O que é Lean Seis Sigma?
Quem participa da implementação do Lean Seis Sigma?
Por que existem falhas no processo de implementação do Lean Seis Sigma?
9 etapas da Implementação do Lean Seis Sigma
Esteja atento no processo de implementação do Lean Seis Sigma
Seja especialista em MasterBlack Belt!

Saiba como fazer a implementação do Lean Seis Sigma para ver resultados na sua empresa!

A implementação Lean Seis Sigma deve ser feita de forma bem estruturada, assim as chances de obter sucesso são maiores. Veja como fazer lendo nosso artigo!

Daniel Fraga
Por: Daniel Fraga
Saiba como fazer a implementação do Lean Seis Sigma para ver resultados na sua empresa!

O Lean Seis Sigma é uma metodologia que busca oferecer melhorias para os processos produtivos das empresas, reduzindo os desperdícios e tornando seus resultados mais eficientes.

Por ser uma ferramenta gerencial conhecida há anos, muitos podem pensar que o Lean Seis Sigma não oferece nada de novo e isto é um grande erro!

Afinal, a metodologia é renomada, justamente por garantir resultados por meio de ferramentas estatísticas e gerenciais, diferenciadas por seus ganhos efetivos.

Quando o desejo de realização sai do papel e a empresa abre suas portas, as vantagens se tornam nítidas e perceber isso já é um grande passo. Mas, como alcançar o sucesso na implementação do Lean Seis Sigma?

Neste artigo, a Voitto vai te ensinar quais os erros que podem ocorrer na execução da metodologia e as maneiras para evitá-las. Além de te dar um passo a passo com dicas sobre o assunto.

Para te deixar ciente de tudo o que você vai aprender neste artigo, deixo aqui um breve resumo:

  • O que é Lean Seis Sigma?
  • Quem participa da implementação do Lean Seis Sigma?
  • Por que existem falhas no processo de implementação do Lean Seis Sigma?
  • 9 etapas da Implementação do Lean Seis Sigma;
  • Esteja atento no processo de implementação do Lean Seis Sigma.  

O que é Lean Seis Sigma?

O Lean Seis Sigma é definido como uma ferramenta de nível tático, resultante da junção de duas metodologias, Lean Manufacturing e Seis Sigma.

A junção do conceito de manufatura enxuta, que busca a redução de desperdícios, com o Seis Sigma, que é uma ferramenta voltada para a redução da variabilidade de processos, criada por Jack Welch, CEO da GE, pode aumentar a lucratividade e facilitar o alcance de metas estratégicas do negócio.

Para isso, é preciso treinar pessoas comprometidas com a vontade de transformar e melhorar performances. Os colaboradores, acertadamente treinados, se tornarão patrocinadores do programa ou especialistas no método e nas ferramentas quantitativas e gerenciais.

Comece sua jornada no Lean Seis Sigma!

Lean Seis Sigma é uma metodologia que possui diferentes níveis de conhecimento, assim é possível avançar gradativamente dentro do método.

Se você está iniciando sua trajetória, começará pela certificação White Belt. Com esse conhecimento, você estará apto a utilizar ferramentas de melhoria contínua e fazer a resolução de problemas de empresas.

Quer se tornar um especialista White Belt de forma totalmente gratuita?

A Voitto disponibilizou o Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma sem nenhum custo para seus leitores, use o cupom BLOG100 e tenha acesso!

Clique no banner para começar!

Banner White Belt


Agora vamos conhecer quais são os agentes de mudança no Lean Seis Sigma.

Quem participa da implementação do Lean Seis Sigma?

Os projetos Lean Seis Sigma devem envolver uma equipe múltipla, composta por perfis variados e coordenada por duas figuras especiais, como o Champion e o Black Belt, os quais precisam ter a certificação da metodologia.

  • Black Belt: é a figura que lidera a equipe de implementação. É ele quem vai conduzir o grupo ao longo das etapas do ciclo DMAIC, ensinar e aplicar as ferramentas adequadas ao projeto e identificar oportunidades de melhoria.
  • Champion: essencialmente, sua função é garantir que todos os empecilhos para implementação com sucesso sejam removidos, assim como disponibilizar recursos necessários à execução. Ele também deve aprovar ou reprovar propostas de melhoria e realizar alterações no sistema.
  • Membros da equipe: é fundamental que a equipe esteja envolvida, motivada e comprometida com o projeto Seis Sigma. Todos os envolvidos devem expor seu conhecimento sobre o andamento e comunicar mudanças aos membros de sua área de atuação. Sua função é coletar dados para a avaliação e guiar os reparos.

Por que existem falhas no processo de implementação do Lean Seis Sigma?

Em qualquer método, é muito comum que aconteçam falhas durante sua implementação. Pensando no Lean Seis Sigma, a maioria desses erros acontecem devido a falta de estudo aprofundado sobre a metodologia.

Sem o conhecimento correto, a aplicação pode ser feita de maneira equivocada.

Outro ponto que permite que falhas ocorram é a falta de um planejemento estratégico de acordo com a situação e contexto no qual a empresa se encontra.

Sendo assim, as falhas do processo têm grande relação com o domínio da LSS e o diagnóstico sobre a organização.

9 etapas da Implementação do Lean Seis Sigma

Como vimos no tópico anterior, dominar a metodologia é o primeiro ponto para não cometer erros durante a execução do Lean Seis Sigma. Após essa questão, é importante seguir algumas etapas para obter o melhor resultado. Veja:

1. Mapeie de oportunidades de melhoria

O conceito da ferramenta que estamos apresentando compreende uma visão de futuro!

Assim, o mapeamento permite a melhoria de processos por meio da elaboração de novos projetos normalmente relacionados à redução de custo, otimização do processo de fabricação de produtos e serviços ou aumento na satisfação de clientes internos e externos.

2. Alinhe a Alta Administração da empresa

Ao definir claramente papéis e responsabilidades, os direcionamentos ficam mais simples. É importante realizar um seminário ou workshop sobre os conceitos básicos na implementação do Lean Seis Sigma e seus objetivos.

Neste momento, deve ser esclarecido quem atuará em funções específicas, como White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt, e quais são as responsabilidades e funções de cada cargo.

Desta forma, o corpo da instituição compreende o porquê se engajar no projeto. É aí que você vai selecionar os Champions, seus grandes parceiros nessa empreitada!

3. Realize os processos de seleção

Ao selecionar candidatos para Black Belts e Green Belts, estes vão conduzir todo o procedimento. Pessoas que se identificam com sua empresa e se enquadram em potenciais transformadores são grandes perfis para este treinamento.

Com o apoio da área de Gestão de Pessoas, isso se tornará mais fácil.

4. Ofereça os treinamentos

Ao estabelecer a implementação do Lean Seis Sigma, você precisa ter colaboradores Black Belts e Green Belts, eles impulsionaram seu negócio.

Busque qualidade! Bons treinamentos geram bons resultados. Todos os conceitos da metodologia Lean Seis Sigma, orientações sobre a aplicação do método DMAIC e ferramentas estatísticas precisam ser abordados.

5. Atente-se à comunicação

Um dos fatores chave para o sucesso da implementação de um projeto Lean Seis Sigma é uma boa comunicação entre a equipe.

Dessa forma, deve-se definir um canal de comunicação, no qual se encontram todas as informações sobre o projeto e sobre o seu andamento.

Além disso, deve garantir-se que a comunicação está sendo passada de forma clara e adaptada ao projeto que está sendo realizado.

6. Defina um indicador e faça o acompanhamento

Não é possível saber se tudo está saindo da maneira que foi planejado, sem fazer o acompanhamento dos indicadores. Por esta razão, o planejamento estratégico deve estar sempre em observação.

Para escolher seus KPIs, é fundamental estar alinhado com as expectativas para o projeto ou melhorias que foram apontadas.

7. Tenha prioridades

A organização é um ponto que não pode ficar de fora da implementação do Lean Seis Sigma. Por isso, priorizar determinadas ações é uma das etapas para ter sucesso com a metodologia.

Durante a execução das melhorias, a equipe pode enfrentar adversidades e esquecer o que deve ser feito com mais rigor ou urgência. Estabeleça desde o princípio qual deve ser o foco.

8. Elabore recompensas

A motivação também faz parte do processo, então criar um programa de recompensas auxilia a equipe Lean Seis Sigma.

O reconhecimento adequado consegue fazer com que o desempenho do projeto seja alcançado com suscesso.

9. Acredite no projeto!

Ao gerir os projetos você garantirá os resultados para a empresa. Acompanhe todos os processostodos processos e esteja por dentro do que deu certo ou errado. Constante os processos mais interessantes para sua companhia.

O Lean pode trazer grandes resultados para sua empresa se for aplicado corretamente!

Esteja atento no processo de implementação do Lean Seis Sigma

Neste artigo, apresentei um passo a passo para colocar em prática a implementação do Lean Seis Sigma em um empreendimento.

Como você acompanhou, os objetivos podem variar, mas não a necessidade de estar bem preparado.

Esteja atento a duas necessidades imprescindíveis para seu sucesso absoluto:

  1. Aliados são importantes. Então, é de extremo valor o forte apoio da Alta Administração na implementação do Lean Seis Sigma. São eles que também garantem a criação de sistemas para medição e gerenciamento da satisfação de clientes internos e externos, como também o destino adequado de recursos.
  2. A mensuração direta de benefícios é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do Lean Seis Sigma. Este é um dos maiores diferenciais em relação aos tradicionais programas para melhoria da qualidade.

Para calcular os ganhos, consideramos os custos da não qualidade reduzidos ou eliminados como, por exemplo, custos de retrabalho, refugo, desperdícios, capacidade não utilizada, excesso de inspeções e testes e devoluções de produtos.

Seja especialista em MasterBlack Belt!

Se especializar constantemente é a chave para o sucesso para ser um especialista Master Black Belt!

O mercado busca por profissionais que saibam inovar e não estejam conformados com apenas o básico. Pensando nisso, a Voitto lançou a Formação Especialista Master Black Belt!

O aluno da Voitto consegue se destacar no mercado, pois possui os melhores mentores e acesso a um conteúdo relevante.

Você terá acesso a mais de 250 horas de conteúdo e, ao final, ganhará um certificado reconhecido pelo The Council for Six Sigma e Six Sigma Brasil.

Aproveite essa oportunidade e comece agora a se especializar!

Clique no banner para acessar:

Banner Master Black Belt

Daniel Fraga

Daniel Fraga

Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.

Kit de ferramentas essenciais para um Black Belt, Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Kit De Ferramentas Essenciais Para Um Black Belt

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.