Tudo seria bem diferente...
Como seria o carnaval sem a engenharia?
Descobertas de destaque
Solucionar problemas é uma missão
E agora, mudou o modo como olha para a Engenharia?

Você já se perguntou "Como seria o mundo sem Engenharia"? Nós vamos responder!

Qual a diferença que a Engenharia faz no mundo? Como seria um Mundo sem Engenharia? Neste artigo, nós vamos responder essas perguntas e muitas outras!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você já se perguntou "Como seria o mundo sem Engenharia"? Nós vamos responder!

E aí, já tentou imaginar essa situação? Um mundo sem Engenharia certamente seria completamente diferente do que temos, não é mesmo? Você consegue perceber de verdade a importância do engenheiro?

Vamos lá, pense um pouco. Em quantas coisas ao seu redor você nota a influência desse profissional? Pois de forma bem simples e direta, a resposta é tudo. Exatamente, tudo aquilo que foi construído pelo ser humano é fruto direto ou indireto da Engenharia.

E não é só aquilo que é usado na própria área da Engenharia não, mas também em outras profissões, existe até mesmo uma engenharia que trata da pesca. Você consegue imaginar a Medicina moderna sem a Engenharia? Sem os aparelhos e os instrumentos médicos, quantas vidas seriam perdidas? Então, para entender melhor como isso afeta a sua vida, neste artigo vamos mostrar:

  • Como seria o mundo sem engenharia
  • O Carnaval sem a engenharia
  • Descobertas de destaque
  • Solucionar problemas é uma missão
  • E agora, mudou o modo como olha para a Engenharia?

Tudo seria bem diferente...

Pois é, um mundo sem Engenharia seria um lugar onde a vida humana não prosperaria. Acha isso exagerado? Mas não é. Um simples sistema de roldanas para tirar água de um poço é aplicação de conceitos da Engenharia, mesmo em uma época em que essa profissão não existia.

A Engenharia está diretamente ligada com a capacidade criativa do cérebro humano, e sua evolução se deu em conjunto com evolução intelectual da humanidade. Sem Engenharia, estaríamos de volta aos tempos das cavernas, totalmente fechados na ignorância do conhecimento.

Na época da Idade da Pedra, ao pegar uma pedra e afiá-la com outra pedra, o homem primitivo já colocava em prática um processo de fabricação de um instrumento cortante para ser usado em suas caçadas. Quando avançamos para a Idade do Ferro, vemos a aplicação do forjamento na construção de espadas para serem usadas em batalhas.

E aí, está conseguindo perceber o quão antiga é a aplicação da Engenharia para facilitar a vida da humanidade ou aumentar seus recursos e poder? Tente imaginar um mundo sem carros, sem aviões, sem celulares, smartphones, computadores, internet e por aí vai.

Nosso estilo de vida seria drasticamente diferente. E não é somente por essas coisas fáceis de serem notadas, mas por outras, como a energia elétrica e a transmissão dessa energia para a casa das pessoas. Temos também os encanamentos que permitem que tenhamos saneamento básico e condições apropriadas de higiene.

Além disso, a engenharia pode até passar despercebida mas está bem presente nos nossos eventos sociais. Consegue pensar em alguma festividade específica? Se não, eu te ajudo nisso para você compreender melhor como seria o mundo sem engenharia!

Como seria o carnaval sem a engenharia?

Como seria o carnaval sem engenharia?


O carnaval é um dos eventos mais esperados do ano pelos brasileiros, mas você já imaginou como seria essa festividade em um mundo sem engenharia?

Por trás dos bloquinhos e desfiles existe uma super produção que garante sua funcionalidade e segurança. Vamos ver como?

Os famosos trios elétricos que arrastam foliões nas capitais do país são automóveis equipados com sistemas elétricos de som, e são devidamente projetados para aguentar o peso da sua estrutura. Sem as evoluções que a engenharia proporcionou aos automóveis e equipamentos de som, essa atração não existiria.

Da mesma forma que os trios elétricos, os carros alegóricos também são projetados para suportar a estrutura, e nesse caso, muitas vezes são construídos com escadas e suportes para dar segurança aos passistas.

E, você sabia que o projeto de desfile de uma escola de samba começa logo após o carnaval? É muito para se pensar e organizar, desde controle de despesas, materiais, projetos de fantasias e carros alegóricos.

Além da logística por trás do tempo gasto com cada escola, pois as escolas correm o risco de ter sua pontuação afetada caso atrasem ou ocorram problemas durante a execução com os carros e os passistas. Tudo isso faz com que os diretores das escolas de samba tenham que pensar e atuar como engenheiros, pensando na parte elétrica, mecânica e em todos os processos envolvidos.

Ah, não podemos deixar de falar na infraestrutura dos sambódromos, que devem oferecer segurança para os espectadores e envolvem toda uma logística para organizar o desempenho das escolas.

E, seja você um folião de bloquinhos de rua, trios elétricos ou que goste mesmo é de ir no sambódromo ver os desfiles, uma coisa com certeza te afeta no carnaval: a mobilidade.

E quem está por trás disso mais uma vez? Os engenheiros que trabalham para fazer o planejamento das cidades nessa época, fazendo os desvios e sinalizações necessárias para os meios de transporte continuarem funcionando.

Já deu para sentir o impacto de um mundo sem engenharia, não é mesmo? Para aprofundar ainda mais no assunto, vamos mostrar alguns dos maiores desenvolvimentos científicos que moldaram a nossa sociedade.

Descobertas de destaque

Os avanços na área de engenharia, nesse caso engenharia civil, permitiram alguns feitos históricos, como a construção das grandes pirâmides do Egito que até hoje intrigam pesquisadores. Mas vamos falar de uma construção mais atual e muito importante para o mundo moderno: o edifício.

Sim, é isso mesmo. Através da construção de edifícios, rompemos a barreira vertical e nos tornamos capazes de colocar mais pessoas e lojas no mesmo espaço de terra, ajudando a solucionar o problema de espaço nas cidades. Se você pensa que já estamos superlotados do jeito que está, imagina um mundo sem engenharia onde não teríamos os prédios

Poderíamos falar de várias outras descobertas, como a dupla espiral do DNA, que ajudou a entender melhor a formação da vida e permitiu o desenvolvimento da engenharia genética. Temos também a máquina a vapor, sendo parte central da 1ª Revolução Industrial, que por sua vez permitiu um avanço tecnológico sem precedentes.

Solucionar problemas é uma missão

Como você pôde ver, uma das principais características de um engenheiro é que ele é um solucionador de problemas. Isso é uma das primeiras coisas a serem ensinadas em um curso de Engenharia, antes mesmo dos cálculos e das físicas da vida.

Engenheiros são ensinados a pensar de modo inovador, tendo como missão desenvolver meios de tornar a vida humana mais confortável e mais longa, por isso um mundo sem engenharia seria tão diferente.

Você pode estar pensando agora: com esse país em crise, investir em Engenharia seria uma ótima ideia. E você está certo! De acordo com José Roberto Cardoso, professor titular da escola politécnica da USP, em entrevista ao Estadão: "Quanto mais engenheiro você tem, mais inovação aparece, mais criatividade e, consequentemente, a economia melhora".

E agora, mudou o modo como olha para a Engenharia?

Percebeu como um mundo sem Engenharia teria um impacto enorme na sua vida? Tendo contribuído para o avanço tecnológico da humanidade, a Engenharia é uma das profissões de maior prestígio entre aquelas que exigem um curso de graduação.

E, se você é um engenheiro, deve estar constantemente trabalhando para os avanços na nossa sociedade. Mas, não basta apenas ter um diploma, para fazer a diferença você deve ser um profissional capacitado no mercado de trabalho.

Não sabe como ter um diferencial? Calma que te ajudamos nisso! A Voitto oferece diversos cursos, inclusive um pacote de softwares para engenheiros! Então, aproveite essa oportunidade para se capacitar como referências na área, clique no botão e saiba mais!

Pacote Softwares para Engenheiros. Se inscreva!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.