O que é Algoritmo?
Para que servem os Algoritmos?
Como funciona um Algoritmo?
Tipos de Algoritmos
Dicas para usar o Algoritmo a favor do marketing digital
Agora é a hora de dar o primeiro passo!

O que é Algoritmo? Entenda mais sobre esse conceito amplamente usado!

Nas redes sociais, muito se fala sobre a influência do algoritmo. Mas você sabe qual o seu conceito? Entenda de forma descomplicada!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Algoritmo? Entenda mais sobre esse conceito amplamente usado!

O conceito de algoritmo é o mais fundamental que existe na área da computação. Esse termo se popularizou bastante principalmente devido às redes sociais, já que eles controlam esses ambientes virtuais, além de gerarem uma série de polêmicas envolvendo privacidade de dados e publicidade abusiva.

Eles influenciam diversos aspectos de nossas vidas como os anúncios que vemos, vídeos recomendados e sugestões de filmes. E ainda mais: diversas empresas estão implementando algoritmos em seus processos seletivos, selecionando os melhores candidatos para determinada vaga.

Todas essas características demonstram porque entender esse conceito é muito importante. Por isso, nesse artigo vamos te explicar mais sobre o assunto por meio dos seguintes itens:

  • O que é Algoritmo?
  • Para que servem os Algoritmos?
  • Como funciona um Algoritmo?
  • Tipos de Algoritmos
  • Dicas para usar o Algoritmo a favor do marketing digital

Vamos lá!

O que é Algoritmo?

Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos necessários para executarmos uma  tarefa. Em outras palavras, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas.

Sua origem é incerta, mas o primeiro algoritmo realmente pode ser considerado o Algoritmo de Euclides, um famoso matemático grego. Entretanto, o termo “algoritmo” surgiu somente na Idade Média, devido ao persa Al-Khwarizmi, que desenvolveu o sistema numérico que utilizamos até hoje.

O conceito foi praticamente reinventado por Alan Turing e Alonzo Church, considerados os pais da ciência da computação. De acordo com eles, “é um conjunto não ambíguo e ordenado de passos executáveis que definem um processo finito”.

Para que servem os Algoritmos?

Algoritmos pode ser utilizados em diversas situações que envolvem raciocínio lógico e organização ou otimização de processos.

Quando nos deparamos com uma receita culinária, por exemplo, estamos vendo um algoritmo rudimentar, cuja função é instruir o cozinheiro a utilizar os ingredientes, seguindo os passos para fazer o prato.

Porém, sua aplicação mais relevante hoje em dia é na área da ciência da computação.Eles fazem parte da construção de qualquer programa de computador, desde uma rede social até um software de automação. Claro que estamos falando de algoritmos bastante complexos e estruturados nesses casos.

Um exemplo disso são os algoritmos das plataformas de streaming, que utilizam suas informações de preferência para te apresentar conteúdos de seu interesse. Eles estão cada vez mais refinados, principalmente por conta dos avanços no campo da inteligência artificial e machine learning.

Essas sequências de instruções são amplamente usadas em linguagens de programação. Esses são os meios pelos quais é possível se estruturar um algoritmo.

Como funciona um Algoritmo?

Um algoritmo funciona da seguinte forma: uma informação de entrada (input) passa por diversas etapas que poderão alterar seu estado, gerando uma informação de saída (output). Teoria demais? Vamos ver um exemplo simples.

Imagine se estivéssemos fazendo um bolo. Primeiramente, teríamos que ter os ingredientes (que serviriam como nossos inputs). Com eles, faremos uma série de etapas sequenciais: quebrar os ovos, misturá-los com a farinha, acrescentar o leite, e assim por diante.

Depois que o cheirinho de bolo assado estivesse no ar, teríamos nosso output. Vários códigos de programação adotam essa estrutura básica. Um exemplo de algoritmo é o das redes sociais, que analisam seus interesses como inputs para definir qual publicidade irá te atrair mais.

Para construir um algoritmo, o primeiro passo é definir o problema a ser resolvido. Depois, fazemos uma análise para elaborar a sequência de passos que irão solucioná-lo. Por fim, traduzimos esses passos em uma linguagem de programação.

Só que os códigos de programação utilizam vários algoritmos diferentes para executar diferentes tarefas, organizados em blocos de informações. Ou seja, geralmente, em um mesmo código temos diversos algoritmos para fazer aquele programa funcionar.

Vamos ver um exemplo mais claro: você precisa ir do lugar A para o B, e decide usar um app de GPS. Quando você inserir o destino, o aplicativo vai utilizar um algoritmo para verificar as rotas disponíveis, um para a intensidade de tráfego e, por fim, um terceiro algoritmo deve fazer a melhor opção de trajeto de acordo com essas informações.

Tipos de Algoritmos

Agora que você entendeu o que é um algoritmo e como ele funciona, vamos te mostrar alguns dos tipos mais usados na programação:

1. Descrição narrativa

A descrição narrativa é o modo mais comum em que podemos encontrar um algoritmo, até em nosso dia a dia. Ela consiste simplesmente em um relato, uma história, que mostra o passo a passo para resolver determinado problema.

A vantagem desse tipo é que ele é mais fácil de ser elaborado e de ser entendido, porque é escrito em umalinguagem comum.

A desvantagem é que a linguagem às vezes abre espaço para duplas interpretações, o que pode causar dúvidas e fazer com que o algoritmo perca um pouco de sua objetividade.

O trabalho de um cientista da computação é justamente transformar essa descrição narrativa construída em nossa linguagem para uma série de comandos que o computador faz a leitura e compreende.

2. Fluxograma

fluxograma é uma ferramenta que possibilita simplificar e compreender qualquer processo, permitindo a visualização de todas as suas etapas. Por meio dele, podemos identificar gargalos, possibilidades de melhoria e gerar mais eficiência.

Ele é baseado na organização de informações com a utilização de símbolos. Existem diversos tipos de formas gráficas para representá-las: inputs, etapas, decisões, outputs, etc. Essas formas podem variar de acordo com o modelo adotado.

No caso de nosso interesse, ele é uma maneira de representação gráfica de um algoritmo, descrevendo suas etapas do início ao fim.

3. Pseudocódigo

O pseudocódigo já é o mais próximo que temos das linguagens de programação. Trata-se de uma série de comandos para executar uma tarefa. Porém, ele não é escrito em uma linguagem de programação, apesar de utilizar a mesma lógica.

Por isso, é muito utilizado para fins didáticos, auxiliando no estudo da lógica de programação para os iniciantes. Além disso, ele pode ser utilizado também para representar a ideia do código, como se fosse um rascunho.

Isso auxilia a organizar os projetos, estruturando o funcionamento. Depois que o “esqueleto” estiver pronto, é necessário apenas escrever o código de programação em si na linguagem escolhida.

Dicas para usar o Algoritmo a favor do marketing digital

Os algoritmos são amplamente utilizados em áreas robustas, com códigos extremamente complexos e no marketing digital não seria diferente.

E, por isso, profissionais que entendem como o algoritmo funciona, tendem a ter um resultado melhor no marketing digital. Confira alguns benefícios para utilizá-lo a seu favor:

Escolha adequada dos canais de comunicação

Se o responsável de marketing conhece o motivo da campanha e qual a melhor estratégia a ser usada, é simples realizar a identificação de como funciona o algoritmo de cada rede social e, com isso, escolher o mais adequado para seu produto.

Criar bons conteúdos é fundamental

Esse é um passo fundamental para obter sucesso em qualquer rede social. Uma coisa é certa, todas as plataformas possuem um objetivo em comum: tornar a experiência do usuário a melhor possível. E por isso, é imprescindível que você crie conteúdos de qualidade e relevantes.

Busque estar atento às novidades no mercado e criar suas estratégias com o que estiver em alta no momento.

Fique de olho nas atualizações

Os algoritmos sempre estão sendo atualizados, essa é uma forma de evitar o uso de práticas ruins. Um exemplo claro é o Google, existe uma estimativa que a empresa realize cerca de 500 atualizações anuais em seu algoritmo PageRank.

Por mais que ocorram várias atualizações durante o ano, as principais e mais importantes sempre serão divulgadas. E cabe ao profissional de marketing entender como funciona e buscar a melhor forma de utilizá-las a seu favor.

Agora é a hora de dar o primeiro passo!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.