Os foguetes recicláveis da SpaceX
A parceria entre NASA e SpaceX
A primeira expedição tripulada em um foguete reciclado
Parceria entre NASA e SpaceX para ir até a Lua?

Parceria entre NASA e SpaceX põe em órbita o primeiro voo tripulado em nave reciclada

Entenda o porquê da parceria entre NASA e Spacex ser um grande passo rumo à exploração espacial, pois mostra que é viável a utilização de foguetes recicláveis.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Parceria entre NASA e SpaceX põe em órbita o primeiro voo tripulado em nave reciclada

Na última sexta-feira, 23, a NASA e a SpaceX lançaram quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a partir do foguete Falcon 9. Essa é a primeira vez que uma tripulação é enviada em um foguete reciclado de outra expedição.

Os viajantes devem permanecer em órbita pelos próximos seis meses, onde farão, por exemplo, alguns experimentos científicos antes de voltarem ao solo terrestre. Nesse artigo veremos:

  • Os foguetes recicláveis da SpaceX;
  • A parceria entre NASA e SpaceX;
  • A primeira expedição tripulada em um foguete reciclado;
  • Parceria entre NASA e SpaceX para ir até a Lua?

Os foguetes recicláveis da SpaceX

Em 2017 a SpaceX fez história ao ser a primeira empresa a lançar e pousar um foguete. Na ocasião, a parte que “retornou” da viagem foi apenas o primeiro estágio do foguete.

Após o sucesso obtido nesse lançamento, a SpaceX começou a destinar as suas forças para criar o primeiro foguete totalmente reutilizável.

É válido salientar que esses feitos alcançados pela SpaceX nunca foram alcançados nem mesmo pela NASA, o que mostra o quão poderosa é a empresa de Elon Musk.

Os benefícios de se alcançar os foguetes recicláveis são muitos. O mais notável é a diminuição dos custos de lançamentos de foguetes.

Um lançamento do Falcon Heavy, foguete reciclável da SpaceX, custa, em média, 90 milhões de dólares. Já um lançamento de um foguete da NASA custa cerca de 350 milhões, quase 4 vezes mais.

A parceria entre NASA e SpaceX

A primeira parceria entre NASA e SpaceX para enviar um foguete tripulado para o espaço teve seu desfecho em maio de 2020, quando o foguete Crew Dragon enviou dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional.

Na ocasião, o Crew Dragon, evolução do Dragon (foguete que tinha capacidade apenas para carregar objetos), tinha capacidade de transportar até duas pessoas. A SpaceX ainda afirmou que sua meta era aumentar a capacidade de tripulação da nave para 4 pessoas.

Esse voo foi um marco na história da humanidade, pois foi o primeiro voo tripulado para o espaço desde 2011, ano em que o programa de ônibus espaciais foi encerrado.

Em novembro de 2020 um novo voo partiu do solo norte americano. A missão Crew-1 levou os tripulantes Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi e marcou o início da operação Commercial Crew, que permite que os Estados Unidos enviem tripulantes ao espaço sem depender de outros países.

A primeira expedição tripulada em um foguete reciclado

No último dia 23, NASA e SpaceX enviaram um foguete tripulado com quatro astronautas a bordo em direção à Estação Espacial Internacional. Esse é o primeiro voo da história a entrar em órbita com o uso de um foguete auxiliar reciclado.

A cápsula Endeavour, utilizada no último lançamento, também foi utilizada na missão espacial de maio de 2020, o que mostra que a tecnologia desenvolvida pela empresa de Elon Musk está indo no caminho certo.

O foguete decolou às 5h49, no horário da Flórida. A equipe deve permanecer em órbita por seis meses fazendo manutenções e experimentos.

Parceria entre NASA e SpaceX para ir até a Lua?

Você acredita que o homem já pisou na Lua ou acredita que aquelas imagens são truques e que na verdade nós nunca sequer saímos do nosso planeta? Bom, parece que o próximo passo da parceria entre NASA e SpaceX é colocar um fim nessa dúvida.

No último dia 17 a NASA anunciou que fechou a parceria com a empresa de Elon Musk para ir até a Lua novamente. O contrato foi fechado em 2,89 bilhões de dólares e deve ser a primeira missão a levar uma mulher para a Lua.

A parceria é parte do projeto Artemis, da NASA, que planeja a volta da humanidade à Lua em 2024. A ideia é que o Space Launch System, da NASA, lance os tripulantes na cápsula Orion.

Quando os tripulantes estiverem em órbita lunar, deixarão a Orion e irão para a HLS Starship, nave da SpaceX, que levará os astronautas para a Lua. Após isso, os viajantes galáticos devem voltar para a cápsula Orion e, então, retornar à Terra.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.