O que é Mercado Monetário?
Quem faz parte do Mercado Monetário?
Como funciona o Mercado Monetário?
A importância do Mercado Monetário para a economia
O que é o fundo mútuo no Mercado Monetário e qual a sua funcionalidade
Pronto para começar seus investimentos?

Entenda como o Mercado Monetário pode ser a porta de entrada para os investidores!

Descubra quais as funcionalidades do Mercado Monetário e saiba como ele atua sendo uma vertente imprescindível dentro do mercado financeiro.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Entenda como o Mercado Monetário pode ser a porta de entrada para os investidores!

O mercado monetário é caracterizado por fazer parte do mercado financeiro e ser o responsável pelas operações de curto prazo, ou curtíssimo prazo. Essa alta liquidez gera uma mobilidade financeira maior, ideal para aqueles que requerem dinheiro imediato.

Esta condição de curto prazo é extremamente benéfica e deve ser acompanhada diariamente, tendo como agentes principais o Banco Central e as diversas instituições financeiras.

Isso significa que essa vertente é quem permite o controle da liquidez monetária da economia, isto é, a conversão de um bem em dinheiro, facilitando o processo de compra e venda de títulos ou posses que um indivíduo possa ter.

Visto isso, o mercado monetário se faz muito importante também, para que a economia de um país fique estável e possa avançar gradualmente. Afinal, graças a elas, muitas empresas terminam seu dia com o caixa positivo.

Para saber mais sobre o assunto, fique com a gente nos próximos tópicos que abordaremos:

  • O que é Mercado Monetário?
  • Quem faz parte do Mercado Monetário?
  • Como funciona o Mercado Monetário?
  • A importância do Mercado Monetário para a economia;
  • O que é o fundo mútuo no Mercado Monetário e qual a sua funcionalidade?

Vamos lá?

O que é Mercado Monetário?

É a compra e venda de ativos do Tesouro Público, esta transação é para ativos de curto prazo, visando prover liquidez ao sistema financeiro nacional.

Esse tipo de investimento é um dos mais benéficos para o tipo de perfil do investidordenominado de conservador. Isso porque as políticas monetárias permitem que você transforme as suas posses em dinheiro, captando recursos de forma segura, rápida e com rentabilidade alta.

Quem faz parte do Mercado Monetário?

O Banco Central e as instituições financeiras são os principais influenciados pelo mercado monetário. As instituições financeiras utilizam este meio para captar e emprestar dinheiro, deixando seu caixa positivo na relação final do dia.

Dentre os tipos de comercialização de ativos temos os títulos do tesouro, papéis comerciais e certificados de depósito. Mas não se preocupe, veremos mais sobre seus funcionamento e os tipos de títulos no tópico a seguir, então fique atento!

Como funciona o Mercado Monetário?

O mercado monetário atua da seguinte forma: ele permite que você faça a venda de títulos e posses dentro do mercado financeiro com alta liquidez.

Dessa forma, existem duas possibilidades dessa venda de títulos acontecer:

  • Quando as instituições financeiras vendem entre si títulos do tesouro;
  • Quando o Banco Central decide adquirir títulos de outras corporações, vendendo para outras instituições financeiras, permitindo a compra livre.

Tipos de título do Mercado Monetário

Existem dois tipos de título no mercado monetário, e estes são:

Título privado

Criados por empresas privadas e encontrados no certificado de depósito bancário. Esse tipo de título possibilita que você possa responsabilizar o banco central pelo seu dinheiro a fim de que ele torne o seu dinheiro rentável.

Título público

São disponibilizados pelo Tesouro Nacional e tem como finalidade fazer com que as pessoas invistam e as corporações comprem os papéis de dívida lançados pelo Governo Federal.

O mais famoso tipo de título público é o Selic, que possui taxa de juros baixa e sua rentabilidade cobre as mesmas com facilidade, sendo assim, de custo-benefícioimprescindível.

Contudo, muitas pessoas confundem o mercado monetário também com o mercado de capitais, mas estes, por sua vez, não possuem vínculo um com o outro.

O mercado de capitais se caracteriza por operações de médio e longo prazo e o mercado monetário por operações de curto e curtíssimo prazo, guarde bem essas informações para saber distinguir os dois.

A importância do Mercado Monetário para a economia

O mercado monetário, por ser um sistema que é constituído pelas operações de compra e venda de títulos, tem ligação direta com o Banco Central, que se envolve reduzindo a política restritiva.

O Banco Central é o responsável pela moeda do país. Visto isso, efetuando as transações de compra dos títulos ele age retirando a moeda do mercado, já quando se vende, coloca novamente a moeda em jogo e isso afeta de forma drástica a economia do país, e vamos te explicar o porquê.

Essa situação é chamada de política expansionista e tem como finalidade estrategiar o crescimento da economia do país aumentando o poder da moeda com a movimentação do mercado.

Dessa forma, a procura por títulos aumentará e a tendência é que as empresas ofereçam mais empréstimos para os interessados, abrangendo a demanda por elas e conseguindo assim, expandir o poder de consumo do país.

O mercado monetário afeta drasticamente a economia, pois a partir dele pode haver um aceleramento do mercado econômico, e se o mercado monetário fica em falta, o cenário econômico também sofre e a moeda fica desvalorizada.

Mercado Monetário e a liquidez

Como vimos até então, este mercado afeta diretamente a economia e isso acontece devido à alta liquidez deste meio. Liquidez nada mais é que a possibilidade de um ativo se transformar em dinheiro, então quanto maior a liquidez, mais rápida é sua conversão para dinheiro.

Interessante, não é? Vamos saber agora o que é um fundo mútuo no mercado monetário e qual a sua funcionalidade.

Veja só!

O que é o fundo mútuo no Mercado Monetário e qual a sua funcionalidade

O fundo mútuo é uma carteira de investimento que dilui o risco do investimento feito e reduz a ameaça de perda que o investidor fez.

No mercado monetário, esse fundo de investimento é diversificado, como uma maneira de investir de forma indireta. Com o fundo mútuo, você pode estabelecer diferentes níveis de risco e retorno.

Além disso, com esse recurso, os investidores conservadores podem investir boa parte de seus recursos em ativos isentos de riscos, como em:

  • Contas Poupanças com garantia federal;
  • Ações de fundo mútuo;
  • Títulos do Tesouro Nacional.

Uma dica caso você esteja querendo investir em um fundo mútuo no mercado monetário é definir qual a sua meta antes de apostar em qualquer ação. Caso queira um crescimento de longo prazo, esse tipo de fundo não é apropriado.

O fundo mútuo de investimentos é indicado para pessoas que querem um fluxo alto de rendimento recorrente de sua renda fixa!

Pronto para começar seus investimentos?

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.