O que são metas de negócios?
Qual a relação entre metas e produtividade?
Como definir uma meta?
3 passos para cumprir metas no trabalho!
Desenvolva seu planejamento estratégico!

Como metas para empresas podem fazer o seu negócio ter melhores resultados?

Descubra de uma vez por todas como definir metas para empresas e fazer com que elas elevem os seus resultados e da sua equipe.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como metas para empresas podem fazer o seu negócio ter melhores resultados?

O planejamento estratégico é algo imprescindível para estabelecer objetivos que a companhia deseja alcançar. Mas para que isso seja realmente possível, é fundamental estabelecer metas para empresas.

Com elas, os indicadores de desempenho podem ser mapeados em períodos mais curtos. Mostrando se as estratégias colocadas em prática estão ou não levando a companhia para o seu dito objetivo maior.

Afinal, esse é um trabalho de longo prazo. Poder alterar os processos no curto prazo se torna essencial para que os melhores resultados sejam alcançados. Para que você saiba tudo sobre isso e como aplicar no seu negócio, preparamos este artigo com os seguintes tópicos:

  • O que são metas de negócios?
  • Qual a relação entre metas e produtividade?
  • Como definir uma meta?
  • 3 passos para cumprir metas no trabalho!
  • Desenvolva seu planejamento estratégico!

O que são metas de negócios?

As metas para empresas são como bússolas. Se o objetivo é chegar ao norte, o aparelho vai durante todo o caminho indicar se a direção percorrida está fazendo com que isso seja alcançado.

Mas trazendo essa metáfora para o mundo dos negócios: grande parte das empresas objetivam aumentar o faturamento ao longo do tempo. Para isso, é essencial definir metas, como:

  • Aumentar as vendas em 10% no trimestre; 
  • Criar um novo produto ou processo com margem de contribuição 20% maior;
  • Elevar o número de clientes fidelizados em 5% ao mês. 

Os três exemplos de metas para empresas acima são estratégias de curto e médio prazo que podem levar a empresa a alcançar o aumento do faturamento. E, para isso, elas podem ser mensuradas frequentemente.

Afinal, se algo não está dando o resultado esperado, pode-se alterar as estratégias adotadas, para que a longo prazo o objetivo final seja alcançado.

Se as metas para empresas estão relacionadas diretamente com os resultados, elas também estão alinhadas com a produtividade das equipes. Confira a seguir mais a respeito dessa relação!

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

Qual a relação entre metas e produtividade?

A definição de metas para empresas impacta diretamente na produtividade, afinal, elas direcionam os esforços para o objetivo e a concretização do planejamento estratégico.

Dessa maneira, cada colaborador deve saber quais são os resultados que precisa atingir de forma clara e objetiva. Além disso, é necessário acompanhar frequentemente o atingimento dessas métricas.

Outro ponto importante e que pode incentivar ainda mais a produtividade é a definição de uma remuneração variável de acordo com os resultados frente às metas atingidas.

Como definir uma meta?

Toda empresa precisa fazer metas SMART. Isso significa que elas devem estar pautadas em 5 pontos principais:

  • Specific - Específica: que gerem um estímulo claro e objetivo; 
  • Measurable - Mensurável: que possam ter seu o acompanhamento periódico;
  • Achievable - Alcançável: sejam viáveis de serem atingidas com os recursos presentes e os incrementos projetados;
  • Relevant - Relevante: que gere impacto positivo para deixar o objetivo final mais próximo;
  • Time-based - Com prazo bem definido: que tenha um período de término ou entrega. 

Esses pontos permitem que a equipe esteja direcionada para alcançar a alta performance tão desejada pelas empresas.

Mas essa não é a única ferramenta que pode ajudar na definição de metas. Entenda quais outras podem contribuir simultaneamente para a técnica Smart.

Metodologia OKR

A metodologia OKRauxilia as empresas a criarem metas e objetivos claros, dando a elas ainda mais objetividade.

Isso acontece pois essa técnica é embasada em:

  • Direcionamentos que precisam conter obrigatoriamente números, como percentuais de aumento ou números absolutos de atingimento, ou seja, uma forma de serem mensuráveis;
  • Metas e objetivos alinhados entre líderes e liderados, fazendo deles específicos e garantindo que sejam alcançáveis;
  • Os colaboradores possuem a autonomia de definirem parte de suas próprias metas. Em torno de 60%;
  • Os direcionamentos devem ser de curto prazo, ou seja, com prazo bem definido.

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Muitas vezes as metas se alinham com planos de ação para os seus atingimentos. Para isso, é importante traçar atividades com os seguintes detalhamentos:

  • What - O que fazer? meta em si;
  • Why - Por que fazer? qual o impacto da ação no objetivo final;
  • Where - Onde será feito? onde essa ação será realizada. Por exemplo em um ambiente virtual ou presencial;
  • Who - Por quem será feito? quais colaboradores tem responsabilidade sobre essa ação;
  • When - Quando? prazos de cumprimento das ações;
  • How - Como fazer? como a ação será realizada em detalhes, passo a passo; 
  • How much - Quanto custará fazer? qual o valor de investimento para a realização da atividade.  

Quem deve criar metas para empresa? 

As metas para empresas devem ser sempre embasadas no planejamento estratégico. Independente do tamanho da companhia, esse normalmente é feito pela diretoria da organização.

Após isso concluído, será possível apresentar para os líderes os objetivos de desempenho, tornando mais fácil que os mesmos tracem estratégias e metas para empresas que façam sentido para a rotina de cada função da sua equipe.

Mas só defini-las não basta! Também é preciso alcançar os resultados esperados. Para isso, separamos um passo a passo básico que todos os profissionais devem cumprir.

3 passos para cumprir metas no trabalho!

Para cumprir as metas no trabalho, é fundamental se embasar em 3 passos principais. Confira!

1. Tenha clareza 

Se você quer chegar a um objetivo, é preciso ter clareza de qual é a relação entre as metas para empresas estabelecidas e ele. Assim, haverá sempre motivação para cada vez mais empenho nas atividades do dia a dia.

Por exemplo, um objetivo de um plano de marketing pode ser aumentar o engajamento no Instagram. Para isso, estabeleça metas claras e com relação direta, como:

  • Desenvolvimento de testes e campanhas até aumentar as visualizações em X%; 
  • Posts com determinado número de interações e contatos;
  • Cursos com profissionais especializados em marketing digital.

2. Revise as metas e as acompanhe

Alguns exemplos de metas e objetivos não chegam ao sucesso porque não são acompanhados. Por isso, é ideal que você acompanhe os resultados de cada uma das ações do dia a dia, para medir o seu impacto no objetivo final.

Por exemplo:

  • Controle das visualizações por campanha por horário;
  • Acompanhamento das interações em posts de conteúdo, de campanha e de cada estratégia adotada;
  • Melhora desses resultados após cursos profissionalizantes.

3. Peça e dê feedbacks

Além disso, a percepção dos pares, líderes e liderados também é importante no atingimento das metas. Por isso, marque reuniões periódicas para pedir feedbacks aos stakeholders.

Outro ponto importante é mostrar a sua opinião sobre o plano que foi traçado. Afinal, caso a meta não seja alcançável, é preciso corrigir a rota.

Desenvolva seu planejamento estratégico!

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A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de mitigar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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