Olá caro leitor, você está preparado para aprender sobre o conceito de inside sales?
Atualmente, ser competitivo é um pré-requisito para ser bem sucedido no mercado. Os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras oportunidades de sair à frente dos seus concorrentes. No entanto, é necessário um esforço para se manter atualizado quanto à tendências e hábitos do consumidor.
A cada dia surgem novas modalidades, como o inside sales, que vem sendo muito utilizada em empresas para ampliar as opções de canais de comunicação com os clientes e impulsionar os resultados da equipe de vendas.
Nesse artigo vamos entender o conceito de inside sales por meio dos seguintes tópicos:
Agora, antes de mais nada, vamos ao conteúdo!
Inside sales, também conhecido como vendas internas, é uma modalidade alternativa do processo de vendas, em que os responsáveis realizam toda a negociação a distância, de dentro da empresa.
Para isso, eles utilizam a tecnologia ao seu favor. Telefonemas, e-mails, chamadas de vídeo e chats são algumas das ferramentas que podem integrar esse processo.
NÃO CONFUNDA! Não é porque uma empresa tem um telemarketing que já é como se ela trabalhasse com inside sales.
Inside sales não é a mesma coisa que telemarketing, pois ele necessita de um processo negociação, além de ser mais indicado para venda de produtos ou serviços complexos. Enquanto isso, o telemarketing é feito por meio de uma ligação com o script pronto e com o intuito de já realizar a venda.
Empresas do mundo inteiro estão optando por essa modalidade, em função dos baixos custos envolvidos e a possibilidade de impactar leads, sem o empecilho da distância geográfica. Afinal, no mundo dos negócios, tempo e dinheiro são recursos precisos.
Implementar um processo de inside sales necessita de um grande esforço para montar um time de vendas preparado e com as ferramentas certas para ampliar as possibilidades de bons resultados.
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Agora que você já tem essas ferramentas incríveis, que tal conhecer as diferenças entre as modalidades de inside e outside sales? Continue lendo!
A principal diferença entre as modalidades é, sem dúvidas, as visitas presenciais aos clientes. O formato do inside sales não prevê esse tipo de contato e mesmo que as outras etapas sejam bastante parecidas, esse fator é crucial para influenciar as outras diferenças. Quer ver?
Um dos maiores custos do outside sales é o deslocamento dos responsáveis até a localidade do cliente, em busca de realizar o contato. Esse custo deve estar incluso no preço final do produto ou serviço negociado.
Assim, surgem mais dois aspectos elencados, o menor custo do processo de inside sales e o maior ticket médio do processo de outside.
Outra questão relacionada ao deslocamento é a otimização do tempo, pois o processo de vendas internas abrange um número bem maior de leads que o outside sales e em menos tempo.
Gostou das diferenças? Então, espere até saber as vantagens de implementar o inside sales.
Separamos para você três dos maiores benefícios que a implantação do inside sales pode trazer para o seu negócio:
O número de contatos realizados com os leads, durante o dia, podem chegar a um aumento de até 50% quando comparados com as visitas presenciais. Esse número é muito importante para ampliar a probabilidade de conversão de clientes no funil de vendas.
Nesse artigo, já abordamos muito o assunto sobre a diminuição de custos relacionados ao inside sales, no entanto, eles não se limitam apenas a questão do deslocamento.
Muitas empresas optam por realizar o processo de inside sales em versão remota, o que auxilia na diminuição de custos do escritório e do transporte de funcionários. Esses dois pontos fazem total diferença no final do ano de uma empresa e influenciam diretamente no custo de aquisição de clientes.
Atualmente, um assunto muito tratado por todas as empresas e tido como uma das chaves de sucesso no mundo dos negócios é utilizar a estratégia omnichannel, ou seja, oferecer ao cliente vários pontos e possibilidades de contato.
Assim, é possível aumentar o engajamento dele com a marca e também os resultados de conversão. Para conseguir colocar essa estratégia em prática, é imprescindível ter um processo de inside sales.
Esse esforço garantirá maior liberdade para o cliente realizar suas compras e resultados mais expressivos para a empresa.
Depois de ver essas vantagens, temos certeza de que você já pensou sobre como implementar esse método no seu negócio. Não se preocupe, preparamos 5 dicas certeiras para você conseguir! Vamos lá?
Antes de colocar qualquer processo em ação, é preciso planejamento, além de definir quais as atividades serão realizadas e a quantidade de pessoas necessárias.
O processo de inside sales não é diferente. É preciso adaptar o seu método de vendas tradicional para que ele possa ser realizado a distância. Nesse formato, é preciso selecionar as ferramentas com as quais o vendedor entrará em contato com o cliente.
Além disso, uma ótima dica é montar um fluxo de cadência, para que o contato com o cliente não seja perdido e para aumentar os meios de interação com ele.
O processo de inside sales pode ser um integrante tanto do outbound marketing quanto do inbound marketing.
Um passo muito importante para que você consiga montar uma boa equipe de vendedores de inside sales é a escolha das pessoas que irão realizar as tarefas planejadas
Há algumas funções que podem auxiliar nas atividades dessa modalidade, como os cargos de inteligência comercial e SDR. Assim, o seu processo será bem mais amparado e completo.
Após a escolha dos responsáveis, é importantíssimo capacitá-los, com o objetivo de que eles entendam como desempenhar as atividades da melhor maneira, além de que conheçam as ferramentas que irão utilizar e saibam vender os produtos ou serviços com excelência. Esse esforço vale a pena para a empresa.
Durante as atividades é muito importante que os dados sejam recolhidos para análises futuras. Essa ação é necessária para que as estratégias sejam traçadas com maior consciência e que os processos sejam melhorados.
Algumas ferramentas, como os softwares de CRM, podem ajudar a controlar e analisar esses dados, de forma muito prática.
Não adianta criar os planos de ação e não implementá-los. É preciso colocá-los em ação para que, com o passar do tempo, você tenha um processo cada vez mais atualizado e eficaz para a sua empresa, ao decorrer de cada ciclo de vendas.
O sucesso de qualquer processo comercial é o fechamentos das negociações, a partir de uma resposta positiva do cliente.
Muitas empresas do Brasil e ao redor do mundo estão adotando a programação neurolinguística (PNL) para tornar o discurso de seus vendedores mais efetivo, o que pode fazer as taxas de conversão melhorarem.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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