O que é o metaverso e de onde esse termo surgiu?
Por que o Facebook está investindo tanto no metaverso?
Onde podemos encontrar o metaverso hoje em dia?

O Metaverso já é uma realidade presente, você sabe exatamente do que se trata?

O metaverso se trata da evolução da internet, onde a interação pode ser tão real e verdadeira quanto a realidade. Entenda o que o Facebook tem a ver nisso tudo.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O Metaverso já é uma realidade presente, você sabe exatamente do que se trata?

O CEO da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, demonstrou recentemente um alto interesse pelo assunto metaverso, alegando que já contratou 10 mil pessoas para pesquisa e criação do tema com um investimento de mais de US$ 50 milhões.

Mas afinal, do que realmente se trata o metaverso? Bom, ele também é conhecido como o futuro da internet, onde todas as coisas estarão conectadas e o mundo real se misturará com o virtual.

Muitas vezes o metaverso pode estar ligado a ideia de realidade virtual, onde acontece uma imersão completa do usuário, como por exemplo com os óculos de realidade virtual.

Uma realidade um pouco abstrata de se imaginar, mas que já está mais perto do que imaginamos. Para entender melhor sobre o assunto, esse artigo estará disposto nos seguintes tópicos:

  • O que é o metaverso e de onde esse termo surgiu?
  • Por que o Facebook está investindo tanto no metaverso?
  • Onde podemos encontrar o metaverso hoje em dia?

O que é o metaverso e de onde esse termo surgiu?

A primeira vez em que o termo metaverso foi citado foi em 1922, no livro Snow Crash do escritor Neal Stephenson. O conceito se tratava de um sucessor da internet, onde as pessoas podem com seus avatares criar habilidades diferentes e ter interação social em ambientes virtuais.

O conceito geral não mudou conforme os anos, na verdade, apenas evoluiu cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias. Atualmente o metaverso é muito assimilado com a realidade virtual ou realidade aumentada.

Mas vale a pena ressaltar que não se trata apenas de jogos virtuais, mas sim de uma extensão do mundo real, onde a realidade se mistura com virtual, sendo difícil distingui-los.

Mas onde o Facebook entra em tudo isso? Leia abaixo.

Por que o Facebook está investindo tanto no metaverso?

Com a pandemia vivenciada mundialmente, muitas coisas mudaram e passaram a ser digitais para se adequarem à nova realidade. Com isso, surgiu uma lacuna de interação social entre as pessoas, o mundo digital atual não é capaz de substituir a interação da realidade.

Lacuna de interação social em diversos segmentos, como no trabalho, estudos ou simplesmente sair com os amigos. Percebemos que a internet e tecnologias atuais não são o suficiente para suprir esse espaço.

O metaverso já vem sendo pesquisado a muito tempo, mas depois dessa necessidade de um mundo conectado porém distante fisicamente, a realidade proposta pelo metaverso se tornou mais óbvia e necessária.

E claramente, Mark Zuckerberg não quer ficar para trás, pois sabe que o futuro do mundo digital é o metaverso. Sua ideia está em desassociar a imagem que possui de ser um dos fundadores da rede social mais acessada do mundo, Facebook, e quer que sua empresa e imagem sejam associadas ao metaverso.

Para iniciar o processo, ele mudou o nome da empresa Facebook Inc. para Meta, associado ao metaverso. As redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp continuaram com o mesmo nome, porém todas participam agora do grupo Meta e não mais do Facebook Inc.

Sabemos poucas informações sobre a pesquisa de Zuckerberg, porém, está relacionado a algo que torne a nova tecnologia do metaverso mais inclusiva e empoderadora, que faça o tempo gasto na internet ser mais proveitoso.

Todo dinheiro e tempo investido com certeza trará uma inovação que revolucionará o dia a dia que conhecemos hoje. Evolução que já vem ocorrendo aos poucos, mas não percebemos com clareza, veja no tópico a seguir.

Onde podemos encontrar o metaverso hoje em dia?

O exemplo que provavelmente é o mais conhecido atualmente é o jogo Fortnite da Epic Games. O jogo está trazendo de forma revolucionária o mundo real para o mundo virtual com os eventos promovidos dentro da plataforma.

O último acontecimento foi uma apresentação feita pela cantora Ariana Grande dentro do jogo, onde os espectadores podiam interagir entre si enquanto viam o show que fazia parte da turnê da Fenda. Outros cantores como DJ Marshmello e o rapper Travis Scott também já fizeram aparições no jogo.

O jogo Roblox possui características do metaverso também, assim como outros jogos trazem a realidade para dentro de si como já foi feito no GTA, Second Life, The Sims 3, Free Fire, entre outros.

Grandes marcas já estão utilizando a artimanha dos jogos online para fazer marketing dos seus produtos. Mas é claro que isso é apenas um começo, a interação do mundo físico com o universo virtual ainda vai ser muito mais ampla, porém já está começando sem nem mesmo percebermos.

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.