O que são Indicadores de Qualidade?
Quais as vantagens de usar Indicadores de Qualidade?
Quais são os principais Indicadores de Qualidade?
Como usar os Indicadores de Qualidade na sua empresa?
Qual a importância dos Indicadores de Qualidade?
Como criar um indicador de qualidade?
Melhore a sua tomada de decisão!

Conheça os 5 principais Indicadores de Qualidade e suas principais vantagens

Entenda o que são Indicadores de Qualidade, quais são as suas principais vantagens, e ainda, veja quais são os mais utilizados pelas organizações.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça os 5 principais Indicadores de Qualidade e suas principais vantagens

Hoje em dia, não existe mais a possibilidade de gerenciar uma empresa a partir de achismos. Qualquer organização que queira ver seu desempenho cada vez melhor deve fazer o uso dos chamados Indicadores de Qualidade. 

Com eles, é possível realizar umagestão baseada em dadose estruturar o percurso com foco no atingimento das metas de uma organização, de maneira concisa, clara e eficiente, já que servem de grande auxílio nas tomadas de decisões por parte dos gestores, bem como napercepção das equipes de seus erros e acertos na execução de projetos.

Desse jeito, para que você entenda realmente o que eles são e como eles funcionam, prossiga na leitura deste e tenha tudo isso esclarecido nos seguintes tópicos:

  • O que são Indicadores de Qualidade?
  • Quais as vantagens de fazer o uso Indicadores de Qualidade?
  • Quais são os principais Indicadores de Qualidade? 
  • Torne-se um profissional de alto nível!

O que são Indicadores de Qualidade?

Indicadores de Qualidade são ferramentas pertencentes ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), citados na certificação ISO 9001.

Assim, o objetivo dessas ferramentas é controlar e monitorar como anda a eficiência de um processo de produção. De forma que, os resultados obtidos são a base para a realização de medidas corretivas, bem como para a melhoria contínua do controle da qualidade.

Desse modo, eles servem como uma maneira de ter uma visão rápida e simples da qualidade de um determinado produto ou serviço, que possibilita a criação de um histórico para a análise de desempenho de uma empresa.

Os indicadores responsáveis por essa análise de desempenho são os chamados KPIs, Key Performance Indicators,ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho.

Os indicadores de qualidade são essenciais para a definição de estratégias que buscam corrigir possíveis desvios de rota de um negócio.

Além disso, é importante ressaltar que sua implementação é um processo que necessita de uma abordagem prática. Ou seja, testes precisam ser feitos antes de utilizá-los continuamente.

Agora que entendeu do que se trata, vamos te apresentar as maiores vantagens de fazer uso desses indicadores. Vamos lá!

Quais as vantagens de usar Indicadores de Qualidade?

Antes de entrar a fundo nos diferentes tipos existentes, é fundamental que entenda quais são as maiores vantagens que os indicadores de qualidade podem trazer para uma empresa.

Sendo assim, são elas:

  • Os indicadores de qualidade orientam aelaboração de um planejamento estratégico;
  • Facilitam o processo detomada de decisão;
  • Proporcionam métricas que identificam o atingimento de metas; 
  • Aumentam a produtividade das equipes por meio da organização corporativa; 
  • Evitam o retrabalho, e consequentemente, reduzem prejuízos; 
  • Propiciam aos gestores uma visão crítica sobre o negócio;
  • Melhoram a qualidade dos serviços prestados. 

Agora que você pode ter uma visão melhor de seus benefícios, iremos abordar os principais tipos de indicadores utilizados no dia a dia das corporações. Vamos lá?

Quais são os principais Indicadores de Qualidade? 

1.Indicador de Eficácia

A eficácia compreende a relação entreresultados esperados e resultados que foram obtidos. Assim, nesse indicador, é mensurado o nível de satisfação do cliente com o produto ou serviço prestado.

Para isso, é preciso fazer uma pesquisa com seus clientes para entender a força de sua empresa no mercado. Um dos métodos mais indicados para isso é por meio de uma pesquisa de satisfação, que seja rápida e concisa.

Essa pesquisa pode ser enviada por e-mail e, para incentivar a resposta do cliente, várias empresas oferecem recompensas àqueles que responderem. Por exemplo, desconto na próxima compra ou conteúdos extras, como e-books.

2. Indicador de Eficiência

Esse indicador serve paramedir quantos recursos se mostram necessários para a realização da produção.Desse modo, seu objetivo é produzir certo produto com a menor quantidade possível de recursos, aumentando assim a eficiência do processo.

Isso porque, quando se tem sua determinação, pode-se identificar possíveis desperdícios que precisam ser evitados e que, com isso,permitirão uma maior produtividade.

Para medi-lo, é interessante fazer o uso de softwares de gestão da produção, que possuem módulos de custos, horas de trabalho gastas em certo produto/serviço, entre outros.

3. Indicador de Segurança/Qualidade

É um indicador muito importante para garantir que não existam danos à integridade física ou à saúde dos clientes.

Desse jeito, é importante verificar se um produto atende as medidas de segurança, normas nacionais e internacionais, e exigências de certificações.

Para mensurá-lo, pode-se realizar inspeções e controle tanto da produção quanto de produtos finais, por meio de checklistse análises.

4. Indicador de Efetividade

A efetividade pode ser definida como a junção entre a eficácia e a eficiência. Esse indicador tem a capacidade de mensurar se os objetivos do produto foram alcançados.

Sendo assim, uma empresa que é considerada efetiva, além de atender o esperado pelos clientes e ter a satisfação deles, também tem processos com bom desempenho, que possuem custos menores e maior lucratividade. 

5. Indicadores de Atendimento

Dentre os indicadores de qualidade existentes, esse é o que mostra se uma empresa realmentetem entregado ao consumidor o que promete em seus produtos e serviços.

Dessa maneira, é importante ficar atento ao pós-venda, nutrindo uma relação amigável com o cliente mesmo após o fechamento de um negócio.

Com isso, é possível ganhar a lealdade de clientes, e ainda conseguir que esses promovam sua marca.

Por essa razão é importante ficar atento à experiência do cliente (customer experience), já que, quanto mais realizado ele estiver com a marca, mais fidelidade ele demonstrará.

Por fim, os indicadores de qualidade são apenas uma das ferramentas utilizadas para garantir uma gestão de excelência. Você quer aprender outras  estratégias que levam a sua empresa a esse objetivo? Então venha se capacitar com a Voitto!

Como usar os Indicadores de Qualidade na sua empresa?

O primeiro passo para começar a usar os Indicadores de Qualidade na sua empresa é pensar qual os objetivos que devem ser alcançados, em seguida,  é fundamental traçar a estratégia a ser seguida.

Após esse planejamento ter sido feito, ele é usado como ponto de partida para começar a aplicar os Indicadores de Qualidade. Lembre-se de qualificar e treinar a sua equipe para que a ferramenta seja implementada da melhor maneira.

Outro ponto fundamental para começar a usar os indicadores de qualidade na sua empresa é estabelecer as métricas a serem utilizadas e também como os dados serão coletados e analisados, isso ajudará a melhorar o seu desempenho.

Qual a importância dos Indicadores de Qualidade?

Um dos principais motivos que tornam os indicadores de qualidade tão importantes é por possibilitarem descobrir como a empresa é vista pelo seu público, já que esse ponto não pode, muitas vezes, ser analisado de dentro da organização.

Outro ponto é que com ele é possível analisar de outras formas os resultados obtidos pela empresa, entendendo quais pontos podem ser melhorados ou desenvolvidos.

Assim como muitas outras ferramentas de gestão, os Indicadores de Qualidade são importantes no planejamento e controle dos resultados.

Como criar um indicador de qualidade?

É possível também criar seu próprio indicador de qualidade, um que funcione melhor para que sua empresa alcance as metas. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Trace as metas e objetivos estratégicos;
  • Tenha definido qual indicador precisa ser analisado;
  • Defina como os dados serão coletados;
  • Crie metas específicas para esse indicador de qualidade.

Com passos simples sua empresa terá seus próprios indicadores de qualidade e poderá seguir rumo ao alcance das metas!

Quer saber ainda mais sobre qualidade? Assista o vídeo a seguir e conheça outra 7 ferramentas da qualidade:

Melhore a sua tomada de decisão!

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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