Conceito da Metodologia Seis Sigma?
Como surgiu a metodologia Seis Sigma?
Metodologia Seis Sigma e sua evolução
Filosofia Seis Sigma e seu alcance mundial
O que é Seis Sigma?
Vantagens do Lean Six Sigma
Áreas de aplicação do Seis Sigma
Dados confiáveis: um ponto crucial
Análise prática do processo
A escala Seis Sigma de qualidade
O conhecimento que faz a diferença
Quer aprender mais sobre a metodologia Seis Sigma?

Aprenda a Metodologia Lean Seis Sigma e traga melhorias comprovadas para os resultados empresariais

Saiba como a aplicação da metodologia Lean Seis Sigma entrega uma maior lucratividade, melhoria dos processos e, ainda, um melhor resultado para as empresas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a Metodologia Lean Seis Sigma e traga melhorias comprovadas para os resultados empresariais

Você sabia que as ferramentas da qualidade surgiram bem antes da metodologia Lean Seis Sigma? Pois é! Esta metodologia enxuta surgiu para unir os diversos conceitos e ferramentas de melhoria dos processos em um modo só, permitindo, assim, diversos benefícios.

Dessa forma, as empresas que aplicam tal metodologia, geralmente, lideram o mercado em seu segmento ou setor. São empresas que apresentam menor resíduo ou tempo desperdiçado e, ainda, grandes lucros.

A metodologia Seis Sigma é uma estratégia gerencial, onde você define como vai ser sua rotina e como você vai desenvolver um trabalho de melhoria nos seus processos, na sua empresa.

Por isso, para você entender bem sobre esse assunto, vamos começar estudando quando surgiram essas ferramentas, porque surgiram e quais seus objetivos. Daí, então, você conseguirá mergulhar mais a fundo nessa metodologia tão incrível que chega cair o queixo!

Confere os tópicos e vem com a gente!

  • Conceito da Metodologia Seis Sigma;
  • Como surgiu a metodologia Seis Sigma?
  • Metodologia Seis Sigma e sua evolução;
  • Filosofia Seis Sigma e seu alcance mundial;
  • O que é Seis Sigma?
  • Vantagens do Lean Seis Sigma;
  • Áreas de aplicação do Seis Sigma;
  • Dados confiáveis: um ponto crucial;
  • Análise prática do processo;
  • A escala Seis Sigma de qualidade;
  • O conhecimento que faz a diferença;

Conceito da Metodologia Seis Sigma?

O conceito da metodologia Seis Sigma é de certa forma recente, surgindo por volta da década de 1980. Porém, as metodologias de qualidade existem há mais tempo. Elas surgiram em 1798, quando Eli Whitney introduziu o conceito de coerência e identificação de defeitos, analisando a qualidade do produto.

A partir daí, começou-se a entender e estruturar o que seria observar e monitorar a qualidade do produto que estava sendo produzido. Afinal, esta metodologia é um sistema que trabalha três grandes objetivos, que são: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

Se você aplicar o Seis Sigma em iniciativas que envolvam esses objetivos, sempre vai conseguir trabalhar projetos que entregam uma maior lucratividade e um melhor resultado para as empresas.

Como tudo começou?

Em 1924, Shewart introduziu o conceito de controle estatístico de qualidade. Ou seja, ferramentas estatísticas para monitorar a variabilidade e a estabilidade do processo.

O pensamento começava a se voltar para o processo, pois assim é possível prever se estamos produzindo dentro de uma especificação, dentro de uma qualidade que foi definida (uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a carta de controle).

Na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses tiveram que se reestruturar. Nesse momento, eles perceberam que precisavam aprender como era possível produzir com qualidade e baixo custo. Afinal, uma guerra causa estragos, certo?

Assim, convocaram Deming, que foi até o Japão ensinar um pouco do conceito de PDCA, de melhoria contínua e de estatística. Ele mostrou como era possível utilizar o PDCA aliado a algumas ferramentas para trabalhar a questão da qualidade durante a produção.

Em 1954, Juran vai ao Japão para apresentar alguns princípios da gestão da qualidade. Nesse ponto, se constrói um conceito mais próximo do que temos hoje, onde qualidade é entregar o que o cliente deseja, dentro de uma especificação, analisando os custos, a estabilidade e a padronização do processo.

Chegando na década de 60, Kaoru Ishikawa cria o que ele chama de círculo de controle da qualidade. Mas o que é isso? É um grupo de ferramentas que é possível utilizar na avaliação de um processo ou de uma produção.

São ferramentas que servem para monitorar de forma adequada a qualidade de uma empresa, de uma usina, de uma fábrica. Assim, é possível monitorar e controlar se algum defeito surgir, alguma anomalia acontecer, tornando possível mapear e propor uma ação corretiva.

Como surgiu a metodologia Seis Sigma?

Com a evolução do conceito de qualidade, surge esta metodologia num cenário onde já se sabia a importância de analisar a qualidade do processo e do produto. Assim, ela começa a usar essa filosofia para poder melhorar sua qualidade e também sua competitividade no mercado.

Veja mais seu funcionamento com o vídeo abaixo:

Essa filosofia propõe o trabalho por meio do método DMAIC, que é bem semelhante ao PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:

  1. Definição: define o que se espera do projeto;
  2. Medição: obtenção de dados sobre o processo;
  3. Análise: identificar as causas raízes do problema;
  4. Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz;
  5. Controle: monitorar os resultados alcançados.

Ciclo DMAIC


É possível perceber que o Seis Sigma nasce nesse contexto de evolução da qualidade, tanto nos Estados Unidos, quanto no Japão, com os japoneses criando um conceito de qualidade, sendo referência no Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufacturing.

Metodologia Seis Sigma e sua evolução

Naturalmente, a metodologia evoluiu muito desde seu surgimento até os dias de hoje. Essa evolução é contínua, e o Seis Sigma começou a ser aplicado em diversas empresas e diversos negócios.

Mediante essa evolução, foi aumentando o número de ferramentas que a metodologia Seis Sigma utiliza.Foram sendo testados uma série de recursos, e hoje é possível compreender quais funcionam melhor.

Essa evolução natural também se atrelou a uma evolução tecnológica, pois hoje existem diversos softwares para análise de dados estatísticos. Cálculos que antes necessitavam de várias contas, hoje se resolvem de forma eficiente no software Minitab, por exemplo. Bem melhor né?

Filosofia Seis Sigma e seu alcance mundial

Com o passar do tempo, a metodologia Seis Sigma foi ganhando espaço entre empresas e indústrias dos EUA, até que Jack Welch, CEO da GE (General Eletrics), comprou a ideia.

Ele implementou a metodologia Seis Sigma na GE e teve um resultado fantástico em termos de ganho. Então, Jack Welch fez uma propaganda enorme do Seis  Sigma para o mundo, expandindo a metodologia para muito além das limitações dos EUA.

Hoje, o Seis Sigma tem sido bastante difundido em todos os continentes, em diversas empresas, e no Brasil não poderia ser diferente. Mas, agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é a metodologia Seis Sigma?

O que é Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão. Ela é quantitativa, estruturada e disciplinada. Quantitativa, pois trabalha com estatística baseada em dados. Estruturada, pois utiliza o método DMAIC. Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.

Talvez você possa estar pensando que a aplicação dessa filosofia é só para questões complexas, e isso é um equívoco! Existem projetos Seis Sigma para redução de custos de hospedagens em viagens, redução de custos fixos como conta de luz, conta de água, dentre outros.

Toda empresa se preocupa com a satisfação de seus clientes. Assim, a metodologia Seis Sigma tem sido bastante utilizada com o objetivo de reduzir o Lead Time de processos, aumentando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

Vantagens do Lean Six Sigma

Algumas vantagens em implementar o Six Sigma na empresa:

  • Reduz os custos ao tornar o processo de produção eficiente;
  • Consequentemente traz um padrão de qualidade dos produtos;
  • Melhora o serviço oferecido ao cliente e seu nível de satisfação;
  • Reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos;
  • Reduz estoques, pois existe uma maior precisão do que será necessário ter em estoque;
  • Melhora a realização dos processos internos, progressivamente melhorando os rendimentos e o volume de vendas.

Áreas de aplicação do Seis Sigma

Um dos fatores interessantes da metodologia Seis Sigma é que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Ela engloba tanto processos produtivos mais industriais, como também processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e relacionados à  área de saúde (Lean Healthcare).

Assim, eu posso ter projetos Seis Sigma em vários setores de uma empresa, como financeiro, setor de RH, no marketing, e também nas linhas de produção, que é uma área mais operacional.

Uma indústria química poderia utilizar essa filosofia para aumentar o percentual de eficiência de um biorreator. Uma metalúrgica para redução do percentual de sucata na produção de aço.

Uma empresa do varejo poderia aplicar a metodologiapara trabalhar na redução da quantidade de notas fiscais emitidas e um hospital poderia reduzir o tempo de fila da triagem de seus pacientes.

Como você pode ver, a metodologia Seis Sigma tem inúmeras aplicações, sendo cada vez mais utilizada, principalmente em meio à crise, onde é necessário reduzir custos e otimizar resultados.

Dados confiáveis: um ponto crucial

Como você viu, a metodologia seis sigma é muito quantitativa. Logo, ela exige uma preocupação muito grande em relação à base de dados utilizada durante o processo.

Sempre que for definido um tema de projeto, esse tema deverá estar vinculado a uma métrica, um indicador. Essa métrica precisa ser mensurada sempre com dados confiáveis.

Como você vai controlar a qualidade de um processo, se os dados que você tem não são confiáveis? Como você pode afirmar que está sendo feito certo ou errado se seu controle tem como base dados não reais?

Portanto, é necessária muita atenção na hora de obter uma base de dados. Muitas pessoas pecam quando vão aplicar a metodologia Seis Sigma ao tentar ganhar tempo nessa etapa, que é tão crucial no decorrer do projeto.

Em cima de informações confiáveis, você consegue perceber se seu processo possui muita variabilidade, muita dispersão, se com a informações disponíveis é possível atingir a meta traçada para o projeto, ou se precisa fazer algum ajuste antes de seguir para o próximo passo.

Análise prática do processo

Para entender melhor como funciona o uso da metodologia Seis Sigma, imagine um processo em que você tenha 99% de rendimento. Suponha que em 99% do tempo você faz o certo, e 1% você faz da maneira errada. Esse é um bom nível de rendimento?

Nesse caso, precisamos avaliar o processo do qual estamos tratando. Para alguns processos, 99% de rendimento é um ótimo número. Para outros, pode não ser satisfatório. Então você pode estar se perguntando: quando 99% de eficiência não vai ser bom? Vamos lá, veja alguns exemplos.

A usina de Itaipu produziu no último ano 103,1 milhões de MWh. Agora imagine que 1% dessa produção fosse perdida no processo. De quanto estaríamos falando? Isso representaria 1,031 milhões de MWh desperdiçados, o suficiente para abastecer mais de 6 milhões de residências!

Assim como nesse caso, podemos pensar em um hospital que faça 200 partos por mês. Se esse hospital tiver 99% de eficiência, por mês teremos 2 partos mal sucedidos. Ou seja, um número baixo de erros por mês, mas ainda inaceitável.

A escala Seis Sigma de qualidade

Estudando os casos acima, percebemos queem alguns casos 1% é muito. Por isso, na metodologia Seis Sigmaexiste uma escala que determina o nível de qualidade do processo que está demonstrado  a seguir.

Tabela de qualidade

Essa escala indica que no nível 1 Sigma eu tenho 691.463 defeitos por milhão, um número extremamente alto. Afinal, isso significa que apenas 30,85% do tempo eu faço da maneira correta.

Analisando o outro lado, quando eu tenho um nível 6 Sigma de qualidade, significa que tenho 3,4 defeitos a cada milhão. Esse é um nível de excelência ótimo, pois representa que em 99,9966% das vezes estou fazendo corretamente.

Geralmente, é considerado que a partir donível 4 Sigma o processo está com nível de qualidade aceitável. Ou seja, quando eu tenho de 99,38% de acertos para cima, estou em um nível satisfatório na maioria dos casos.

O conhecimento que faz a diferença

Agora você já compreende a história da metodologia Seis Sigma, e já consegue entender que processos podem ter níveis de qualidade diferentes.

É possível notar que se um processo está ruim, podemos utilizar essa filosofia para dar um salto de qualidade significativo, otimizando os resultados obtidos.

Logo, isso traz um retorno positivo para a empresa, afinal, um processo de qualidade certamente irá gerar um retorno financeiro, uma maior satisfação dos clientes e mais uma série de benefícios.

Quer aprender mais sobre a metodologia Seis Sigma?

Que tal estudar mais a fundo essa filosofia que está cada vez mais presente no mercado? Uma filosofia que tem agregado valor profissional a todos que a conhecem.

Sabemos que toda empresa tem problemas, e uma pessoa capacitada a resolvê-los é de extrema importância. Sabendo disso, e tendo visto que essa metodologia é ideal para atingir resultados, por que não se especializar no assunto?

Você sabia que o Lean Seis Sigma une o melhor dos mundos do Lean e do Seis Sigma? Então por isso estamos oferecendo um Kit Completo do Lean Seis Sigma para você descobrir como essas duas metodologias se unem de maneira a impulsionar os resultados da sua empresa.

Kit Completo Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Recomendados para você!

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.