CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Scrum?
O que é MVP (Minimum Viable Product)?
Como unir o MVP ao Scrum?
Aprenda mais com a Voitto!

Saiba como unir o Scrum ao MVP e ter resultados positivos em seu projeto

Aprenda neste artigo o que é o Scrum e o MVP e como unir estes dois conceitos em busca de um ambiente ágil e de resultado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como unir o Scrum ao MVP e ter resultados positivos em seu projeto

A gestão ágil trouxe muitos benefícios em relação a gestão tradicional nas empresas, pois as entregas passaram a ser mais rápidas e de maneira incremental, realizando os testes necessários. Uma das formas de se garantir isso é unir o Scrum ao MVP (Minimum Viable Product).

É claro que apesar das metodologias ágeis terem seus benefícios, não quer dizer que necessariamente é melhor. Cabe a cada empresa avaliar as maneiras de gestão e definir o que é melhor. Podendo até mesmo ser uma junção delas.

Mas o nosso objetivo aqui é explicar sobre o Scrum e o MVP e como unir estes dois conceitos em busca dos melhores resultados ao longo do desenvolvimento de um projeto. Para isso separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Scrum?
  • O que é MVP (Minimum Viable Product)?
  • Como unir o MVP ao Scrum?

Vamos à leitura?

O que é Scrum?

O Scrum é um framework de metodologia ágil que surgiu dentro de um ambiente relacionado ao desenvolvimento de software. Seu principal foco é entregar as soluções de maneira incremental de maneira ágil e eficiente para os clientes.

O Scrum possui uma série de eventos que caracterizam a estrutura, além de papéis bem definidos dentro das equipes. Segundo seus criadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o framework é utilizado para gerenciar projetos de maneira ágil e de fácil compreensão.

Dentre seus principais eventos, podemos citar:

  • Backlog: Consiste em uma lista com diversas tarefas que as equipes precisam executar para entregar o projeto desejado;
  • Sprint: Consiste em um período de tempo pré determinado que tem o objetivo de concluir algumas tarefas que foram definidas no backlog, para que desta forma a entrega seja incremental. A boa prática é que a Sprint nunca ultrapasse 4 semanas, bem como não devem ser menores que 2 semanas. Porém existem times que dominam a estrutura com eficiência e trabalham com Sprints de apenas 1 semana;
  • Daily Scrum:  Este evento consiste em reuniões diárias de 15 minutos, normalmente são feitas no começo do dia, de forma dinâmica, caso seja presencial, o time até mesmo costuma ficar de pé. Dentro desta reunião, os participantes devem responder 3 perguntas. O que você fez no dia anterior? Quais foram as dificuldades encontradas? O que você irá fazer hoje?;
  • Reunião de Retrospectiva: No final de cada Sprint, o scrum team se reúne para avaliar a solução incremental que foi desenvolvida, para discutir as lições aprendidas ao longo da Sprint e como tornar mais ágil nas próximas Sprints.

Então, caberá ao gestor determinar de quanto tempo serão as Sprints, conforme a dificuldade das tarefas do backlog e do amadurecimento do time Scrum.

Dentre os principais papéis que podemos encontrar dentro das equipes, destacam-se:

  • Product Owner: Pessoa responsável pela defesa dos interesses do cliente e definir quais tarefas deverão estar presentes no backlog;
  • Scrum Master: É a pessoa responsável para garantir que a metodologia Scrum está sendo executada da forma correta, e auxiliar a equipe como um coach;
  • Development Team: É um grupo de pessoas que tem o objetivo de executar as tarefas que foram definidas no backlog e posteriormente na Sprint, é extremamente importante que a equipe seja multidisciplinar.

Bom, agora que você já sabe o que é  Scrum, vamos conhecer o que é o MVP, para posteriormente unirmos estes dois conceitos.

Veja esse super material antes!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

O que é MVP (Minimum Viable Product)?

O MVP (Minimum Viable Product) ou em portugues, Produto Minimamente Viável é uma forma fácil de se testar um produto ou serviço, com o menor uso de recurso possível pela empresa, antes que de fato ele vá para o mercado.

Portanto, o MVP nada mais é do que uma metodologia de melhoria contínua com entregas incrementais, para que ao final as necessidades e desejos do usuário final sejam atendidas.

Percebeu alguma semelhança com o Scrum?

Uma das grandes vantagens dessa abordagem é que, se algo der errado, ou alguma propriedade ou funcionalidade desenvolvida não atender realmente às exigências do cliente, ela poderá ser corrigida ainda nos estágios iniciais do projeto.

E assim o projeto irá retornar para que um novo MVP seja criado, levando em consideração o que foi aprendido com os erros do MVP anterior. E desta forma o produto vai sendo testado em novos ciclos incrementais, envolvendo desenvolvimento e testes.,,

Uma maneira clássica de se validar uma ideia pode ser através de uma plataforma de crowdfunding, pois é possível testar a aceitação do público sem que ao menos exista um produto.

É descrito o que ele faz, seu possível valor, sua forma de comercialização e seus benefícios. Existem inúmeras maneiras de mostrar isso ao usuário, cabe que cada time tenha sua criatividade.

Assim, será possível saber de forma simples e utilizando poucos recursos se a ideia é realmente viável ou se necessita de mais ajustes.

Agora chegou o grande momento! Como é possível unir o MVP ao Scrum? Isso pode ser mais fácil do que você imagina. Vamos conferir?

Como unir o MVP ao Scrum?

A partir do momento que a equipe precisa incrementar funcionalidade a um MVP ou até mesmo criar o MVP, o Scrum passa ser uma ótima maneira para gerenciar o time, quanto ao acompanhamento do projeto a ser desenvolvido.

Isso porque o Scrum ajuda o time na entrega do MVP, pois cada Sprint será incrementado funcionalidades para o produto.

Essas funcionalidades serão definidas no backlog para depois serem desdobradas nas sprints, vale ressaltar que o backlog não é fixo, e pode ser alterado ao longo do projeto.

A partir daí, a equipe Scrum continua a trabalhar, até que todos os recursos correspondentes ao MVP estejam prontos. Então, o MVP é entregue para o usuário final e a equipe passa a trabalhar nas próximas funcionalidades e histórias para o incremento do produto.

Viu como estes dois conceitos se encaixam perfeitamente e podem ser muito úteis dentro da sua empresa?

Aprenda mais com a Voitto! 

Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Tendo em vista esse cenário,  é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN , que aborda os fundamentos essenciais e ensina a lidar com as mudanças a fim de alcançar sucesso em seus projetos.

Além disso, te preparamos para ser um profissional certificado Agile Scrum Foundation (ASF) pela EXIN, com renome internacional. O que é realizado através de simulados e questões exclusivas.

Portanto, se você deseja se certificar, se inscreva agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Preparatório Para Certificação Agile Scrum Exin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.