O planejamento estratégico é algo imprescindível para estabelecer objetivos que a companhia deseja alcançar. Mas para que isso seja realmente possível, é fundamental estabelecer metas para empresas.
Com elas, os indicadores de desempenho podem ser mapeados em períodos mais curtos. Mostrando se as estratégias colocadas em prática estão ou não levando a companhia para o seu dito objetivo maior.
Afinal, esse é um trabalho de longo prazo. Poder alterar os processos no curto prazo se torna essencial para que os melhores resultados sejam alcançados. Para que você saiba tudo sobre isso e como aplicar no seu negócio, preparamos este artigo com os seguintes tópicos:
As metas para empresas são como bússolas. Se o objetivo é chegar ao norte, o aparelho vai durante todo o caminho indicar se a direção percorrida está fazendo com que isso seja alcançado.
Mas trazendo essa metáfora para o mundo dos negócios: grande parte das empresas objetivam aumentar o faturamento ao longo do tempo. Para isso, é essencial definir metas, como:
Os três exemplos de metas para empresas acima são estratégias de curto e médio prazo que podem levar a empresa a alcançar o aumento do faturamento. E, para isso, elas podem ser mensuradas frequentemente.
Afinal, se algo não está dando o resultado esperado, pode-se alterar as estratégias adotadas, para que a longo prazo o objetivo final seja alcançado.
Se as metas para empresas estão relacionadas diretamente com os resultados, elas também estão alinhadas com a produtividade das equipes. Confira a seguir mais a respeito dessa relação!
Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!
Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.
Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.
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A definição de metas para empresas impacta diretamente na produtividade, afinal, elas direcionam os esforços para o objetivo e a concretização do planejamento estratégico.
Dessa maneira, cada colaborador deve saber quais são os resultados que precisa atingir de forma clara e objetiva. Além disso, é necessário acompanhar frequentemente o atingimento dessas métricas.
Outro ponto importante e que pode incentivar ainda mais a produtividade é a definição de uma remuneração variável de acordo com os resultados frente às metas atingidas.
Toda empresa precisa fazer metas SMART. Isso significa que elas devem estar pautadas em 5 pontos principais:
Esses pontos permitem que a equipe esteja direcionada para alcançar a alta performance tão desejada pelas empresas.
Mas essa não é a única ferramenta que pode ajudar na definição de metas. Entenda quais outras podem contribuir simultaneamente para a técnica Smart.
A metodologia OKRauxilia as empresas a criarem metas e objetivos claros, dando a elas ainda mais objetividade.
Isso acontece pois essa técnica é embasada em:
Muitas vezes as metas se alinham com planos de ação para os seus atingimentos. Para isso, é importante traçar atividades com os seguintes detalhamentos:
As metas para empresas devem ser sempre embasadas no planejamento estratégico. Independente do tamanho da companhia, esse normalmente é feito pela diretoria da organização.
Após isso concluído, será possível apresentar para os líderes os objetivos de desempenho, tornando mais fácil que os mesmos tracem estratégias e metas para empresas que façam sentido para a rotina de cada função da sua equipe.
Mas só defini-las não basta! Também é preciso alcançar os resultados esperados. Para isso, separamos um passo a passo básico que todos os profissionais devem cumprir.
Para cumprir as metas no trabalho, é fundamental se embasar em 3 passos principais. Confira!
Se você quer chegar a um objetivo, é preciso ter clareza de qual é a relação entre as metas para empresas estabelecidas e ele. Assim, haverá sempre motivação para cada vez mais empenho nas atividades do dia a dia.
Por exemplo, um objetivo de um plano de marketing pode ser aumentar o engajamento no Instagram. Para isso, estabeleça metas claras e com relação direta, como:
Alguns exemplos de metas e objetivos não chegam ao sucesso porque não são acompanhados. Por isso, é ideal que você acompanhe os resultados de cada uma das ações do dia a dia, para medir o seu impacto no objetivo final.
Por exemplo:
Além disso, a percepção dos pares, líderes e liderados também é importante no atingimento das metas. Por isso, marque reuniões periódicas para pedir feedbacks aos stakeholders.
Outro ponto importante é mostrar a sua opinião sobre o plano que foi traçado. Afinal, caso a meta não seja alcançável, é preciso corrigir a rota.
Você sabe como e o que é necessário para fazer a Formulação de um Planejamento Estratégico?
A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de mitigar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
Pensando nisso criamos o curso de Formulação de um Planejamento Estratégico, em que você você irá aprender na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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