1. Entenda tudo sobre a metodologia Lean Seis Sigma
2. Lean x Seis Sigma: qual a diferença?
3. Qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?
4. Método DMAIC: o que é e como funciona?
5. Mapa de raciocínio Seis Sigma
6. KPI’s e Métricas Seis Sigma
7. Como fazer um SIPOC?
8. Como fazer um mapa de processos?
9. Afinal, o que é VOC (Voz do Cliente)?
10. O que é o ciclo PDCA? Entenda como funciona cada etapa!
11. Diagrama de Ishikawa: história, função e seus componentes
Certifique-se agora em Lean Seis Sigma!

Aprenda mais sobre Lean Seis Sigma com esses 11 artigos que separamos para você!

Deseja entender tudo sobre uma metodologia que é sucesso entre as empresas mais relevantes do mercado? Então faça a leitura de 11 artigos sobre Lean Seis Sigma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda mais sobre Lean Seis Sigma com esses 11 artigos que separamos para você!

O Lean Seis Sigma é uma metodologia de melhoria de processos que combina duas abordagens distintas: o Lean Manufacturing (produção enxuta) e o Seis Sigma (ou Six Sigma).

Se você acompanha nosso Blog regularmente, sabe que o Lean Seis Sigma é nosso carro-chefe, certo?

Pois então, pensando em facilitar sua vida na hora de decidir por onde começar a ler sobre o assunto, elaboramos essa lista com 11 artigos sobre Lean Seis Sigma essenciais para um bom entendimento do assunto.

Afinal, quando falamos em Lean Seis Sigma, há uma grande variedade de tópicos a serem abordados. Portanto,  ter uma lista com alguns artigos sobre o tema pode o ajudar consideravelmente na busca pelo o que você procura.

É interessante mencionar que no Blog Voitto você encontra os mais diversos conteúdos sobre gestão, além de notícias atualizadas e artigos de áreas específicas como o Lean Seis Sigma, metodologias ágeis, finanças, gestão e muito mais!

Entendido tudo isso, vamos aos artigos!

1. Entenda tudo sobre a metodologia Lean Seis Sigma

Para começar bem, que tal saber tudo sobre a metodologia Lean Seis Sigma?? No artigo “Entenda a metodologia Lean Seis Sigma e como aplicá-la!”,  você aprenderá um pouco da história do Seis Sigma, onde surgiu, suas características, áreas de aplicação e muito  mais!

Além disso, você aprenderá sobre a filosofia Lean Seis Sigma focada na melhoria contínua e redução de variabilidade do processo, otimizando assim os ganhos por meio do aumento na qualidade do produto.

É aqui que você entenderá por que é tão importante atingir o nível de qualidade Six Sigma.

2. Lean x Seis Sigma: qual a diferença?

No artigo “Lean Six Sigma: entenda o que é e como funciona”, você aprenderá quais são as diferenças entre as metodologias Lean Manufacturing e Seis Sigma, assunto que geralmente proporciona dúvidas entre aqueles que estão começando a aprender sobre essas filosofias de produção.

Logo, você verá o porquê de utilizarmos as duas metodologias combinadas, formando o que conhecemos como Lean Seis Sigma. Assim, obtemos o melhor de dois mundos e conseguimos uma otimização máxima dos processos produtivos.

3. Qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?

Tendo aprendido sobre o Lean Seis Sigma, você agora sabe que existem diversos graus de hierarquia dentro dessa metodologia, indo de White Belt a Master Black Belt.

Contudo, essas nomenclaturas podem parecer complicadas e definir a certificação adequada para você pode ser difícil nesse primeiro momento.

Pensando nisso, o artigo “Descubra a certificação Seis Sigma mais indicada para você” visa te guiar até a certificação que mais se encaixa no seu atual estágio profissional.

Com uma explicação sobre cada uma delas, não restará dúvidas ao final do artigo a respeito de quais dessas categorias você precisa alcançar.

4. Método DMAIC: o que é e como funciona?

O método DMAIC é o ponto-chave para a aplicação do Seis Sigma. Logo, no artigo “O que é o Método DMAIC? Aprenda como funciona” você verá esse método sendo totalmente destrinchado, etapa por etapa.

Dentro de cada uma delas, você terá uma explicação detalhada, com perguntas a serem feitas e ferramentas para se utilizar em cada uma dessas etapas.

Assim, ao final, você terá compreendido porque esse método é tão importante para o Seis Sigma e como utilizá-lo em seus projetos como Black Belt ou Green Belt.

Dentre os artigos sobre Seis Sigma, esse sobre o método DMAIC é, sem dúvidas, um dos principais devido a essa enorme importância.

5. Mapa de raciocínio Seis Sigma

O artigo “Mapa de raciocínio Seis Sigma” te ensinará a elaborar o mapa de raciocínio da metodologia e mostrará quais são os principais benefícios em seguir esse mapa.

A ideia principal dessa linha de raciocínio é nortear o decorrer do processo, de forma que qualquer pessoa possa ler e entender qual foi o projeto, quais foram os resultados e também as melhorias alcançadas.

6. KPI’s e Métricas Seis Sigma

Você sabe o que são KPI’s e métricas Seis Sigma? Pode parecer complicado no início, mas o conceito é bem simples. KPI’s são indicadores e métricas são sistemas de mensuração que indicam uma determinada tendência.

Portanto, no artigo “KPI’s e Métricas Seis Sigma” você aprenderá tudo sobre os indicadores e métricas mais importantes dessa metodologia.

7. Como fazer um SIPOC?

Você sabe o que é SIPOC? Tem noção de sua importância para a metodologia Seis Sigma? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, você precisa ler o artigo “SIPOC: entenda o que é e aprenda como utilizar essa ferramenta”.

O SIPOC nada mais é que uma metodologia para o mapeamento de um processo, ou seja, é uma maneira de conseguir destrinchar as etapas de um processo para evitar falhas futuras.

8. Como fazer um mapa de processos?

Parte essencial de um projeto Seis Sigma, o mapa de processos apresenta todo o detalhamento do processo produtivo, com cada uma de suas etapas. Esse mapa identifica tanto as atividades que agregam valor quanto as que não agregam.

E é por isso que se você leu o artigo sobre SIPOC e vai ler esse, vai perceber que o mapa de processos é bem mais detalhado, e é através desse detalhamento que conseguimos identificar os pontos de melhoria e tomar decisões em cada etapa do processo.

Por isso, não deixe de ler “Mapa de Processos: entenda o que é, os seus benefícios e como fazer”.

9. Afinal, o que é VOC (Voz do Cliente)?

No artigo “O que é VOC (Voz do Cliente), afinal?” você lerá um conteúdo completo sobre o ponto principal de qualquer organização: a voz do cliente. Além do mais, para alcançar o topo de qualquer segmento, uma empresa precisa estar antenada às necessidades de seus clientes.

Ciente dessa importância, colocamos tudo que você precisa saber sobre como ouvir melhor seus clientes para gerar um retorno positivo para sua empresa. Entenda como os seus clientes podem ser a peça-chave para seu negócio crescer!

10. O que é o ciclo PDCA? Entenda como funciona cada etapa!

O ciclo PDCA é o cerne da melhoria contínua, mantendo as otimizações de forma cíclica e constante, como o próprio nome sugere. No artigo “Ciclo PDCA: entenda o que é, qual utilidade e funcionamento”, cada etapa e subetapa do PDCA é explicada.

O ciclo PDCA é muito utilizado juntamente com o método DMAIC e ambos possuem grande importância para as organizações.

11. Diagrama de Ishikawa: história, função e seus componentes

Sendo uma das 7 principais ferramentas da qualidade, o Diagrama de Ishikawa objetiva encontrar a causa raiz dos problemas.

Portanto, no artigo “Diagrama de Ishikawa: veja o que é, como fazer e exemplo”, todas as características desse diagrama são abordadas, além de suas vantagens e um passo a passo de como fazer um.

O Diagrama de Ishikawa destrincha os problemas organizacionais e os divide em partes simplificadas e entendíveis. Dessa maneira, torna-se possível encontrar as causas primárias que estão prejudicando o todo.

Certifique-se agora em Lean Seis Sigma!

Depois de realizar a leitura dos nossos 11 artigos essenciais sobre Lean Seis Sigma, que tal garantir a sua certificação nessa metodologia?

Com o nosso curso gratuito de Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma, com 4 horas de duração, você conhecerá os princípios fundamentais dos processos e estará apto a aprender ainda mais sobre as ferramentas e técnicas de melhoria contínua!

Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente! Clique no botão abaixo para saber mais!

Banner do curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.