CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é metonímia?
Exemplos de metonímia
7 aplicações para metonímia
Diferença entre metonímia e metáfora
Dica Extra!

O que é Metonímia? Entenda e aprenda 7 aplicações dessa Figura de Linguagem!

Nesse artigo você vai aprender tudo sobre a figura de linguagem Metonímia! Seu conceito, suas aplicações, especificidades e muito mais!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
O que é Metonímia? Entenda e aprenda 7 aplicações dessa Figura de Linguagem!

Provavelmente você entrou nesse artigo buscando o significado da figura de linguagem metonímia. Mas, você já parou pra pensar quais as aplicações dessa figura de linguagem em uma frase ou em como ela pode ser usada para enriquecer sua escrita?

Se a sua resposta à pergunta anterior foi não, continue a leitura que eu vou te explicar tudinho sobre esse artifício da língua portuguesa.


Dessa forma, para explicar melhor o significado de metonímia, separei  esses tópicos especiais:

  • O que é metonímia?
  • Exemplos de metonímia
  • 7 aplicações para metonímia;
  • Diferença entre metonímia e metáfora; 
  • Dica extra!

Vamos lá!

O que é metonímia? 

Metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de um termo pelo outro. Isso ocorre quando existe uma relação de proximidade entre as palavras que serão utilizadas.

Sendo assim, é possível afirmar que existem diversas aplicações para tal figura de linguagem e, é muito importante que ela não seja confundida com outros termos. Principalmente com a figura de linguagem metáfora, que vamos falar posteriormente.

Exemplos de metonímia 

Antes de continuar falando sobre metonímia é necessário deixar claro o que são as figuras de linguagem, uma vez que a metonímia faz parte desse grupo da língua portuguesa.

Figuras de linguagem são formas de se comunicar que destoam do esperado, ou seja, que vão além do sentido literal. É um modo de se fazer entender sem utilizar os artifícios básicos e usuais da comunicação.

Sendo assim, como já foi dito anteriormente, metonímia é a substituição de um termo por outro. Mas você deve estar se perguntando, como essa substituição ocorre e o que ela tem de tão diferente e especial?

Dito isso, é possível apresentar alguns exemplos:

  • A frase “Comprei Maisena para fazer um bolo” é um exemplo de metonímia pois utiliza o termo “Maisena” que é uma marca, ao invés do termo amido de milho, que seria o mais comum. 
  • Do mesmo modo, a frase “ Esse ano vou trabalhar muito e comprar um Chevrolet “ também é uma metonímia. Uma vez que a Chevrolet representa a fábrica que produz uma série de carros e não é um carro em si. Logo, o usual seria “ Esse ano vou trabalhar muito e comprar um Onix”.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as metonímias, vou te explicar 7 aplicações para essa figura de linguagem!

7 aplicações para metonímia

Agora que você já observou alguns exemplos de metonímia é importante compreender qual tipo de metonímia é mais útil para você! 

Existem diversos tipos de metonímia, mas nos separamos 7 tipos para você aprender de vez como utilizar essa figura de linguagem. Então, vamos lá:

1. Marca pelo produto

Esse tipo de metonímia você já conhece. Foi utilizado anteriormente nos exemplos quando falei de “Maisena” ao invés de “Amido de Milho”.

Mas você já reparou como utilizamos esse artifício da linguagem muitas vezes no nosso cotidiano? Substituímos muitas marcas pelo produto. 

Alguns exemplos são: Cotonete ( que substitui hastes flexíveis), Band-aid (usado ao invés de curativos transparentes), Nescau ou Toddy (que substitui achocolatado em pó), etc.

Se você gosta de aprender e deseja saber cada dia mais, preparamos uma surpresa pra você!

Está querendo empreender e não saber por onde começar? Fica tranquila que nós te ajudaremos!

Conheça o nosso Ebook "50 livros que toda mulher de negócios deveria ler" e aprecie essa lista com grandes nomes, nacionais e internacionais, de mulheres que são referência no mundo dos negócios.

Baixe agora o Ebook "50 livros que toda mulher de negócios deveria ler" e inspire-se!

50 livros que toda mulher de negócios deveria ler

2. Parte pelo todo 

Já esse tipo de metonímia diz respeito ao ato de falar da parte de alguma coisa, para que se compreenda o todo. 

Por exemplo, na frase, “André possui 100 cabeças de gado”. Mesmo que não tenha sido dito “André possui 100 gados inteiros” pudemos compreender o que o interlocutor estava querendo dizer ao utilizar o termo “cabeças”.

3. Continente pelo conteúdo 

Essa é uma das metonímias mais utilizadas por nós no dia a dia. Um exemplo disso é a frase: “Tomei 1 copo d’água hoje pela manhã”.

Uma vez que, essa metonímia faz referência ao hábito que nós temos de substituir o continente pelo conteúdo. Ou seja, ao invés de falarmos “copo com água” e prato com sopa, nós falamos “copo d'água" e “prato de sopa”.

4. Concreto pelo abstrato

Ao utilizar essa metonímia fazemos uma troca do substantivo abstrato pelo substantivo concreto. 

Um exemplo seria falar a frase “Use a cabeça para resolver esse problema” ao invés de “Use a inteligência para resolver esse problema”, em que "inteligência'' é o substantivo abstrato e “cabeça” o substantivo concreto.

5. Autor pela obra 

Essa também é uma metonímia muito utilizada e diz respeito ao costume que nós temos de falar sobre um autor ao invés do nome da obra. 

Por exemplo: “Eu amo ler Machado de Assis”.

6. Gênero pela espécie 

Um exemplo desse tipo de metonímia ocorre quando dizemos “Estamos na estação das rosas”, ao invés de “Estamos na estação das flores”. Substituímos as flores pelas rosas, ou seja, o gênero pela espécie. 

7. Singular pelo plural

Para finalizar com chave de ouro os 7 tipos de metonímia que abordamos por aqui,trouxe uma muito utilizada por todos nós: a substituição do singular pelo plural! 

Um exemplo de aplicação é: “O cidadão foi às ruas manifestar pelos seus direitos”, em que usamos “o cidadão” ao invés de “os cidadãos” e, mesmo assim, o sentido da frase foi mantido. 

Agora que você já conheceu 7 dos vários tipos de metonímias existentes na língua portuguesa, podemos seguir para outra questão fundamental: a diferença entre metonímia e metáfora.

Diferença entre metonímia e metáfora

Metáfora e metonímia são figuras de linguagem, mais especificamente figuras de palavras, uma vez que apresentam uma palavra ou expressão com sentido figurado. Mas você sabe definir a diferença entre elas?

A metonímia, como já foi dito anteriormente, é a substituição de uma palavra por outra, já a metáfora é a substituição de um termo por outro semelhante! Ou seja, ambos substituem palavras, todavia, a metáfora procura estabelecer uma relação de comparação. 

Um exemplo de metáfora é: “Rafael está uma fera hoje” , em que o interlocutor busca estabelecer uma comparação entre o fato de Rafael estar bravo e uma fera.Legal, não é?

A metáfora, assim como a metonímia, é uma figura de linguagem muito utilizada no nosso cotidiano.Logo, ambas são responsáveis por facilitar a nossa comunicação!

E, falando de comunicação, não perca nossa dica extra! É só continuar lendo aqui embaixo!

Dica Extra!

Confira agora a nossa Planilha de MASP (Método de Análise de Solução de Problemas) e aprenda a se organizar de acordo com essa metodologia!

O MASP é um método estruturado que organiza e orienta a forma como analisamos todas as atividades envolvidas na solução de problemas. Nossa Planilha MASP utiliza ferramentas consagradas de qualidade, que direcionam para atuação na causa fundamental do problema, garantindo ações eficazes e sustentáveis.

Não perca tempo e baixe agora mesmo sua planilha!

Planilha MASP Método de Análise e Solução de Problemas

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.