A North Star Metric (NSM), também chamada de “métrica estrela guia”, orienta os esforços de uma empresa em direção aos objetivos de negócios e sucesso do cliente.
O sucesso de um empreendimento vai muito além do conhecimento dos gestores acerca do operacional. Isso se deve ao fato de que o acompanhamento dos indicadores é o ponto-chave quando o assunto é o direcionamento correto. Para auxiliar nesse processo, uma métrica muito utilizada é a North Star Metric.
Apesar de ser uma técnica relativamente nova, muitas startups e empresas conhecidas começaram a incorporar a North Star Metric ao gerenciamento de resultados. Afinal, ela agrupa todos os objetivos da organização e os resume a uma única meta, sendo a mais importante para que se alcance os objetivos esperados.
Se você ainda está confuso sobre o tema e quer aprender como usar a North Star Metric na sua organização, não se preocupe! Aqui você encontrará tudo que precisa saber a partir dos seguintes pontos:
● O que é North Star Metric?
● Como funciona a estratégia North Star Metric??
● Exemplos de empresas que utilizam a North Star Metric.
A North Star Metric (NSM) é uma métrica idealizada e validada no Vale do Silício. O local é um dos polos mais inovadores do mundo e concentra inúmeras empresas, principalmente as de tecnologia.
Traduzida como a métrica da estrela guia, a metodologia tem como principal objetivo o foco no crescimento sustentável a longo prazo. A partir dela, os gestores conseguem identificar qual o principal valor que o seu produto ou serviço deve entregar aos consumidores e assim conseguem medi-lo.
A NSM é um dos conceitos base para a criação do Growth Hacking. Isso significa que essa métrica de vaidade ajuda a proporcionar crescimento acelerado a partir da avaliação de perfil de equipes, busca por ferramentas inovadores de marketing e possibilidade de otimização embasadas.
Contudo, como a North Star Metric funciona na prática? Entenda mais a seguir.
Toda empresa deve saber com precisão qual é o valor que quer entregar para o usuário. Apesar de existirem diversas metas, esse valor deve ser único e objetivo. Por isso, a North Star Metric foca apenas em atingir valor para os clientes e na retenção de clientes.
Ter como norte principal o valor que a empresa quer oferecer é fazer com que no dia a dia isso não seja deixado de lado. Por isso, a equipe de produtos deve focar em proporcionar experiências por completo, pois é essencial.
Um exemplo prático é um supermercado que busca que os clientes comprem mais, sendo as compras por cliente NSM. Para isso, tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes. Ou seja, o layoutdos produtos, a disposição das seções, a agilidade das filas, a variedade de itens encontrados e o estacionamento.
Querendo ou não, a união de todos esses fatores interfere na North Star Metric do caso. Não adianta ter um tempo de espera curtíssimo se a variedade de produtos não abrange uma compra maior, por exemplo.
Agora que você já entende o que é e como funciona a North Star Metric, nada mais importante do que entender casos práticos e poder se inspirar em empresas de renome. Por isso, confira a NSM de companhias mundialmente conhecidas no próximo tópico.
Se você quer entender na prática como funciona a North Star Metric, nada melhor do que se espelhar em grandes cases de sucessos. Por isso, separamos para você exemplos de empresas conhecidas que utilizam essa metodologia para nortear os seus negócios. Confira!
Um dos maiores cases de sucesso quando se pensa na utilização da NSM é a Netflix. A empresa passou por um profundo processo de entendimento de qual seria a métrica guia e encontrou que o indicador mais importante é o tempo em que o assinante fica na plataforma assistindo aos filmes.
É muito interessante ressaltar que o foco é no período em que o usuário está consumindo conteúdo. Afinal, o tempo despendido navegando entre as opções pode ser incômodo para os assinantes. Logo, a empresa investe em ter melhores indicações e também uma interface mais atraente.
Outra empresa que utiliza a North Star Metric é o Airbnb. Para eles, mais importante do que os números de clientes e o número de usuários ativos é a quantidade de noites reservadas em cada estadia e a frequência com que acontece a reserva.
Por possuir muitos concorrentes como hostels e hotéis, a quantidade de noites reservadas indica se a plataforma está cumprindo com o esperado e não está perdendo para os concorrentes.
Além disso, essa métrica também valida a qualidade das acomodações oferecidas. Diferente das outras plataformas, o Airbnb não possui quartos ou casas próprias e está aberto para que as pessoas ofereçam seus ambientes por curto prazo.
A Meta (Facebook)também utiliza a NSM como base para acompanhar os seus resultados. Para a companhia, o indicador mais importante é o tempo de engajamento no feed e a venda de produtos digitais. Nesse caso, vale ressaltar dois pontos:
As redes sociais competem entre si justamente no tempo em que os usuários passam nela. Por isso, quanto maior for o resultado desse indicador, mais chances a empresa tem de monetizar propagandas e alcançar mais pessoas.
Além disso, não é contabilizado o tempo em que o usuário está com a rede social aberta em segundo plano. Afinal, isso pode significar perda de interesse do mesmo.
A Uber também utiliza a North Star Metric para acompanhar o sucesso de seus negócios. Os gestores e estrategistas da empresa chegaram à conclusão que o valor entregue ao cliente pode ser acompanhado através do número de corridas diárias.
Através desse indicador é possível chegar a dados como:
O Walmarté uma das principais redes de lojas dos Estados Unidos e também utiliza a North Star Metric para entender o perfil de seus clientes. O Walmart faz uso de apenas uma métrica: as compras por usuário.
Além da métrica estar diretamente relacionada à receita da empresa, também fornece informações como por exemplo, as sessões nas quais foram visitadas e quais produtos são mais frequentes de serem consumidos em conjunto.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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