Você tem certeza de que o seu negócio realmente está gerando lucro? Quer saber qual é sua lucratividade diante dos seus concorrentes?
Para isso existe o Índice de Lucratividade! Você alguma vez já ouviu falar nesse indicador? Caso não tenha ouvido, não se preocupe, vou ensinar tudo que você precisa saber!
O segredo para essas e outras questões você descobre aqui, é só continuar a leitura!
E tem mais! A voitto está disponibilizando um kit gratuito de planilhas de gestão financeira, repleto de ferramentas incríveis para mensurar melhor a eficiência operacional de seu negócio.
Com ele, você terá em mãos 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal. Então, clique na imagem abaixo e garanta já esse material!
O Índice de Lucratividade (IL) é o indicador perfeito para você que quer saber a capacidade do seu empreendimento em gerar lucros a partir do projeto desenvolvido. Esse indicador vai mostrar a você se o projeto é viável e/ou está precisando ser melhorado, e no pior caso, descartado.
Então, para não ficar investindo em um negócio que não retorna o lucro desejável, aprenda a calcular este índice de rentabilidade e como interpretá-lo.
Primeiro é preciso saber que este indicador é fundamental para um negócio, pois permite que um empreendedor saiba a eficiência da empresa em gerar lucro. Esse índice pode ser calculado de forma geral, abrangendo todos os setores da empresa, assim como individualmente, para medir a lucratividade de um setor específico.
Você deve estar se perguntando se a utilidade desse indicador se limita apenas em mensurar a geração de lucro, certo? A resposta para essa pergunta é não, pois esse indicador também é uma importante ferramenta para as tomadas de decisão por parte dos gestores de uma empresa. A partir dele é possível avaliar se as estratégias adotadas estão dando certo e quais mudanças são necessárias.
Você já está com a sua calculadora em mãos? É importante estar porque vou ensinar como calcular o Índice de Lucratividade. Se for preciso, dá uma paradinha rápida na leitura para pegar a sua calculadora.
O IL é a abreviação para esse indicador e pode ser encontrado através da razão entre receita total e lucro líquido, como você pode ver a seguir:
Antes de começar a calcular, é importante você saber que receitas são os valores adquiridos a partir de pagamentos recebidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos e o lucro líquido é o valor obtido após o desconto de todos os custos, despesas e impostos.
Assim, podemos ver esse valores a partir do DRE a seguir:
Agora que já sabemos o que são as receitas e lucro líquido e identificamos esses valores no DRE acima, podemos partir para o nosso cálculo. Vejamos:
Dessa forma, vemos que o exemplo dado possui uma rentabilidade de 169,68%, ou seja, essa é a capacidade da empresa em gerar lucro a partir das suas atividades operacionais.
Você deve estar se perguntando porque eu multipliquei por x 100 o resultado do IL, certo? Você vai acabar percebendo que isso é bem comum quando se usa indicadores financeiros, pois facilita a interpretação do resultado e ajuda nas tomadas de decisão por trazer o resultado em porcentagem.
Você pode perceber que a partir do cálculo anterior, foi bem simples encontrar o Índice de Lucratividade. Porém, essa fórmula não é suficiente quando queremos um valor mais preciso, ou seja, quando queremos avaliar de forma mais detalhada o ganho que uma empresa consegue gerar a partir de suas atividades.
Por isso, grandes empresas e profissionais da área de finanças utilizam a fórmula a seguir:
A fórmula acima considera como numerador o fluxo de caixa somado ao valor residual do investimento, enquanto o denominador é o investimento propriamente dito.
Para facilitar este cálculo, o ideal é você utilizar uma calculadora financeira. Aposto que você está se perguntando: E agora? Eu não tenho uma calculadora financeira! Fique calmo, existem aplicativos com a calculadora financeira que você pode baixar facilmente no seu celular.
Mas mesmo sem uma calculadora financeira você consegue desenvolver o cálculo, só vai demorar um pouco mais! Outra maneira também é utilizar o Excel e caso você não tenha conhecimento deste software, pode começar aprender fazendo o nosso curso de Excel introdutório.
Agora vamos para um exemplo prático, imagine a seguinte situação: Um projeto exigirá um investimento de R$ 80.000,00, ocorrido na data zero. Considerando um prazo de análise de 3 anos e uma taxa de 8% ao ano. O fluxo de caixa estimado será mostrado a seguir:
Esse projeto é recomendável ou não?
A partir dos dados fornecidos nesse exemplo, vamos primeiro calcular o Valor Presente Líquido (VPL). Para isso, você precisa pegar os fluxos de caixa que estão projetados e trazer eles para o ano zero, sendo essa operação conhecida como fluxo de caixa descontado.
Dessa forma, temos destacado em vermelho o cálculo do fluxo de caixa descontado. Você olhou a imagem e mesmo assim não conseguiu entender como cheguei nesses valores? Calma! Vou fazer o cálculo de forma mais detalhada para que você possa entender e para chegar nos mesmo valores. Vejamos:
Agora que você realmente entendeu como calcular o fluxo de caixa descontado, consegue obter o Valor Presente, que nada mais é do que a soma dos valores encontrados anteriormente:
Com todas as informações em mãos, você é capaz de facilmente calcular o IL e saber se pode ou não recomendar o projeto, observe:
Assim, podemos ver que temos um Índice de Lucratividade de 171,96% quando multiplicamos por 100 para obter a porcentagem e podemos dizer que é um projeto recomendável por ter IL > 1.
Agora que você já sabe como este índice de lucratividade é calculado e qual a sua importância, vamos aprender como interpretar esse resultado.
A interpretação desse indicador é bem simples. Como vimos, quando o IL > 1, o projeto é recomendado, pois a cada R$ 1,00 investido você terá um retorno superior do que o seu investimento. Já no caso em que o IL < 1, acontece o contrário, você terá um retorno inferior ao seu investimento, por isso não se recomenda um projeto nesta condição.
Assim, podemos concluir que quanto maior for o IL, melhor será o meu retorno sobre o investimento feito.
Agora que você conhece quase tudo desse indicador, só faltar destacar as suas vantagens e desvantagens.
Dentro das suas vantagens podemos destacar que este indicador considera o valor do dinheiro no tempo, ou seja, esse indicador leva em consideração que o valor de algo hoje não terá o mesmo valor no futuro e, por isso, o IL considera juros e tempo.
Outra vantagem do IL é que ele analisa bem projetos com desembolsos constantes, pois em um projeto é preciso geralmente realizar mais de um desembolso e todos eles são considerados neste cálculo.
Como desvantagem, podemos falar do quanto o cálculo pode vir a ser tornar trabalhoso, pois na forma mais detalhada temos que fazer uso da calculadora financeira ou de um software como o Excel. No entanto, é importante ressaltar que apesar de ser mais complexo, não é difícil, e com um pouco mais de tempo você consegue fazer até mesmo na calculadora científica.
Além disso, outra desvantagem a ser destacada é que todas as entradas são remuneradas a partir de uma mesma taxa, como vimos no exemplo com o cálculo mais detalhado, onde foi adotado uma taxa de 8% ao ano para os três anos do problema. Mas em outros casos, essas taxas podem variar.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida, basta escrever nos comentários que rapidinho damos um retorno para você!
Estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do departamento comercial da Sociedade Estudantil da Engenharia de Produção (SEEPRO) por 6 meses. Bolsista de Iniciação científica por 4 anos, desenvolvendo pesquisas na área de Rede Global de Produção, com publicação de artigo na revista acadêmica da Universidade Federal do Paraná: Desenvolvimento e Meio ambiente. Estagiária do Grupo Voitto na área de P&D.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!