O que é Bioengenharia e qual sua relevância?
O que faz um bioengenheiro?
Quais são as principais aplicações da Bioengenharia?
Mercado de Trabalho em Bioengenharia
Quanto ganha um bioengenheiro?
Ferramentas essenciais para qualquer engenheiro!

O que é Bioengenharia? Conheça mais sobre essa área que só cresce mundo afora!

Dos nanorrobôs até a reconstrução de tecidos, esse novo ramo inovador da Bioengenharia conduz as descobertas mais revolucionárias desse século.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Bioengenharia? Conheça mais sobre essa área que só cresce mundo afora!

A Bioengenharia, também chamada de Engenharia Biológica, é uma nova área que aplica a parte de exatas da engenharia em conjunto com a área de saúde da biologia em busca de novas soluções e tecnologias que unam esses setores.

Dessa forma, está cada vez mais claro que a tecnologia está guiando o futuro de todas as áreas de trabalho.

E o melhor dos dois mundos, a bioengenharia nasce da necessidade de se aplicar as ferramentas e conhecimentos envolvidos em um curso de engenharia, nos campos de estudo da biologia, como nasaúde, por exemplo.

Assim, a bioengenharia está envolvida no desenvolvimento das tecnologias mais modernas e inovadoras no que se refere aos meios naturais, sendo responsável pela evolução de dispositivos médicos, agrícolas, energéticos e muito mais!

Quer aprender sobre o universo da bioengenharia? Então continue a acompanhar esse artigo, pois te mostraremos mais a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é Bioengenharia e qual sua relevância?
  • O que faz um bioengenheiro?
  • Quais são as principais aplicações da Bioengenharia?
  • Mercado de trabalho em Bioengenharia;
  • Quanto ganha um bioengenheiro?

O que é Bioengenharia e qual sua relevância?

Bioengenharia é a área que aplica as técnicas e ferramentas de desenvolvimento da Engenharia para desenvolver análises e tecnologias em sistemas biológicos ou utilizando os princípios biológicos.

Diante disso, a bioengenharia é uma área fundamentalmente multidisciplinar, que envolve conceitos de química, biologia, Ciências da Computação, Engenharia (Elétrica, Mecânica, química, etc) entre diversas outras disciplinas relacionadas.

Assim, confira abaixo algumas dos diversos setores que um bioengenheiro pode atuar:

  • Setor de saúde;
  • Indústria química;
  • Agricultura e pecuária;
  • Setor energético;
  • Alimentação;
  • Genética;
  • Setor eletrônico;
  • Biotecnologia.

Dessa forma, a relevância da bioengenharia permeia desde o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias já existentes, até a criação de produtos inovadores que possuem o potencial de revolucionar as mais diversas indústrias (como a saúde). E para todas as áreas é imprescindível trabalhar o seu pensamento crítico, que é relevante onde quer que você esteja.

Entenda mais sobre o curso com este vídeo:

O que faz um bioengenheiro?

Por ser uma área multidisciplinar e em constante evolução, o escopo de atuação de um bioengenheiro é bastante amplo. Assim, a sua função depende da sua área de especialização e do setor no qual está envolvido.

Nesse contexto, vale salientar que um bioengenheiro pode tanto atuar em indústrias consolidadas, como também trabalhar na criação e desenvolvimento do que há de mais moderno em relação às tecnologias que contribuem para ditar o rumo da humanidade (como nanorrobôs e tratamentos ​​​​anti-envelhecimento).

Ainda, aqui no Brasil não há uma graduação específica para se tornar bioengenheiro. Por isso, não há uma distinção exata do que faz esse profissional (embora em outros países já existam cursos e pós-graduações em bioengenharia).

Desse modo, separamos abaixo uma lista com as principais funções de um profissional da bioengenharia:

  • Desenvolver produtos e sistemas (biológicos, como produtos químicos, ou voltados para a engenharia, como tecnologias de imagem médica);
  • Instalar, manter, consertar, prover suporte técnico ou operar aparelhos de bioengenharia (como equipamentos de diagnóstico na área de saúde);
  • Realizar pesquisas científicas no âmbito privado ou acadêmico.

Quais são as principais aplicações da Bioengenharia?

Uma vez entendido o que faz um bioengenheiro, a próxima dúvida que surge naturalmente é sobre as principais aplicações dessa área. Afinal, com um leque de habilidades tão extenso, o que de fato um bioengenheiro é capaz de desenvolver?

Sendo uma das principais áreas responsáveis pelo desenvolvimento da biomedicina e da biotecnologia, não é exagero dizer que as aplicações da bioengenharia possuem o potencial de revolucionar o futuro da humanidade.

Quer descobrir as principais aplicações dessa área tão inovadora? Então acompanhe abaixo o que separamos para você:

1. Nanorrobôs

A primeira aplicação que trouxemos é uma das maiores promessas para o futuro: os nanorrobôs.

Para que você entenda melhor a importância dessa tecnologia, imagine um robô pequeno o suficiente para se mover através da sua corrente sanguínea, e capaz de realizar feitos como destruir células cancerígenas.

Ou ainda, robôs capazes de levar um remédio exatamente onde ele deve agir, evitando efeitos colaterais, por exemplo. Esse é o potencial oferecido pelos nanorrobôs, provindos da nanotecnologia, que é um objeto de estudo da bioengenharia.

2. Engenharia de tecidos

Um bioengenheiro também é capaz de atuar na área de Engenharia de Tecidos. Essa engenharia é responsável pelo desenvolvimento de tecidos artificiais (no sentido biológico), como a reconstrução de pele, cartilagens e até do tecido ósseo.

3. Desenvolvimento de dispositivos wearables

Os wearables são dispositivos “vestíveis”, ou seja, são tecnologias que você usa como acessório, como relógios, óculos e pulseiras. Na medicina, esses equipamentos têm sido cada vez mais relevantes, de acordo com o avanço de sensores menores e considerados mais precisos.

Nesse sentido, uma aplicação da bioengenharia é no desenvolvimento dessas tecnologias, contribuindo no desenvolvimento para construir equipamentos que consigam monitorar diferentes fatores (como nível de oxigênio ou a pulsação) com precisão cada vez maiores.

4. Tratamentos anti-envelhecimento

Historicamente, percebe-se que há uma tendência da expectativa de vida humana aumentar com o passar do tempo, e a bioengenharia pode contribuir com isso.

Dessa forma, as pesquisas e tecnologias desenvolvidas por um bioengenheiro podem não apenas estender o tempo de vida humano, mas ainda melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas, promovendo o bem-estar social.

5. Robôs cirurgiões

Como quinta aplicação da bioengenharia, trouxemos os robôs cirurgiões. Possuindo uma vasta gama de áreas onde podem ser aplicados, esse tipo de robô serve para auxiliar, ou até mesmo substituir os médicos em procedimentos cirúrgicos.

Atrelado ao desenvolvimento de tecnologias como o 5Ge IoT, é possível imaginar cenários de operações sendo realizadas mesmo com o médico e os pacientes se encontrando em ambientes diferentes.

Assim, especialmente em lugares com poucos médicos especializados, bastaria haver um equipamento para operação remota, e um especialista poderia conduzir uma cirurgia ou outros procedimentos ainda que se encontrasse em outro país!

6. Diagnóstico de doenças

Por último, a bioengenharia pode ser aplicada no desenvolvimento de técnicas e tecnologias para diagnóstico de doenças, possibilitando melhores métodos e maior precisão.

Nesse contexto, o bioengenheiro pode atuar no desenvolvimento de novos equipamentos de diagnóstico, aplicando as pesquisas científicas com as técnicas e procedimentos da engenharia, ou na melhoria dos métodos e equipamentos já existentes (através de aprimoramentos físicos, ou de algoritmos que utilizem os dados de maneira mais eficiente).

Mercado de Trabalho em Bioengenharia

Basicamente, um bioengenheiro pode atuar em qualquer área que envolva saúde e tecnologia. Sendo mais específico, veja alguns locais de possível atuação:

  • Hospitalar (médica ou farmacêutica), seja na parte de equipamentos ou produção;
  • Pesquisa (laboratório), cada vez mais a busca em novas tecnologias que se relacionem a parte química e biológica;
  • Indústrias, diversos tipos como agropecuária, alimentícia e mais;
  • Consultorias;
  • Ensino.

Quanto ganha um bioengenheiro?

A média salarial pode variar, principalmente a depender de sua especialização. Contudo, segundo o site Salário, encontramos uma estimativa de um pouco mais de R$6.000,00.

O salário pode progredir de acordo com experiência e conhecimento de manuseio em softwares e equipamentos. Com isso, o teto acaba por ultrapassar os R$14.000,00.

Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Mas antes veja essa última dica para você seguir esta área espetacular da engenharia!

Ferramentas essenciais para qualquer engenheiro!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[ebook] 50 Engenheiros para seguir em 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

50 Engenheiros Para Seguir Em 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.