As redes sociais vêm sendo um ótimo lugar para empreender. Isso pode ser realizado tanto pela venda direta de produtos, como pela venda de anúncios por meio de influenciadores digitais e de produtores de conteúdo.
Caso você esteja querendo vender um produto ou serviço diretamente, vale a pena conhecer algumas formas de automação de marketing. Porém, para empreender vendendo anúncios, é essencial produzir um mídia-kit.
Ficou interessado em aprender mais sobre o mídia-kit? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O mídia-kit é um documento utilizado por veículos de comunicação, influenciadores digitais e produtores de conteúdo para criar uma apresentação e divulgar informações importantes, com o objetivo de integrar parcerias.
Basicamente, o mídia-kit serve para destacar o valor da plataforma, ou pessoa, para os parceiros de negócio do futuro.
Em geral, esse tipo de documento é utilizado para apresentar um site, blog, canal no Youtube ou Instagram para marcas que buscam criar uma parceria e divulgar os seus serviços dentro destas plataformas.
O mídia-kit também pode ser chamado de kit de mídia ou media-kit, sendo muito utilizado dentro do mercado de comunicação e de marketing digital.
Nele, são fornecidas informações de engajamento, dados da plataforma, tipo de público consumidor do conteúdo e tipos de materiais possíveis a serem criados para a parceria.
Dentre os tipos de materiais que costumam ser criados, podemos citar banners, artigos informativos em blogs (marketing de conteúdo), posts em redes sociais, vídeos no Youtube, reels e stories.
O mídia-kit é muito importante para ajudar o produtor de conteúdo e também as marcas, contribuindo para melhor compreensão:
Dessa forma, após realizar uma análise crítica, a marca consegue decidir se vale a pena anunciar com determinado produtor.
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Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.
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Imagine um influenciador digital que usa o Instagram para criar conteúdos sobre tecnologia.
É necessário que seu mídia-kit mostre as principais características e informações relevantes sobre sua atuação dentro do Instagram, para que assim as marcas possam contatá-lo para realizar anúncios dos produtos e serviços e até mesmo vender.
Resumidamente, é necessário que o mídia-kit consiga transmitir tudo que as pessoas precisam saber sobre seu negócio, em um formato pronto, intuitivo e com um belo design.
Além disso, ter um bom mídia-kit também traz mais credibilidade para o anunciante, pois ele saberá exatamente como é a relação do produtor com o público e os números esperados. Muitos usam até mesmo a técnica de storytelling para divulgar a marca de maneira sutil.
Viu como pode ser muito importante este documento? Mas afinal, quais são as suas principais vantagens?
Existem inúmeras vantagens em ter um mídia-kit, principalmente se ele for de qualidade. Os seus principais benefícios são:
Viu como as vantagens são importantes? Agora, vamos finalmente aprender como fazer um mídia-kit para chamar a atenção das futuras marcas parceiras em uma rede social.
Agora colocando a mão na massa, vamos entender quais informações devem conter dentro deste documento:
A primeira dica é começar pelas informações básicas e dados sobre você.
Comece com seu seu nome, quem é você e sua idade. Procure descrever brevemente sua personalidade e quem é você sendo um criador de conteúdo ou influenciador digital.
A sua localização é uma informação muito importante a se mencionar, pois existem marcas que somente atuam localmente, que inclusive podem ajudar bastante os influenciadores mais novatos.
Talvez essas sejam as informações mais importantes, pois é aqui que as marcas analisam os dados das suas plataformas.
O mídia-kit para instagram, por exemplo, pode conter informações sobre gênero do público, faixa etária, impressões, alcance e os dados demográficos.
Adicione também os stories que mais tiveram visualizações, os posts mais curtidos e até mesmo alguns comentários relevantes.
Mostre algumas parcerias de sucesso e se possível quais foram os ganhos que ela obteve. Isso trará maior credibilidade ao seu trabalho.
Coloque em seu mídia kit quais são os formatos de conteúdo que você oferece na parceria: stories, postagens no feed, reels, entre outras opções.
Existe a opção de colocar os valores de cada serviço também, mas isso é opcional. Existem influenciadores que não colocam para posteriormente poder negociar melhor com as marcas.
Para finalizar o mídia kit, coloque todas as suas informações de contato, como por exemplo: telefone, e-mail, whatsapp, instagram, site...
É possível encontrar algumas ferramentas até mesmo gratuitas que podem auxiliar na hora de criar um mídia kit, vamos conferir?
O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar vários produtos gráficos, como apresentações, infográficos, arte de mídia social e claro, um mídia kit.
A plataforma integra uma barra de ferramentas que inclui milhares de imagens, fontes, modelos e ilustrações gratuitamente para todos os usuários.
Assim, você pode usá-lo para escolher um modelo de mídia-kit pronto ou criar o seu próprio do zero para fazer seu kit de mídia personalizado.
Lembre-se que depois de criado o documento você deverá baixar o arquivo em formato pdf, ok?
A Squid é uma companhia de marketing de influenciadores no Brasil especializada em conectar influenciadores e criadores de conteúdo com as marcas.
Nele, todo influenciador cadastrado pode criar seu mídia kit. Com uma vantagem que, nesta plataforma, várias marcas podem ser contatadas para possíveis parcerias.
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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