Sabe qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?

Veja a diferença entre Lucro Bruto e Líquido, entenda a importância dos custos no cálculo e descubra como utilizar esses indicadores para decisões estratégicas.

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Sabe qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?

Todo mundo sabe que o mercado de trabalho está, cada dia mais, exigente e competitivo. Por isso, as empresas precisam sempre estar preparadas para tomar as melhores decisões estratégicas com o objetivo de evitar desperdícios e potencializar os ganhos.

Para isso, o melhor aliado de qualquer empresário ou gestor será sempre o conhecimento de tudo relacionado ao seu negócio.

O mundo empresarial e da contabilidade, trazem muitas palavras e termos próprios que possuem significados bem específicos. Para agravar a situação muitos novos termos aparecem a cada dia.

Contudo, dois deles são mais antigos que andar para a frente e sempre fizeram parte do vocabulário de vários gestores. Estou falando sobre Lucro bruto e lucro líquido.

Então, para não existir mais confusão, neste artigo, vou te mostrar de forma fácil o que são eles, como calcular, suas principais diferenças e a importância na área financeira de qualquer empresa. Combinado?

  • O Lucro na Empresa
  • Diferença Entre Lucro Bruto e Lucro Líquido
  • Como usar esses Indicadores para Tomar Decisões?

O Lucro na Empresa


Não é difícil imaginar que a função de toda empresa e o desejo de todo empresário é gerar uma boa margem de lucro. Isso pode ser obtido pela revenda de produtos, prestação de serviços, entre outros.

Antes de começar, vamos primeiro deixar claro o conceito de lucro. De um jeito simples, o lucro é o retorno positivo sobre um investimento. Ele é calculado pela diferença entre a receita total e o que foi gasto em um projeto.

Entretanto, a definição contábil do lucro é um pouco mais elaborada que isso. Para explicar melhor como ele é calculado, podemos separar em duas formas diferentes: o lucro bruto e o lucro líquido.

Antes de conhecer sobre esses indicadores, deve ser explicado o conceito dos cu

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Antes de conhecer sobre esses indicadores, deve ser explicado o conceito dos custos e depois ficará  simples para entender a diferença entre eles, continue a leitura.

Custos Variável, Fixo e Total

Como mencionei acima, após entender esse conceito dos custos vai ser bem mais simples entender a diferença entre os tipos de lucro.

Custo Variável

Os custos variáveis são assim chamados porque mudam de acordo com a quantidade produzida, ou seja, é o dinheiro que se gasta na produção do produto, desde os insumos, transporte até o momento da venda.

No setor de serviços, abrange tudo o que for gasto para a realização e posterior entrega. Além disso, podemos citar também alguns impostos como ICMS, PIS/Cofins, ISS, que aumentam de acordo com a quantidade de mercadorias e serviços prestados.

A matéria-prima necessária para produzir qualquer item é um bom exemplo de custo variável, porque quanto mais se deseja produzir, maior será o custo com a aquisição.

Custos Fixos

Já os custos fixos, como sugere o nome, não variam com a produção. Para exemplificar posso citar, aluguel, internet, IPTU. Então, onde entra a água, luz e telefone? Estes custos podem ser tanto fixos quanto variáveis, isso vai depender do seu modelo de negócio.

Apesar de sugerir que são imutáveis, isso não significa que sempre serão os mesmos e que não podem variar. Vários desses custos podem sofrer variações como o aluguel que, geralmente uma vez ao ano, pode haver um incremento.

Mesmo assim, eles são classificados como custos fixos porque essa pequena mudança não vai causar variações na operação da empresa.

Custo Total

Para finalizar o custo total vai ser a soma dos custos fixos mais os variáveis. Achou fácil esses conceitos? Então você está pronto para entender a diferença entre lucro bruto e lucro líquido.

Diferença Entre Lucro Bruto e Lucro Líquido

Lucro Bruto

Lucro bruto ou lucro das vendas ou lucro operacional bruto é simplesmente a diferença entre o custo total arrecadado menos o custo de produzir o produto ou serviço.

Agora de forma fácil:  “Lucro Bruto = Receita total - Custos Variáveis”.

Para exemplificar, imagine que o total de vendas é de R$ 100 mas que foram gastos R$ 40 para a produção. Então seu lucro bruto foi de R$ 60.

Para um varejista, por exemplo, o lucro bruto são o total acumulado de vendas feitas menos o custo de aquisição dos produtos.

Lucro Líquido

O lucro líquido é um indicador mais objetivo pois é o resultado contábil final de uma empresa. Ele leva em consideração todos os custos agregados, sendo utilizado como uma visão real do que realmente foi a margem de lucro final.

Para deixar a visualização mais fácil: “Lucro líquido = Receita total - Custo total”.

Seguindo o exemplo acima, se o total de vendas foi de R$100, os gastos variáveis são de R$40 e sua operação consumiu cerca de R$30 com os gastos fixos, deduzido os custos chegamos a conclusão que você lucrou R$20.

Então, qual a Diferença?

Sobre o lucro líquido incide também as despesas fixas e os impostos, diferente do lucro bruto.

Enquanto o lucro bruto retoma o custo da receita total menos o que se gastou, o lucro líquido é o próprio lucro bruto menos a dedução dos custos fixos e também dos impostos.

Aí está a diferença. Entre esses custos podemos citar:

  • Impostos sobre faturamento;
  • Tributação e encargos sobre folha e outros;
  • Aluguel ou manutenção da sede;
  • Telefone, água, luz, Internet etc.;
  • Despesas com pessoal administrativo;

Como usar esses Indicadores para Tomar Decisões?

É muito comum que empresários utilizem somente o lucro bruto para tomar decisões.

Basicamente eles partem da seguinte mentalidade: Se um software de gestão ou ERP para minha empresa custa R$ 30 mil reais, quantos cursos teria que vender para pagar o investimento?

Se um dos cursos custa R$ 2 mil, sendo que o custo de produção é por volta de R$ 1 mil, a resposta seria de 30 cursos. Mas daí vem o erro que pode afetar o planejamento da empresa.

Nesse quadro, o gestor está supondo que o Lucro Bruto vai fazer o retorno sobre o investimento, ou seja, que somente um incremento nas vendas será suficiente para manter mas sem levar em consideração os gastos fixos.
A melhor forma de fazer a análise de investimentos é levar em consideração o lucro líquido, que é o último número no final da planilha, porque aí você tem a verdadeira noção de quanto terá disposição para investir no negócio.
Outros indicadores que podem ser úteis para tomada de decisão são o DRE e o fluxo de caixa.

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Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

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