O índice de inflação é um dos que mais atinge a população em geral e subiu novamente, de 5,97% para 6,07%, ficando acima do teto da meta.
Nesse sentido, o motivo desse crescimento é perceptível, já que a pandemia ocasionou um aumento nos custos de produção, em muito porque dificultou a logística de entrega de produtos e serviços.
Sob esse viés, o PIB também aumentou e a taxa básica de juros, a Selic, se manteve a mesma. Então, para entender e discutir mais assuntos como esse, nós separamos os seguintes tópicos:
A inflação é o crescimento do valor monetário dos serviços e bens. Desse modo, ela é dada a partir do cálculo de índices de preços, que são o Índice de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Já o PIB, ou seja, o Produto Interno Bruto do país é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de um determinado país em um certo período de tempo.
Por conseguinte, a Selic é conhecida como a taxa básica de juros da economia e seu crescimento, estabilidade ou queda é decidida após as reuniões do Comitê de política monetária (Copom)
Dessa forma, o Copom é formado por alguns profissionais atuantes no Banco Central. Eles se constituem em um grupo que se reúne a cada 45 dias para determinar a Taxa Selic e apresentar os relatórios da inflação.
Sendo assim, após te relembrar alguns conceitos econômicos, nós discutiremos a notícia sobre o crescimento da estimativa da inflação e a alta do PIB no tópico abaixo.
O crescimento da estimativa da inflação chegou a 6,07% após os analistas do mercado financeiro elevarem suas expectativas no ano de 2021. Além disso, houve uma alta de 5,18% no PIB.
Por outro lado, a taxa Selic, se manteve a mesma, em 6,50% no ano e todos esses dados foram mencionados no boletim “Focus”, divulgado nesta segunda-feira, dia 05 de junho, por meio do Banco Central.
No entanto, devemos considerar que o centro da meta da inflação para 2021 é de 3,75%, ou seja, pode ultrapassar ou decair até 1,5 ponto percentual desse valor, assim, variando entre 2,25% e 5,25%, o que não tem ocorrido como o esperado.
Desse modo, se o resultado da inflação corresponder às expectativas dos analistas, chegar a 6,07%, ocorrerá o descumprimento da meta.
Sob esse viés, o descumprimento deverá ser justificado por meio de uma carta aberta escrita pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Além disso, quando o assunto é a taxa Selic, em março deste ano houve sua primeira elevação após seis anos, passando de 2% para 2,75% e chegando a 4,45% em junho.
Ainda assim, o Produto Interno Bruto (PIB) teve sua estimativa alavancada de 5,05% para 5,18%, sendo que o crescimento esperado pelo mercado era somente de 3,4%.
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!