Como seu talento pode se tornar um negócio digital? Guia completo para iniciantes

Saiba quais são as principais vantagens de um negócio digital e as etapas necessárias para criar um empreendimento online de sucesso.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Como seu talento pode se tornar um negócio digital? Guia completo para iniciantes

Antes de te explicarmos o passo a passo para transformar o seu conhecimento em um negócio digital, quero te convidar a fazer uma reflexão.

Imagine que você dedicou 4 anos da sua vida para concluir a faculdade de administração. Ao longo desses anos, você desenvolveu vários conhecimentos da área, mas se tornou um especialista em gestão de recursos.

Agora, pense em quantos microempreendedores declararam falência pelo simples fato de não saberem gerenciar os recursos de suas microempresas. Eles não possuíam consciência do que a falta desse conhecimento poderia gerar.

Porém, você tem a solução para os problemas que a grande maioria desses microempresários enfrentam. Logo, você tem um produto em “mãos”.

Para ficar mais claro, vou te demonstrar um exemplo. Suponhamos que você consiga unir todo o seu conhecimento em gestão de recursos, de forma clara, em uma sequência de videoaulas e você a venda pelo preço de R$ 297,00.

Se você vender, mensalmente, essa sequência de aulas para 15 microempreendedores, você estará gerando uma receita mensal de R$ 4.455,00. Além disso, você estará ajudando cerca de 180 microempresas, de forma direta, ao longo de 1 ano.

Interessante, não? O mais legal, é que esse modelo de negócio pode ser aplicado para qualquer conhecimento que você tenha!

Quer saber mais como transformar o seu talento em um negócio digital? Então, confira os tópicos que você verá neste artigo:

  • O que é infoproduto?
  • Quais as 4 principais vantagens de um negócio digital?
  • Quais as 6 etapas para criar um negócio digital de sucesso?

Vamos lá?

O que é infoproduto?

Mulher adulta estudando através de um curso online.


Sendo uma das melhores alternativas para se iniciar um negócio online, o infoproduto é um produto digital que é comercializado e consumido na internet. Existem vários tipos de infoprodutos. Por exemplo, temos: ebooks, cursos onlines, áreas de membros e etc….

No exemplo citado na introdução deste artigo, falávamos de um curso online. Em um curso online, você irá transmitir o seu conhecimento de forma aprofundada e seguindo uma ordem lógica. Além disso, é importante que você preste suporte para os seus alunos, sanando suas dúvidas e resolvendo possíveis problemas.

Dessa forma, você consegue monetizar o seu conhecimento e entregar uma transformação para seus clientes.

Os infoprodutos estão ganhando cada vez mais destaque no mercado. É possível encontrar diversas empresas que obtiveram um enorme faturamento com a venda de infoprodutos. Como exemplo, temos a Wiser Educação.

A Wiser Educação é uma holding que reúne algumas marcas como a WiseUp, meuSucesso.com e entre outras.

A Wise Up é uma das maiores escolas de inglês da América Latina e, recentemente, criou seu curso de inglês online, o Wise Up Online.

Já o meuSucesso.com, é uma escola online que traz conteúdos práticos sobre empreendedorismo através da experiência de grandes nomes do mercado brasileiro.

São dois grandes exemplos do poder que a venda de infoprodutos tem nos dias de hoje.

Além desses, existem centenas de outros exemplos que confirmam o poder de lucro e escalabilidade que um infoproduto tem.

Com a evolução do padrão de consumo do consumidor e com o amadurecimento do mercado digital, ter um negócio digital deixou de ser uma boa escolha e passou a ser uma necessidade.

Quer entender quais são as principais vantagens de se criar um negócio online? Então, confira o próximo tópico.

Quais as 4 principais vantagens de um negócio digital?

Como dissemos anteriormente, o mercado digital está em constante evolução e as pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprarem e consumirem um produto ou serviço na internet.

Mas você se engana ao achar que essas são as únicas vantagens de se ter um negócio online. Confira, agora, as 4 principais vantagens de um negócio digital.

1. Baixo custo inicial

Você pode construir um negócio online, inicialmente, da sua casa e utilizando um computador, ou celular, com conexão à internet.

Logo, você não terá despesas com aluguel de ponto comercial, compra de móveis, contas de água e luz de um novo estabelecimento e nem despesas para contratar funcionários, visto que você pode iniciar a sua operação de forma enxuta e sozinho.

Com tempo e uma plataforma que te dê suporte na monetização do seu conhecimento, você pode iniciar um negócio digital com custos muito inferiores aos de um negócio físico.

Mulher calculando os custos da sua empresa.

2. Empreenda de qualquer lugar

Como dito anteriormente, você pode tocar o seu negócio através de um computador, ou celular, com conexão à internet. Isso permite que você possa trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar que você tenha acesso à internet.

Além desse benefício, a liberdade geográfica proporcionada por um negócio digital pode ser utilizada por aquelas pessoas que desejam criar algum projeto que complemente a renda do seu trabalho CLT.

Uma imagem do planeta Terra, uma mala de viagem vermelha, uma câmera fotográfica e um avião.

3. Venda 24 horas por dia 7 dias por semana

Ao criar uma estrutura capaz de vender o seu infoproduto sem que você precise estar presente você ganha a possibilidade de vender a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Imagine que você criou o seu curso online e o cadastrou em uma plataforma que irá hospedá-lo, fazer o processamento da compra e liberar o acesso pro seu cliente, assim que o pagamento for confirmado.

Diante dessa situação, as pessoas interessadas em comprar seu infoproduto, podem fazê-lo até mesmo se você estiver dormindo no final de semana.

Observe a Voitto. Uma pessoa que nos conheceu através do nosso Instagram, Blog ou LinkedIn e se interessou em comprar algum de nossos cursos, não precisa esperar que um de nossos representantes comerciais entre em contato.

Basta fazer um cadastro na nossa plataforma, efetuar o pagamento e ter acesso imediato ao curso que deseja. Isso pode ser feito a qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia.

Homem contente com a quantidade de vendas realizadas e com o lucro obtido.

 4. Ganhe poder de escala

A venda de infoprodutos pode ser um negócio altamente escalável, visto que o custo de produção de um produto digital é único, independente se você vai vender 10 ou 10.000 unidades.

Diante desse cenário, é possível que você invista na aquisição de novos clientes sem ter nenhum custo adicional com o produto.

Imagine grandes empresas que vendem o mesmo curso para dezenas de milhares de alunos.

Imagine poder dar uma aula para mais de 1.000 pessoas com a mesma qualidade e o mesmo esforço de dar a mesma aula para apenas 1 pessoa.

Empreendedor utilizando o notebook para analisar o crescimento exponencial da sua empresa.


Muito bom, não?


Se essas 4 vantagens te convenceram a criar o seu próprio negócio online, confira, no próximo tópico, quais são as 6 etapas para criar um negócio digital de sucesso.

Quais as 6 etapas para criar um negócio digital de sucesso? 

Você entendeu o que é infoproduto e conheceu as 4 principais vantagens de criar um negócio digital.

Diante de todas essas informações, é natural que você queira transformar o seu conhecimento em um produto e vendê-lo através da internet.

Mas você deve estar se perguntando, “como eu posso criar um negócio digital de sucesso?”.

E buscando sanar suas dúvidas, trouxemos as 6 etapas necessárias para você criar o seu primeiro negócio digital. Confira!

Um homem e uma mulher trabalhando em uma empresa digital através de um computador.

1. Definir o nicho em que você irá atuar

O nicho de mercado, nada mais é que o segmento de mercado em que sua empresa irá atuar.

Ao ter um nicho de mercado bem segmentado, você consegue criar uma estratégia de vendas forte e atrair o público-alvo desejado com maior facilidade.

Por exemplo, imagine que você é um adulto e deseja aprender a falar inglês. Você dará preferência a um professor especialista em ensinar inglês para adultos e voltado para o mercado de trabalho ou a uma pessoa que ensina inglês para o público em geral?

Quanto mais segmentado for o seu negócio, maior a chance de você conseguir novos clientes e se defender da concorrência.

2. Estruture o seu modelo de negócio

Segundo o SEBRAE (2016), “o modelo de negócio é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”.

Essa etapa é muito importante, pois é nela que você definirá qual é a sua proposta de valor, quais serão seus canais de vendas, quem será o seu público-alvo e diversos outros fatores.

3. Estude o tamanho do mercado em que você deseja atuar

De nada adianta você ser especialista em um assunto e criar um curso extraordinário, se não tiver ninguém interessado em comprá-lo.

Devido a esse fator, é muito importante que você faça uma pesquisa de mercado para identificar o tamanho da demanda pelo serviço que você está oferecendo.

Além do tamanho, identifique se esse mercado possui uma demanda crescente ou decrescente.

Esse estudo permitirá que você tome decisões mais assertivas e tenha melhores resultados.

4. Utilize o marketing digital para impulsionar suas vendas

O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas da atualidade. Através dele, você pode aumentar o número de suas vendas e o alcance da sua empresa com um investimento muito menor do que as formas tradicionais de marketing.

Por exemplo, se você não quiser investir dinheiro, você pode criar estratégias orgânicas como o marketing de conteúdo ou a monetização da audiência que você já tem.

Se você quiser acelerar os seus resultados e potencializar seus ganhos, você pode investir em anúncios pagos nas plataformas do Facebook Ads e Google Ads.

Diferente das formas de anúncios mais tradicionais, o Facebook e Google Ads são mais baratos de anunciar e trazem maiores resultados.

Porém, se você quiser ter resultados extraordinários e criar uma empresa sólida, é importante que você utilize as duas estratégias. Desenvolva o marketing de conteúdo e potencialize seus resultados com anúncios pagos.

Além dessas duas estratégias, existem inúmeras outras que podem aumentar sua taxa de conversão, o alcance da sua empresa e entre outros benefícios.

5. Teste o seu mínimo produto viável 

O mínimo produto viável (MVP) é a versão mais simples, que pode ser comercializada, do seu produto.

Essa etapa é muito importante porque é através dela que você irá validar a solução que você desenvolveu.

Após ter validado a sua ideia, você pode desenvolvê-la ainda mais e fazer maiores investimentos na estruturação do seu projeto.

6. Escolha uma boa plataforma para ter o suporte necessário e ter sucesso em seu negócio digital

Por fim, mas não menos importante, você deve escolher uma boa plataforma que te auxilie a realizar as vendas dos seus produtos na internet. Isso permite que você automatize alguns processos e possa focar em gerar conteúdo e vender seu infoproduto.

Visando trazer uma solução mais acessível àqueles que desejam empreender na internet e não sabem por onde começar, o Grupo Voitto criou o projeto Voitto Academy.

A Voitto Academy trará toda a expertise em educação online adquirida pelo Grupo Voitto, ao longo dos 13 anos de empresa, para impulsionar o seu negócio digital.

Nela, você contará com diversas instruções e com uma estrutura que lhe permitirá dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo digital e criar um negócio lucrativo.


Ficou interessado? Traremos maiores informações, em breve!

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

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