A inteligência emocional e a inteligência artificial são assuntos de extrema importância e entender a relação entre esses dois tipos de inteligência, diferentes, porém complementares, é essencial para o futuro das organizações.
A inteligência emocional é a capacidade que nós, seres humanos, temos de entender e administrar as nossas próprias emoções e sermos empáticos com as emoções dos outros.
Essa habilidade possui impacto direto nas nossas tomadas de decisões, visto que elas exigem autocrítica, reflexão e bom senso.
A inteligência artificial pode ser definida como uma área da ciência e da tecnologia com propósito de criar máquinas e softwares inteligentes capazes de absorver, deduzir, criar e aprender conceitos e ideias.
Tendo essas definições em mente, muitos questionamentos surgem, incluindo a dúvida de muitos se, em algum momento, as máquinas substituirão o trabalho humano e como será a nossa relação com toda essa tecnologia.
Já podemos adiantar que essa relação exige muito da nossa inteligência emocional para que seja saudável.
Para sanar essas e outras dúvidas e entender como a inteligência artificial já está inserida em nosso cotidiano, veja o que vamos conversar ao longo deste artigo:
Preparado(a) para essa conversa? Então vamos lá!
Muitos se perguntam se seremos substituídos completamente pelas máquinas, como naqueles filmes futuristas que chegam a dar medo.
A resposta a essa pergunta é que, muito provavelmente, não seremos substituídos. Porém, nossas habilidades sociais serão cada vez mais requeridas e valorizadas, visto que este é o nosso diferencial em relação à máquinas.
Aquelas atividades mecânicas, que podem ser executadas sem a necessidade de "raciocínio", podemos dizer, de um modo automático, serão realizadas por dispositivos que se utilizam da inteligência artificial.
Um exemplo disso é o atendimento ao cliente.
Recursos como chatbots e de assistência virtual tem feito parte do nosso cotidiano. Isso porque eles substituem as atividades mecânicas do atendimento, relacionadas a respostas de "sim" ou "não".
Já as assistências mais complexas que dependem de uma interação humana e toda a sua capacidade para a resolução de problemas devem ser exercidas por nós, seres humanos.
Sabe quando ligamos para uma operadora de serviços e o nosso primeiro contato é com uma atendente virtual? Então, essa já é uma aplicação da IA , a qual já estamos acostumadas.
Você, alguma vez na vida, já deve ter se estressado com um assistente virtual que não entendia a sua resposta e simplesmente repetia as mesmas perguntas, não é mesmo?
Isso acaba gerando uma dor no cliente que exige interação e inteligência emocional, o que é feito por pessoas, já que os robôs ainda não possuem a capacidade de entender as necessidades do consumidor.
Sendo assim, existem algumas soft skills importantes a serem desenvolvidas. Mas, antes de falar delas, eu convido você a assistir à nossa Websérie Soft Skills - As Habilidades do Profissional do Futuro.
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Vamos falar agora sobre 3 habilidades cognitivas que devem ser desenvolvidas para que nós, seres humanos, possamos nos destacar em relação à inteligência artificial. São elas:
A agilidade emocional se trata de como nós devemos identificar, compreender e aceitar os nossos comportamentos para poder mudá-los.
É a habilidade de reconhecer e aplicar as experiências boas e ruins de maneira consciente e produtiva.
Em uma organização, saber colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da empresa e ainda ter consciência a respeito das suas atitudes e o que elas podem gerar nos outros é essencial.
À medida que o tempo passa, a velocidade com que os conhecimentos são gerados e disseminados aumenta cada vez mais. Sendo assim, é necessário ter curiosidade para desbravar o novo, duvidar do seu conhecimento e aprender a reaprender.
Essas habilidades, por enquanto, são de exclusividade nossa. Mas por que por enquanto?
Vamos falar sobre isso no próximo tópico.
A inteligência artificial emocional é a evolução da inteligência artificial aliada ao machine learning, o que faz com que as tecnologias se tornem mais humanizadas.
Os conceitos de machine learning e deep learning estão sendo colocados em prática para identificar diversas expressões faciais e estados emocionais de pessoas de diferentes localidades, etnias, gêneros e idades.
Isso, visando diálogos mais humanos e personalizados a fim de interagir de uma melhor forma com o cliente.
Em alguns setores, como por exemplo no marketing, essa identificação de expressões faciais que podem demonstrar surpresa, alegria ou raiva, por exemplo, estão sendo usadas para identificar a reação do consumidor ao abrir uma embalagem.
É apenas questão de tempo para que esse tipo de tecnologia ganhe mais espaço e a inteligência artificial emocional faça parte de outros setores.
Para as empresas, o ideal é desenvolver um atendimento híbrido. As máquinas ficam responsáveis pelo atendimento primário, com respostas rápidas e práticas, e as pessoas, com os próximos procedimentos que dependem das habilidades humanas para trazer uma melhor experiência para o cliente.
E como conseguir se beneficiar disso? Por meio do aprimoramento da inteligência emocional.
Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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