O que é o Excel?
Nível Básico
Nível Intermediário
Nível Avançado
Invista em você!

Conheça os Níveis de Excel e entenda como essa ferramenta pode te auxiliar!

Entenda as funções dos diferentes Níveis de Excel e ainda, como essa ferramenta pode te auxiliar nas tarefas do dia-a-dia!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça os Níveis de Excel e entenda como essa ferramenta pode te auxiliar!

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente e, consequentemente, é uma das ferramentas mais desejadas nos processos seletivos dos dias atuais.

Mas você conhece os Níveis de Excel e quais funções cada um desses níveis engloba?

Caso sua resposta tenha sido não, fique tranquilo, há muitos pontos conflitantes nesse assunto e eu vou te explicar tudo o que você precisa saber para se destacar nos processos seletivos ou, quem sabe, se capacitar ainda mais!

Para isso, continue a leitura a seguir e entenda tudo sobre os Níveis de Excel.

  • O que é o Excel?
  • Nível Básico 
  • Nível Intermediário 
  • Nível Avançado
  • Invista em você! 

Vamos lá?

O que é o Excel? 

Antes de entendermos quais os Níveis de Excel existentes, é importante compreender o que é o Excel.

Sendo assim, o Excel é uma ferramenta que possibilita a criação de planilhas eletrônicas. Logo, atualmente é muito utilizado na organização das empresas, isso porque possibilita muitas variações e concatenações.

O Excel é um programa criado em 1987 pela Microsoft e desde então vem passando por várias atualizações e modificações.

Como consequência disso, existem diferentes níveis de conhecimento nessa ferramenta: o nível básico, nível intermediário e nível avançado.

Continue a leitura para saber mais sobre quais as funções do Excel uma pessoa que possui conhecimento nível básico possui!

Nível Básico 

O conhecimento de quem domina o nível básico do excel geralmente se dá por dois motivos: primeiro contato com a ferramenta e falta de prática.

O primeiro contato com a ferramenta diz respeito àquelas pessoas que estão tendo o primeiro contato com a ferramenta no dado momento, seja no primeiro trabalho ou em um trabalho da faculdade.

Já o segundo grupo, o da falta de prática diz respeito àquelas pessoas que têm algum nível de conhecimento no Excel, se inscreveram em cursos, mas não têm a oportunidade de colocar em prática seu conhecimento e acabam esquecendo as funções da planilha eletrônica.

Sendo assim, agora iremos conhecer alguns detalhes do nível básico do Excel.

De maneira geral, o nível básico do excel é quando o usuário da plataforma tem capacidade elaborar e estruturar bem uma planilha. De modo que, as operações matemáticas básicas também precisam estar incluídas nesse processo.

Além disso, o nível básico também inclui os processos de mesclas de células, inserir gráficos e mover planilhas.

Dessa forma, agora que você já entendeu como avaliar se seu nível de excel é o básico, ou não, que tal entender mais sobre o nível intermediário?

Mas antes, aproveite essa oportunidade incrível que preparamos para você que quer adentrar no mundo do Excel!

Nível Intermediário

Diferentemente do nível básico, o nível intermediário diz respeito aos usuários que já possuem um conhecimento maior da ferramenta. Ou seja, são pessoas que já tiveram mais oportunidades de conhecer e se aprofundar nos cursos de Excel.

Existem também algumas pessoas que colocam esses dois níveis em um mesmo grupo, nomeado de: nível básico-intermediário.

Sendo assim, as principais funções exercidas para quem está nesse nível são: as fórmulas lógicas, tabela dinâmica, fórmula de texto, PROC.V e congelamento de painéis.

Desse modo, você deve estar se perguntando, mas o que significa essas nomenclaturas?

Bom, de modo geral, o nível intermediário engloba funções e fórmulas de texto que devem ser dominadas. Essas fórmulas de texto são:

  • ESQUERDA; 
  • DIREITA; 
  • ENT.TEXTO; 
  • LOCALIZAR; 
  • NÚM.CARACT; 
  • SUBSTITUIR; 
  • CONCATENAR, etc. 

E ainda, existem algumas funções que se confundem de qual nível são. Então, se seu nível de Excel é o básico-intermediário você deve dominar as seguintes funções:

  • SOMA; 
  • SOMA.SE e SOMASES;
  • CONT.SE e CONT.SES;
  • PROC.V.

Portanto, se você domina os níveis básicos e intermediários do Excel, a chance de você se destacar em um processo seletivo é grande. Isso porque a grande maioria das empresas precisa de profissionais que apresentem o domínio dessa ferramenta.

Interessante, não é mesmo?

Quer se destacar ainda mais e entender quais são os pré-requisitos básicos para integrar o seleto grupo que domina o nível avançado de Excel? Então continue a leitura a seguir!

Nível Avançado

Agora que você já entendeu um pouco mais dos dois primeiros níveis de excel, que tal entender mais quais as funções uma pessoa que domina o nível avançado deve dominar?

Sendo assim, no excel avançado já é possível combinar fórmulas, combinar funções, criar tabelas dinâmicas e, ainda, editar macros.

Se em cada nível existe uma infinidade de possibilidades dentro da planilha do Microsoft Excel, no nível avançado não seria diferente. Quem domina o nível avançado da planilha pode criar diversas funções de automatização, o que é fundamental para uma empresa e para se destacar em um processo seletivo.

Dito isso, algumas das funções que o nível avançado pressupõe, são:

  • Formatação condicional;
  • Fórmulas matemáticas, financeiras ou de engenharia; 
  • Gravar e editar macros;
  • Validação de dados;
  • Ferramentas de análise e outras.

Além de tudo isso, é necessário ressaltar que ao contratar um funcionário com nível avançado de excel no currículo a empresa economiza tempo e otimiza planilhas essenciais para a organização do negócio.

Invista em você!

E aí, gostou de saber mais sobre os Níveis de Excel e gostaria de investir na sua carreira? Então não perca essa oportunidade que preparamos para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Primeiros passos no Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.