Desde o início de 2020, com a chegada do novo Coronavírus o mundo se viu obrigado a se transformar. Algumas empresas já estavam preparadas para o processo de digitalização, mas a grande maioria, não.
Como consequência disso, muitas empresas tiveram que inovar no cenário pandêmico e agora buscam como inovar no cenário pós-pandemia, já que muitos planos foram modificados com esse advento.
E aí, ficou curioso para saber mais sobre o assunto?
Então continue a leitura a seguir que eu vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre como inovar no cenário pós-pandemia.
Vamos lá?
Vamos começar pelo início, o que significa inovar?
Bem, inovação é o ato de inovar, ou seja, o ato de modificar antigos costumes e processos.
Portanto, durante a pandemia muitas empresas precisaram se transformar e acelerar ou até mesmo criar, processos antes inexistentes.
No mundo empresarial, líderes e liderados tiveram que criar novas formas de comunicação e organização de uma hora para outra.
Os serviços foram simplificados, os escritórios foram fechados e até mesmo a forma de entrega mudou. Invés dos colaboradores entregarem por horas trabalhadas, passaram a entregar por quantidade de demanda realizada.
Apesar de tudo, muitas empresas conseguiram se transformar nesse cenário e até mesmo aumentar seus lucros. Mas, e agora, como inovar no cenário de pós-pandemia?
Sendo assim, agora que você já compreendeu a importância da inovação e de como foi necessário saber inovar no cenário pandêmico, você deve estar se perguntando: mas como inovar no cenário pós-pandemia?
Como já foi dito anteriormente, muitas empresas se viram com a obrigação de se digitalizar na pandemia. Com isso, novos serviços passaram a surgir, assim como a necessidade de possibilitar mais conforto aos consumidores.
Agora com mais calma os empresários têm a oportunidade de se organizar melhor e avaliar as condições de mercado para inovar. Se com a pandemia eles foram pegos de surpresa, nesse momento é possível avaliar o mercado de forma mais tranquila.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas sobre como inovar no cenário pós-pandemia! Continue a leitura!
Mas antes, se liga nessa surpresa que nós preparamos para você!
Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.
Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.
Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?
Existem algumas novas possibilidades de negócios que surgiram com a pandemia. Além disso, outras formas de empreender se aprimoram e a migração dos negócios do offline pro online possibilitou a reinvenção de muitas marcas.
Pensando nisso, conheça algumas dicas de como inovar no cenário pós-pandêmico:
Com a digitalização do mercado muitas pessoas passaram a aderir às carteiras digitais.
Um dos motivos é justamente a pandemia, uma vez que para não ter contato com células e cartões de créditos, muitas pessoas passaram a utilizar o saldo digital, pelo seu próprio celular.
Interessante, não é mesmo?
Outro motivo, é a facilidade de fazer transferências. Cada vez mais as pessoas buscam pela facilidade e praticidade das coisas. Logo, o saldo digital possibilita a transferência de uma pessoa para a outra de forma bem simples.
Portanto, nesse novo cenário pós-pandêmico busque inovar ao facilitar a vida das pessoas. Esse mercado tende a crescer muito.
Se você tem um negócio, procure aceitar esse tipo de pagamento. A maioria desses serviços são gratuitos, como por exemplo o pix.
Além disso, ao facilitar o pagamento pelo seu produto ou serviço, você atrai mais clientes para o seu negócio. Uma vez que todos estão buscando praticidade e conforto.
Durante a pandemia muitos países que possuíam grandes empresas de insumos para a saúde se viram sobrecarregados com tantas demandas de máscaras, seringas, etc.
Em contrapartida, muitos países viram o quanto o mercado consumidor dessa área é grande e o quanto o seu mercado estava despreparado para receber uma demanda dessa na área da saúde.
Dessa forma, investir no setor de insumos para a saúde pode ser uma boa opção de inovação no cenário pós-pandemia, tanto se pensarmos na questão de crescimento empresarial, quanto se pensarmos na questão de oferecer mercadorias para o país em um momento de necessidade.
Imagine se durante a pandemia, o Brasil fosse um grande produtor desse insumos? Além de beneficiar o próprio país, poderíamos gerar mais riqueza com a venda desses insumos para outros países, a fim de criar melhores condições para o enfrentamento da crise de saúde.
Durante a pandemia, as pessoas aprenderam a valorizar o seu conforto e a saúde mental.
Portanto a maior dica de inovação atualmente é: invista em aplicativos, serviços, negócios que facilitem a vida das pessoas.
Um bom exemplo disso são os aplicativos de entregas. Antes da pandemia, estávamos acostumados a receber delivery apenas de alimentos. Todavia, atualmente diversos setores oferecem esse tipo de serviço de entrega.
Loja de roupas, de utensílios, até mesmo imobiliárias precisaram facilitar suas formas de negociação. Aderir a esse tipo de estratégia se torna um diferencial para o seu negócio.
Pensando nisso, uma ótima oportunidade de inovar na sua empresa é gerar valor para a experiência dos seus consumidores. Logo, busque oferecer conforto.
E aí, gostou do nosso artigo sobre como inovar no cenário pós-pandemia? Então aproveite essa oportunidade que preparamos exclusivamente para você!
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!