5 razões para adotar a estratégia Seis Sigma
E pra finalizar...

Veja as razões da estratégia Seis Sigma ser essencial para seu negócio

Conheça os fatores que tornam a estratégia Seis Sigma essencial para otimizar os processos, alavancar os resultados da sua empresa e alcançar o sucesso no mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja as razões da estratégia Seis Sigma ser essencial para seu negócio

Você provavelmente já ouviu falar que as estratégias Seis Sigma são grandes aliadas no sucesso de empresas.

A demanda por mais qualidade e produtividade passou a ser fator obrigatório para que empresas se mantenham ativas em seus particulares mercados de atuação.

Soluções e ferramentas empresariais de grande eficiência são, cada vez mais, uma necessidade. Então, qual a melhor solução para sustentar a competitividade?

Para sobreviver ao mercado, muitas companhias vêm adotando a estratégia Seis Sigma.

A estratégia Seis Sigma, adaptada em um programa de melhoria, consegue envolver todos os colaboradores e setores chave da organização, ajustando o foco de toda equipe ao resultado final, que deve ser de longe o fator mais importante a ser buscado em tempos de crise e retração na economia.

A estratégia Seis Sigma conta com um sistema funcional muito bem estruturado que permite transparecer com clareza e objetividade as responsabilidades de cada membro e demais participantes, garantindo assim o pleno funcionamento e o sucesso de sua implementação.

Mas antes de prosseguir, e se você ainda não começou seu desenvolvimento na metodologia, tenho uma dica para você.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

A seguir listei questões indispensáveis para empresas que querem sobreviver nesta crise, aumentando sua atratividade de mercado e elevando, assim, seus resultados financeiros e qualitativos. Vamos conhecê-las?

5 razões para adotar a estratégia Seis Sigma

1. Acrescenta maior vantagem competitiva

Esta é uma condição decorrente dos ganhos gerados pelos projetos implantados na empresa.

Com um time treinado e capacitado por meio do uso das mais refinadas ferramentas analíticas e da qualidade, os problemas e as oportunidades de melhoria são mais facilmente resolvidos, reproduzindo, assim, melhores resultados monetários para a companhia que usufrui da estratégia Seis Sigma.

Com a eliminação contínua de problemas e desperdícios, os custos e gastos decorrentes deles se tornam lucro para a empresa.

E, por meio deste lucro, a empresa agora pode revisar suas estratégias de venda tornando-as mais vantajosas e atrativas para seus clientes, além de também poder investir em novos sistemas e equipamentos que transformem o processo da companhia ainda mais enxuto e eficaz.

Preocupados sempre em formar profissionais melhores e ajudá-los a alcançar o sucesso junto à suas empresas, a Voitto possui toda a formação em Seis Sigma.

2. Torna processos mais eficientes e eficazes

O foco da estratégia Seis Sigma é a melhoria de desempenho, quanto a isto não se resta dúvida. Mas melhoria de desempenho em quê? Nos processos estratégicos: tanto fabris, quanto administrativos da organização. Tenho certeza de que concordará comigo de que qualquer processo contém inúmeras variáveis, correto?

A chave para reduzir sua variabilidade é saber gerenciá-la da forma mais eficiente possível. Não é a toa que, durante sua formação por meio de treinamentos, a estratégia Seis Sigma conta com uma quantidade gigantesca de técnicas estatísticas para aperfeiçoamento do poder de tomada de decisão.

3. Entrega produtos com maior qualidade

A forma defasada de avaliar a qualidade de um produto foi, durante várias décadas, empregada por meio da técnica de inspeção tradicional, você se lembra? Produtos eram fabricados e, somente ao final da cadeia produtiva, avaliava-se a sua conformidade e qualidade.

Esta é uma prática que a estratégia Seis Sigma busca eliminar ao máximo. Como? Por meio do controle efetuado diretamente no processo, não mais no produto. É somente atuando e controlando o processo que se torna cabível produzir e entregar materiais e informações com maior performance.

Para exemplificar o que estou te dizendo, a estratégia Seis Sigma é condizente com seu nome: possibilitar que processos produzam produtos perfeitos que não gerem a necessidade de retrabalho ou sucata, onde o desempenho Seis Sigma é atrelado as chances de produzir defeitos em apenas 3,4 de 1 milhão de oportunidades.

Já parou para imaginar em quanto sua empresa economizaria com isto?

4. Otimiza o fluxo de material e o tempo de entrega

Com processos mais produtivos, flexíveis e mais confiáveis, o prazo de entrega para os pedidos de clientes pode então ser reduzido, não é verdade? Um prazo de entrega reduzido pode significar para a companhia duas coisas:

a) Fornece maior satisfação para seus clientes: deste modo, eles agora conseguem receber mais vezes estes produtos em um menor intervalo de tempo, viabilizando, assim, a redução destes materiais em seu próprio estoque, favorecendo, inclusive, o giro mais rápido de seu fluxo de caixa

b) Aumenta a flexibilidade para produção de outros pedidos: o processo de produção está mais flexível e confiável, assim, é possível, nesta ocasião, programar a sua demanda semanal e mensal para atender mais pedidos e satisfazer mais clientes, facilitando até mesmo a conquista de outros.

5. Promove a interação entre áreas e fornecedores

Cada área de uma organização possui suas peculiaridades, isto inclui até seus fornecedores. Até pouco tempo atrás - quando ainda não existia a estratégia Seis Sigma - toda a responsabilidade de melhorar o desempenho final por meio do funcionamento e da interação de cada envolvido dentro desta cadeia empresarial era apenas dos gestores.

Responsabilidade esta um pouco extensa, não acha?

Portanto, é justamente com este enfoque que a estratégia Seis Sigma busca atuar. Por meio dos interesses estratégicos destes dirigentes da companhia, os profissionais Seis Sigma conseguem traduzir as exigências em metas pelas quais possam ser desdobradas e divididas em cada setor e fornecedores chave. Beneficia-se, assim, o gerenciamento de melhores resultados por toda a organização.

E pra finalizar...

Agora que você já conhece a importância da estratégia Seis Sigma para o sucesso das empresas e já deu seu primeiro passo na metodologia, não pode deixar de conferir essa dica!

Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?

São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.

É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!

Kit Guia para certificação especialista Seis Sigma! Baixe agora!

E aí, gostou desse conteúdo? Conte para nós e nos ajude a melhorar ainda mais nosso material. Seu feedbacké importante para nós!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.