O que é Neuromarketing?
Dica bônus
Como funciona o Neuromarketing?
Como usar o Neuromarketing?
Como as empresas têm utilizado o Neuromarketing em seus negócios?
Dica de ouro!

Como o neuromarketing pode te ajudar a vender mais? Veja aqui!

Descubra quais são as estratégias que o neuromarketing utiliza para te fazer adquirir certo produto por meio de gatilhos mentais e outras técnicas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o neuromarketing pode te ajudar a vender mais? Veja aqui!

Você já parou para pensar no que faz você tomar uma decisão de compra? Muitas podem ser as opções, mas é o Neuromarketing quem busca responder essa questão com assertividade.

Nesse sentido, pode ser muito subjetivo entender a lógica de consumo por trás do cliente. Porém, buscar entender o comportamento do consumidor é essencial para a sua prospecção.

Assim, seja para aumentar suas vendas de maneira online ou não, o Neuromarketing lhe proporcionará respostas claras sobre o comportamento do seu consumidor. Se você se interessou, fique aqui conosco, pois separamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é Neuromarketing?
  • Como funciona o Neuromarketing?
  • Como usar o Neuromarketing?
  • Como as empresas têm utilizado o Neuromarketing em seus negócios?

Vamos à leitura?

O que é Neuromarketing?

O Neuromarketing é responsável pela união entre neurociência e marketing. Sua principal tarefa é compreender o que faz o cliente optar por determinado produto ao invés do outro.

Nesse sentido, um fato muito curioso é que nem mesmo a pessoa que comprou um produto ou serviço sabe o que a fez tomar tal decisão.

Ou seja, não é possível conseguir essas respostas apenas solicitando ao consumidor o preenchimento de um simples formulário.

Isso porque, o processo de tomada de decisões acontece de forma inconsciente e não racional. Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, nós te daremos uma dica sensacional. É só conferir abaixo!

Dica bônus

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Como funciona o Neuromarketing?

O Neuromarketing funciona ao identificar os estímulos responsáveis por acionar cada parte do cérebro.

Por exemplo, podemos descobrir se determinado anúncio na internet faz com que o cliente aja por impulso ou seja cauteloso na hora de decidir. Desta forma, podemos elaborar plano de marketing mais assertivo para diferentes modelos de negócio.

Como usar o Neuromarketing?

Dentro da área do Neuromarketing, podemos usar algumas estratégias na hora de estruturar o processo de vendas. Eu aposto que você se identificará com várias dessas estratégias que iremos apresentar abaixo.

Uso de imagens nas campanhas de Marketing

Este recurso é muito interessante, pois torna mais fácil o processo de interpretação e entendimento do consumidor.

Uma imagem impactante consegue fazer com que a pessoa preste mais atenção no produto que é ofertado.

Conexão entre pessoas

Quando o consumidor se enxerga e se sente representado na comunicação de uma empresa, as chances de ele vir a comprar esse produto é muito maior.

Desta forma, é comum ver propagandas que mostram pessoas interagindo com o produto ou serviço que é ofertado.

Psicologia das Cores

Há uma área do marketing exclusiva para melhor escolher as cores de uma determinada marca ou campanha.

Sabe o porquê de ser tão importante fazer a escolha correta das cores?

Porque da mesma forma que determinado estímulo aciona determinada parte do nosso cérebro, cada cor consegue gerar diferentes emoções em nosso consumidor.

Então você pode trabalhar com elas para que seu cliente se conecte com as emoções das quais você deseja.

Por exemplo, o vermelho, ativa o senso de urgência, o azul gera confiança e o verde significa saúde e crescimento.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são frases ou palavras que são usadas em diferentes contextos com o objetivo de gerar ações no consumidor de maneira inconsciente.

Com certeza você já se deparou com diferentes tipos de gatilhos mentais. Lembra aquela vez que você estava reservando um hotel, e o site disse que restava apenas 1 quarto com esse valor? Pois bem, esse era um gatilho mental de escassez.

Ou se não, quando você estava vendo televisão e viu diversas pessoas dizendo que determinado produto é excelente e mudou a vida delas. Neste caso, foi usado um gatilho de prova social

99 Centavos não é igual a 1 real

De fato, esta informação é verdadeira. Mas sabemos que na prática não é bem assim que funciona, e os valores acabam sendo praticamente iguais.

Este número quebrado traz a sensação no cliente de estar pagando menos por um determinado produto. Desta forma, faz com que ele realize a compra.

Como as empresas têm utilizado o Neuromarketing em seus negócios?

Um case muito famoso quando se trata da utilização do Neuromarketing, é o da grande marca de sopas enlatadas, a Campbell.

Em um estudo em parceria da Innerscope Research Inc., a companhia usou da neurociência para identificar os estímulos gerados nos consumidores.

A pesquisa consistia em buscar compreender o porquê as pessoas se sentiam confortáveis ao tomar uma sopa em casa, mas não tinham o mesmo sentimento na hora de comprar. Após o estudo, a marca teve diversos insights para realizar mudanças na embalagem.

Foi adicionado uma fumaça saindo da sopa, pois foi observado que as pessoas tinham uma melhor resposta para quando a sopa estivesse quente.

Além disso, a logo foi posicionada na parte inferior da embalagem e a colher foi removida, fazendo com que a fumaça ganhasse maior destaque.

Dica de ouro!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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