O que é media training?
Quais os benefícios do media training?
Qual a importância do media training para a empresa?
Como o media training funciona?
Como investir em média training na prática?

Como o media training ajuda a destacar a sua empresa em relação a concorrência? Veja!

Aprenda neste artigo o que é o media training e como ele poderá garantir o diferencial competitivo de sua empresa aumentando os resultados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o media training ajuda a destacar a sua empresa em relação a concorrência? Veja!

Uma estratégia que poucas empresas investem e que pode ser uma grande diferencial para melhorar os resultados de sua empresa é o media training!

Hoje em dia não basta apenas realizar um excelente trabalho de trade marketing para destacar sua empresa perante as outras, é necessário muito mais que isso.

Agora, o cliente se preocupa também na credibilidade que a marca passa, e uma das formas que isso acontece é na maneira que ela se porta em um veículo de imprensa.

O media training, por sua vez, busca fazer com que os porta-vozes da companhia se portem da melhor maneira possível passando maior credibilidade para seu público, similar a uma assessoria de imprensa.

Ficou interessado em saber mais a respeito do media training? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é media training?
  • Quais os benefícios do media training?
  • Qual a importância do media training para a empresa?
  • Como o media training funciona?
  • Como investir em média training na prática?

Vamos à leitura?

O que é media training?

O media training é um treinamento que serve para preparar as pessoas para relacionar com a imprensa de maneira direta, podendo ser em entrevistas ou qualquer outro tipo de contato com a mídia.

É importante que essa preparação seja feita antes de qualquer comunicação que a pessoa tenha com os veículos da mídia.

Para que o treinamento tenha o resultado desejado, são utilizadas diversas técnicas com o objetivo de desenvolver a oratória (speaker training), a postura profissional, memorização e treino das mensagens mais importantes do aluno.

Hoje em dia, o treino também pode ser direcionado para a interação dos profissionais através das redes sociais (social media training).

Antes de implementar o media training dentro da sua empresa, é fundamental definir quem serão os porta-vozes. Uma dica é escolher aqueles colaboradores que possuem altos cargos, podendo ser o presidente ou a diretoria, pois eles precisam estar preparados para serem figuras expostas constantemente.

Além disso, é interessante que colaboradores especialistas na parte técnica também participem dos treinamento, pois estes também podem ser chamados para uma entrevista.

O media training pode trazer diversos benefícios dentro de sua empresa, pois a maneira que os colaboradores irão se portar através da linguagem corporal e oratória, diz muito a respeito de como o público enxerga a sua marca.

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Vamos conferir alguns dos benefícios?

Quais os benefícios do media training?

É claro que o treinamento é voltado para aqueles profissionais que estão constantemente falando com a imprensa, mas, vale ressaltar que qualquer profissional pode se beneficiar com esse treinamento, podendo até mesmo ser útil para garantir a autoconfiança em uma entrevista de emprego.

Consolidar a imagem da organização gerará mais credibilidade para a marca, e este pode ser o principal benefício do treinamento. Vamos ver outros 3 benefícios do media training?

1. Enviar as mensagens correta para as pessoas que estão assistindo

É necessário que a mensagem seja transmitida da forma mais clara possível, para que o público consiga compreender facilmente.

É importante mencionar que as mensagens corretas não estão relacionadas apenas sobre o que as pessoas dizem. Em vez disso, sua relação com o entrevistador, sua postura  frente a câmera e a maneira como ela se veste também são fatores importantes.

2. Melhoria na credibilidade

É importante que a pessoa que está representando a marca na mídia tenha uma boa impressão.

A boa impressão é conseguida através da sua boa comunicação e por meio das respostas de maneira inteligente. Desta maneira, a empresa e a pessoa ganham maior credibilidade.

3. Evitar frases mal colocadas

Uma frase colocada da maneira errada para a imprensa é um problema, pois poderá causar sérios problemas para a imagem do colaborador e da empresa. Sendo assim, é extremamente importante pensar muito bem no que será falado e como será falado.

Caso a companhia esteja passando por alguma crise, este processo fica mais minucioso ainda, sendo necessário criar a mensagem de maneira clara, com tranquilidade, controle emocional, mostrando informações e não dando margem para uma interpretação errada. Para ser possível recuperar a boa imagem da organização.

Você deve estar imaginando o quanto este tipo de treinamento é importante para a empresa, não é mesmo? E é exatamente isso que vamos ver no tópico a seguir.

Qual a importância do media training para a empresa?

Apenas ter uma alta qualidade para seu nicho não é o suficiente, caso deseje crescimento e expansão de sua marca. É necessário que sua empresa saiba se comunicar e demonstrar ao público toda sua excelência.

Ter colaboradores treinados para desempenhar esta função irá preparar a companhia para uma necessidade extremamente importante atualmente.

Também vale a pena mencionar a tendência de humanização das marcas. Muitas empresas optaram pela humanização, e apostar nessa estratégia é estar mais próximo de seu público-alvo.

Pense nas grandes marcas brasileiras, a maioria opta pela humanização e empatia e acaba se destacando no mercado. Portanto, um dos benefícios do media training é a capacidade de humanizar a sua marca.

Agora, vamos aprender mais como funciona este treinamento de porta-vozes da empresa.

Como o media training funciona?

É possível dividir o media training em duas etapas, sendo a primeira, a teórica, e a segunda, a etapa prática.

Na primeira etapa, serão abordados alguns conceitos básicos, as principais técnicas de comunicação corporativa para diferentes canais de comunicação e a importância de se planejar previamente através das informações passadas pelos entrevistados.

É necessário avaliar o assunto, o perfil do público que irá assistir e o posicionamento do veículo, para que não ocorra gafes indesejadas.

Agora, na segunda etapa é feita uma simulação de entrevista, em diversas situações que o profissional poderá passar.

Em geral, essas simulações são todas gravadas, para que mais tarde sejam avaliados pontos como a linguagem corporal, o tempo de resposta, a postura e sua desenvoltura, para que se passe um feedback assertivo dos pontos que são necessárias melhorias.

Embora o media training seja extremamente importante para todas as empresas e pessoas, são poucas as companhias que investem nesse tipo de treinamento. Então isso pode ser uma excelente oportunidade para diferenciar sua marca em relação às outras!

Como investir em média training na prática?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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