1 - A Estratégia da Inovação Radical
2 - Implementando a Inovação
3 - Inovação e Espírito Empreendedor
4 - O Dilema da Inovação: Quando Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso
5 - Empreendedorismo Inovador
6 - Inove ou Morra
7 - A Bíblia da Inovação
8 - Incansáveis
9 - Audaz
10 - A Startup Enxuta
Faça a sua ideia de negócio ser um destaque no mercado!

Confira 10 Livros sobre Inovação para trazer novidades para a sua empresa!

Deseja transformar uma ideia em um negócio? Conheça os 10 melhores Livros sobre Inovação para ler ainda em 2023 e se inspirar com novos métodos e conceitos.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Confira 10 Livros sobre Inovação para trazer novidades para a sua empresa!

A Kodak, antes uma das empresas mais admiradas e conhecidas do mundo, hoje se tornou um exemplo do que acontece com as organizações que resistem às mudanças e não se comprometem com a inovação: um caso de fracasso.

Mesmo prevendo o surgimento da câmera digital, a Kodak acreditou que os seus produtos seriam capazes de mantê-la no topo, sem que fosse necessário seguir novas tendências. Um grande erro de que ela viria a se arrepender mais tarde.

Junto a ela, grandes empresas como Blockbuster, Xerox, Blackberry e MySpace também sentiram as consequências de não inovarem em seus negócios e se tornaram hoje exemplos a serem evitados.

Sendo assim, fica claro que inovar é cada vez mais necessário e a única forma de se manter no mercado diante das constantes mudanças que a tecnologia tem possibilitado.

Diante dessa importância, separamos 10 livros sobre inovação que você precisa ter na sua estante para saber como se tornar um profissional inovador ou para criar empreendimentos disruptivos. Confira quais são eles nos tópicos abaixo!

1 - A Estratégia da Inovação Radical 

Para entender sobre estratégias de inovação, nada melhor do que ouvir conselhos de quem realmente entende do assunto e consegue de fato desenvolvê-la em empresas, não é mesmo?

É por isso que “A Estratégia da Inovação Radical” se apresenta como uma leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre o assunto: o autor da obra, Pedro Waengertner, é fundador e CEO da ACE, uma das principais aceleradoras de startups da América Latina.

Assim, Pedro traz 8 princípios que norteiam o seu trabalho como desenvolvedor de estratégias de inovação e que devem servir de base para as empresas que desejam se destacar no mercado, através de ideias disruptivas, e para os profissionais que desejam inovar no próprio ambiente de negócios.

A estratégia da inovação radical

Deseja conferir o resumo desse livro para saber mais sobre o assunto abordado? Não deixe de conferir o conteúdo no nosso PocketBook!

2 - Implementando a Inovação

Esse livro sobre inovação, que faz parte da série “Gestão Orientada Para Resultados”, da Harvard Business School, traz várias orientações práticas e ferramentas para funcionários que desejam elaborar modelos de negóciosoriginais e lucrativos, desenvolver ideias de produtos e serviços novos e sensacionais, ou apenas elevar a eficiência em processos produtivos básicos.

E, só por ser um livro ligado à Harvard, já dá pra saber que se trata de um conteúdo imperdível! Afinal, os autores da obra são profissionais super antenados com as tendências de inovação, além de conhecer as melhores técnicas para implementá-la na prática.

Então, não deixe de colocar o livro “Implementando a Inovação” na sua lista de leitura!

Implementando a inovação

Interessou-se? Veja mais no PocketBook!

3 - Inovação e Espírito Empreendedor

Para você, a inovação está mais ligada a uma questão de genialidade ou disciplina?

Acha que é necessário nascer com essa capacidade ou é possível desenvolvê-la?

Se respondeu que inovar tem mais a ver com o intelecto do indivíduo e que é algo de que só algumas pessoas são capazes, está na hora de rever essa visão!

E nada melhor para isso do que a leitura de “Inovação e Espírito Empreendedor”!

Além de quebrar um paradigma, esse livro sobre inovação mostra como se diferenciar no mercado, tanto para quem deseja empreender, quanto para aqueles que desejam alcançar melhores resultados em uma empresa, através da geração de novas ideias no dia a dia.

Inovação e espírito empreendedor


Confira o PocketBook!

4 - O Dilema da Inovação: Quando Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso

Publicado originalmente em 1997, pela Harvard Business Review, reeditado e lançado novamente em 2001, “O Dilema da Inovação” já foi considerado pelo The Economist como um dos 6 livros de negócios mais importantes dos últimos 50 anos.

Esse livro, escrito por Clayton Christensen, é indicado para empreendedores e líderes que sentem que falta “algo mais”, o que, na prática, é aquilo que faz com que certas empresas obtenham sucesso, enquanto outras fracassam.

Então, se você quer saber o que é esse “algo mais” e como implementá-lo a favor do seu negócio, esse é um dos livros sobre inovação que você não pode deixar de ler!

O dilema da inovação


Saiba mais com a leitura do PocketBook

5 - Empreendedorismo Inovador

Um dos melhores livros sobre inovação, Empreendedorismo Inovador” fala sobre vários pontos importantes ao idealizar uma startup e ao iniciar esse empreendimento, tais como: o mercado para empresas de tecnologia, elementos de um modelo de negócio, fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia.

A obra, escrita por Nei Grando, é indicada para todos que desejam desbravar um território desconhecido e mudar de vida através do empreendedorismo.

Empreendedorismo inovador


Confira o PocketBook!

6 - Inove ou Morra

Inove ou Morra”, como o próprio título da obra já indica, baseia-se na necessidade de inovar para gerar vantagem competitiva no mercado, sobreviver às mudanças constantes provocadas pela era da tecnologia e não acabar seguindo o mesmo destino de fracasso que muitas empresas seguiram por não evoluírem.

Com a leitura desse livro sobre inovação, você vai ver que, para inovar, não necessariamente você precisa desenvolver algo novo, mas sim aplicar o novo em seu negócio.

Inove ou morra


Saiba mais no nosso PocketBook!

7 - A Bíblia da Inovação

Em “A Bíblia da Inovação”, você encontra tudo o que é preciso saber sobre inovar, com lições vindas diretamente do “pai do marketing”, Philip Kotler.

A obra reúne diversas teorias contemporâneas e suas práticas, com foco na reinvenção dos processos e na criação de mercados inteiramente novos, que atendam às necessidades dos clientes inexplorados.

Um dos melhores livros sobre inovação, nele você encontra um caminho inédito de gestão para implantar uma cultura criativa dentro de sua empresa e promover toda a cadeia da inovação.

A bíblia da inovação

8 - Incansáveis 

Escrito por Maurício Benvenutti, um dos participantes da construção da XP Investimentos, uma das maiores instituições financeiras da América Latina, o livro sobre inovação, “Incansáveis”, tem muito a ensinar.

O autor se tornou referência brasileira no Vale do Silício, mergulhando de cabeça no mundo das empresas mais inovadoras do mundo, de forma a desvendar como se tornar uma empresa “incansável”.

Assim, o livro desafia você a pensar fora do padrão e encarar teorias conservadoras de gestão que hoje se tornaram insuficientes.

Incansáveis


Gostou? Leia o PocketBook

9 - Audaz

Mais um livro sobre inovação do autor Maurício Benvenutti. Em “Audaz” você encontra “as cinco competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje”.

A partir da experiência de Maurício como sócio da StartSe, a maior plataforma de startups do Brasil, e dos conhecimentos obtidos através do cotidiano no Vale do Silício, você vai entender como fugir da normalidade e se tornar competitivo no mundo de hoje.

Audaz


Veja mais no PocketBook!

10 - A Startup Enxuta

Por fim, já que citamos a palavra “startup” diversas vezes ao longo do nosso artigo, não poderíamos deixar de recomendar um livro que diversos aspirantes do empreendedorismo se baseiam para validar ideias de negócios de sucesso.

Em “A Startup Enxuta”, Eric Ries aborda diversas metodologias, como  Lean Manufacturing e o Design Thinking para ensinar o leitor a forma de criar novos produtos/serviços com poucos recursos.

A Startup Enxuta

Confira o resumo no Pocket Book!

Faça a sua ideia de negócio ser um destaque no mercado!

Há diversos caminhos para a inovação, mas saiba que profissionais capacitados estão mais aptos a buscar por oportunidades e alcançar excelentes resultados!

Para isso, é importante ter conhecimento de metodologias e ferramentas para auxiliar no seu dia a dia.

Por isso, não deixe de conferir o nosso e-bookAs Principais Ferramentas do Lean Seis Sigma”, onde você pode aprender a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que afetam o desempenho da sua empresa!

Aproveite esse material gratuito e faça agora o download!

E-book As Principais Ferramentas do Lean Seis Sigma

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Empreendedorismo".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.