O que é a integração de dados?
Como funciona a integração de dados?
Quais as vantagens da integração de dados?
Quais são os formatos da integração de dados?
Seja um profissional de dados!

O que é integração de dados e como ela pode ser utilizada em sua empresa?

Saiba mais sobre a integração de dados, como ela funciona, quais são as suas vantagens e quais são os principais formatos aplicados.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é integração de dados e como ela pode ser utilizada em sua empresa?

A integração de dados é uma opção para as empresas englobarem todas as informações necessárias em um único local, facilitando o gerenciamento dos processos produtivos.

Essa ação é importante para a priorização de informações nesses processos, além da análise de dados para a tomada de decisão. Ela oferece soluções para acelerar a jornada da inteligência artificial e do Big Data em seu negócio.

Neste artigo, você saberá mais sobre a integração de dados e por que você deve aplicá-la em sua empresa por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a integração de dados?
  • Como funciona a integração de dados?
  • Quais as vantagens da integração de dados?
  • Quais são os formatos da integração de dados?
  • Seja um profissional de dados!

Bom aprendizado!

O que é a integração de dados?

A integração de dados consiste na associação de dados de diversas fontes que possibilitam uma visão mais abrangente da organização em questão. Dessa forma, são selecionadas as melhores informações sobre os temas a serem abordados.

Essa maneira de armazenamento de dados é importante para que essas informações estejam padronizadas e também seguras. Por conseguinte, as máquinas conectadas à internet também organizam esses elementos.

Para que a integração de dados seja possível, três elementos são essenciais: a fonte de dados deve ser organizada, um sistema deve ser selecionado e os colaboradores devem ser orientados e capacitados.

Você sabia que qualquer pessoa pode aprender a programar? Com o curso gratuito Fundamentos Essenciais para Python, você aprenderá a utilizar a lógica para resolver problemas, a criar programas e a utilizar estruturas de dados. Não perca tempo e acesse a nossa plataforma!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Como funciona a integração de dados?

A integração de todos os dados funciona por meio da associação de informações dos diferentes processos que ocorrem nas empresas, desde tarefas e atividades até dispositivos e sistemas.

Dessa maneira, os dados são coletados por meio dos processos produtivos, levando em conta a compatibilidade entre dispositivos, sistemas e fontes de entrada e de saída.

Em seguida, esses dados são armazenados em sistemas geralmente em nuvem para que sejam gerenciados pelas equipes produtivas durante esses processos e possam ser acessados de qualquer lugar da empresa.

Para isso, a escolha de um sistema ou de um software é essencial para que essas informações sejam armazenadas e, então, selecionadas de acordo com esses processos. CRM e ERP são alguns exemplos desses sistemas.

Existem três formas de integração de dados, segundo a disparidade, a complexidade e o volume. Confira a seguir as suas características:

  • Consolidação dos dados: combinação de dados de fontes distintas para o desenvolvimento de um banco de dados centralizado. É utilizado em relatórios e em análises.
  • Federação de dados: simplificação do uso de aplicativos front-end para consumidores e consolidação de dados. Os dados são integrados virtualmente em um modelo unificado.
  • Propagação de dados: transferência de dados de um data warehouse corporativo para data marts após transformações necessárias. Seus exemplos são a Enterprise Application Integration (EAI) e a Enterprise Data Replication (EDR). 

Continue com a gente e confira a seguir quais são as vantagens da integração de dados para uma empresa!

Quais as vantagens da integração de dados?

A utilização de uma ferramenta de integração de dados é fundamental para o aperfeiçoamento dos processos produtivos, por meio da melhoria contínua das atividades e das tarefas que estão interligadas.

Com essa visão sistêmica e estratégica, é possível que os gestores analisem os dados coletados e tomem decisões mais assertivas sobre o negócio, além de evitar falhas e retrabalho, pois todas as atividades estão ali documentadas.

Um grande exemplo na utilização dessa análise são os KPI’s (indicadores-chave de desempenho), responsáveis pelo progresso das metas da empresa e pela decisão de suas ações no alcance desses objetivos.

Além disso, a organização desses dados também resulta em economia de tempo na busca de uma informação pontual, facilitando essa consulta e a recuperação de informações.

Contar com processos integrados permite a expansão do atendimento comercial de empresas, já que possibilita o acesso ágil dos dados dos clientes durante esses atendimentos e, em consequência, possibilita respostas mais rápidas também.

Tanto a gestão eficiente como a expansão do atendimento comercial afetam diretamente a experiência do usuário, variável muito importante em uma empresa, pois é grande responsável pelo aumento de conversões em vendas.

Depois de conferir quais são as vantagens da integração de dados, é hora de descobrir quais são os formatos atuais dessa tendência. Vamos lá?

Quais são os formatos da integração de dados?

A evolução na integração de dados resultou na necessidade de novos avanços e tecnologias relacionados à técnica. Confira a seguir os formatos de integração de dados utilizados atualmente:

Extraia, transforme e carregue (ETL) 

A ETL consiste em extrair dados brutos de um sistema de origem e carregá-los a um sistema de destino após sua transformação, sendo utilizado na consolidação de dados principalmente.

A Extract, Transform and Load pode ser conduzida em lotes para movimentos massivos ou em tempo real por meio do Change Data Capture (CDC) para a transferência de dados atualizados.

Integração de informações corporativas (EII)

A EII é utilizada para providenciar conjuntos de dados escolhidos sob procura, envolvendo o desenvolvimento de uma camada virtual protetora de usuários consumidores e de aplicativos da conexão complexa de dados.

Dessa forma, a Enterprise Information Integration lida com a integração de dados em tempo real e o entrega com facilidade, permitindo o seu consumo veloz para análise e geração de relatórios.

Replicação de Dados Corporativos (EDR)

O EDR envolve a movimentação de dados de um sistema de armazenamento para outro, relacionando bancos de dados de origem e destino distintos, além de replicações e intervalos regulares e periódicos, segundo às suas necessidades.

Assim, a propagação de dados na Enterprise Data Replication não envolve transformação ou manipulação de dados, além de utilizar o EAI (Enterprise Application Integration) e o CDC (Change Data Capture).

Se interessou em trabalhar na área? Confira no próximo tópico como você pode se tornar um profissional de dados!

Seja um profissional de dados!

Se este artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e inovação do Blog Voitto!

Além disso, a Voitto também preparou para você o curso de Formação em Cientista de Dados. Com ele, você se desenvolverá como profissional dos dados e aprenderá o essencial sobre o assunto. Acesse a nossa plataforma e confira!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.