Que o Brasil inteiro espera uma vacinação em massa, isso você já sabe e sonhamos tanto com esse momento que até um funk já foi criado para ele.
O que você talvez não saiba ainda é que a Luiza Trajano, presidente do Conselho da rede varejista Magazine Luiza, também tem traçado estratégias para uma iniciativa de vacinação.
Quer saber mais sobre a iniciativa “Unidos pela Vacina”? Então fique atento aos tópicos abaixo:
Ficou curioso? Nós também! Vamos à leitura?
A empresária Luiza Trajano é, não só a presidente do Conselho da Magazine Luiza como também, a presidente do Grupo de Mulheres do Brasil, criado em 2012, por 50 mulheres que atuam em diferentes setores da economia.
Ela é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, a mesma cidade onde nasceu. Em 2020, sua fortuna foi avaliada pela Forbes em US $4,9 bilhões e segundo ela:
“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.”
Foi assim que, sob os seus comandos, o Magazine Luiza se tornou a primeira loja virtual do mundo, abrindo portas para que outras empresas seguissem o mesmo caminho.
Mas e a estratégia “Unidos pela Vacina”? É o que todos os brasileiros estão querendo saber. Então pegue seu cartão de vacina e vamos ao próximo tópico.
A iniciativa “Unidos pela Vacina” é uma estratégia traçada por um grupo de empresários, incluindo Luiza Trajano, para alavancar a vacinação no Brasil e defender o Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa maneira, é uma forma de intermediação entre donos de grandes empresas que queiram doar dinheiros e recursos às cidades que enfrentam problemas na vacinação e na saúde.
Nesse sentido, na última quinta-feira, dia 08 de abril, em transmissão online, a empresária apresentou suas pretensões sobre o tema para o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), organização à qual participam executivos de vários setores.
Sob esse viés, por meio dessa reunião, ela ressaltou que a compra de insumos está descartada:
“O grupo não vai comprar porque não tem vacina para vender (...) Tem uma lei que a vacina só pode ser vendida depois que 60% a 70% estiver imunizado pelo governo federal. Não adianta. Depois que tiver imunizada vai poder vender, como a da gripe”
Que tristeza! Já estávamos criando expectativas sobre essa vacinação. Nesse comunicado, Luiza faz referência ao projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados para que empresas sejam autorizadas a comprarem vacinas.
Sobre ele, a empresária ainda afirma:
“Se alguém conseguir comprar, até 60% vai ter que dar para o SUS. Mas eu já digo para vocês a dificuldade não está no dinheiro, está na falta de vacina.”
Ainda nessa transmissão online, a presidente do Conselho do Magalu disse que o grupo fez um levantamento, a partir do questionamento a todos os municípios brasileiros, sobre o que seria preciso para cada unidade do SUS iniciar essa ação.
A partir dessa indagação, ficamos conhecendo as seguintes respostas:
Esses dados e muitos outros devem ser divulgados na próxima semana, por meio dessa pesquisa feita em parceria com o Instituto Locomotiva.
A Câmara dos Deputados, aprovou no último dia 6 de abril o projeto de lei que autoriza empresas a comprarem vacinas, desde que mantenham a exigência de doação de uma parcela significativa delas ao SUS.
Assim, ainda falta o projeto passar por aprovação no Senado, mas ele já prevê que as empresas não necessitem mais do aguardo da imunização total de grupos prioritários para começarem a comprar e vacinar as pessoas.
Quanto a compra, o que consta na proposta é permissão para adquirir imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela OMS.
Nesse momento, cabe a nós esperarmos e acreditarmos que a vacinação chegue a todos os brasileiros.
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!