eliminados.

Esses três passos formam uma ferramenta de visualização, que pode ser usada para melhorar a comunicação, colaboração e até o ambiente da empresa.

Quando aplicada, essa ferramenta auxilia os tomadores de decisão há visualizar detalhadamente o estado atual do processo e quais são os pontos de desperdício que estão ocorrendo.

Problemas que geram gargalos e atrasos, hoje podem ser resolvidos ou evitados com o Mapa do Fluxo de Valor, que consegue solucionar atrasos de processos ou tempo de inatividade excessivo, além de dificuldades e problemas de inventário.

5 motivos para usar o Mapa do Fluxo de Valor em seu processo!

Se prepare para conhecer os principais motivos para implementar o Mapa do Fluxo de Valor em sua empresa para ter um melhor desempenho em suas vendas.

1. Facilita a identificação dos processos-chave do setor e da empresa

Como sabemos, uma indústria possui variações de capacidade de produção que são diferentes por operação, por isso, é importante conhecer bem os processos da empresa.

Saber quais destes processos são os mais críticos e seus impactos no resultado final pode lhe proporcionar a informação necessária para gerenciar com maior eficácia seu setor, e até toda a empresa.

2. Motiva a redução drástica dos desperdícios encontrados no processo

Um dos benefícios em adotar o uso do Mapa do Fluxo de Valor (MFV) é a possibilidade de encontrar com maior precisão as inúmeras atividades e negócios que não agregam valor ao que se está produzindo.

Combater estes desperdícios em cada etapa do processo, traz maior produtividade que, por sua vez, torna a empresa mais flexível e competitiva.

3. Auxilia a estruturação de um sistema de indicadores de desempenho

Você já ouviu falar a frase "só se melhora o que se controla"?

Antes de aplicar e desenvolver qualquer melhoria no ambiente fabril, até mesmo administrativo, é primordial estabelecer antecipadamente quais serão os indicadores de desempenho usados para conferir o efeito das soluções aplicadas.

Agora, imagine todo o impacto positivo que o Mapa do Fluxo de Valor pode trazer ao seu sistema de gestão de KPI’S. Muito alto, não é mesmo?

Aplicação de KPI - Mapa do Fluxo de Valor

4. Promove a implementação eficaz de melhorias

Nos últimos anos, a eficácia é um conceito muito bem empregado no ambiente empresarial. Isto, atrelado ao resultado, busca medir qual foi a exatidão e precisão das ações em cada processo de melhoria, que foram executadas para atingir determinada meta.

Para ser eficaz na resolução de problemas e oportunidades na sua empresa, saber em que voltar seu foco de ação é de vital importância - e isso se torna possível por meio do mapeamento de fluxo de valor.

5. Aumenta os níveis de sustentabilidade do negócio

Com a competitividade cada vez mais disputada no mercado, buscar reagir às constantes variações de demanda e ao impacto que os progressos tecnológicos acarretam no ambiente industrial com certeza não é mais a solução ideal.

Buscar a proatividade com a implementação de programas e metodologias que promovam a sustentabilidade do negócio é fundamental para assegurar a permanência e sobrevivência da empresa em seu cenário de atuação.

E o Mapa do Fluxo de Valor (MFV) te ajuda com isso! Vamos aprender como criar o seu no tópico seguinte.

Passo a passo para você criar um Mapa do Fluxo de Valor!

Agora que você já sabe a importância do mapeamento do fluxo de valor, que tal aprender o passo a passo para criar um? Vamos lá?

Nesse vídeo você vai aprender quatro passos para montar um Mapa do Fluxo de Valor, são eles:

  • Identificar as famílias de produtos e processos a serem mapeados;
  • Estabelecer uma equipe para montar o desenho do processo atual;
  • Fazer a avaliação do Fluxo do Valor atual no processo, de acordo com as principais métricas do Lean Manufacturing;
  • E por último, aprender a identificar o cliente e suas necessidades, além do fluxo de matéria.

Já se imaginou com um processo logístico de máxima qualidade?

Se já sonhou com isso baixe agora a o eBook gratuito 5 dicas para melhorar seu processo logístico e realize seus sonhos!

Os serviços de logística são essenciais para uma empresa que busca se organizar e evitar perdas, danos ou acidentes. Mas você conhece quais ações podem ser realizadas dentro da logística empresarial para encontrar a melhor forma de produzir e distribuir os bens ou produtos?

Pensando nisso, desenvolvemos um eBook com 5 dicas para melhorar o seu processo logístico para te ajudar a desmistificar os processos e simplificar. Não perca tempo e descubra agora os segredos da logística.

Baixe agora o material e coloque em prática as dicas para o melhoramento do seu processo logístico!

Clique e baixe grátis!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.