Com certeza você já sabe que para trabalhar como advogado é necessário ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mas, o que muitos não sabem, é que para atuar no mercado financeiro também existem certificações obrigatórias. Uma delas é o CPA-20.
Essa certificação financeira é exigência no Sistema Financeiro Nacional para todas as pessoas que atuam com a distribuição de produtos de alta renda. Por isso, é muito comum que nichos voltados para investidores qualificados tenham até mesmo processos seletivos com esse pré-requisito.
Afinal, esses clientes possuem mais de um milhão de reais investidos em aplicações financeiras e exigem mais conhecimento técnico dos seus assessores e bankers.
Você se interessou e quer saber tudo sobre a CPA-20? Confira a seguir:
A Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, mais conhecida como CPA-20, é a certificação financeira voltada para comprovar o conhecimento de mercado de profissionais que atuam diretamente com a venda de produtos de investimento.
Com isso, a CPA-20 é um dos pré-requisitos para quem quer trabalhar em segmentos de:
Sendo assim, é um fundamental para muitos cargos em agências bancárias, corretoras e até mesmo em plataformas de atendimento.
Você tem interesse em trabalhar em algum desses setores? Continue aqui e descubra tudo o que você precisa saber para se preparar e ter a certificação ANBIMA CPA-20.
Como a maior parte das certificações do mercado financeiro, a CPA-20 também exige alguns pré-requisitos para que as pessoas possam se candidatar para a prova.
Antes de mais nada, o candidato deve realizar a sua inscrição através do site da ANBIMA, na parte voltada para a CPA-20. Após esse passo, será gerado um boleto que deverá ser pago dentro do prazo estipulado.
Com isso, após alguns dias o pagamento será processado e o candidato receberá um e-mail avisando que o calendário para o agendamento da prova já está liberado.
Vale ressaltar que o candidato que for reprovado em uma aplicação da CPA-20 só terá novamente a chance de se inscrever para um novo exame após 15 dias corridos da prova em que não passou.
O público-alvo da CPA-20 é composto por profissionais que atuam em instituições financeiras que seguem o código ANBIMA ou não. Além disso, estudantes que queiram se qualificar, assim como quem trabalha em órgãos públicos voltados para finanças.
Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.
Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!
Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.
Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!
Quer saber mais sobre os benefícios que ter a CPA-20 pode te trazer no mercado de trabalho? Descubra abaixo!
O profissional com certificação CPA-20 pode trabalhar em diversas áreas do mercado financeiro. E mais do que isso! Em diversos níveis hierárquicos, como:
Além disso, o mercado de trabalho para pessoas certificadas pelo CPA-20 pode ser muito amplo, englobando bancos, corretoras, empresas de assessoria e consultoria voltadas para finanças.
Porém, até para o setor financeiro de empresas de outros mercados a CPA-20 é vista como um diferencial. Através dela, os recrutadores entendem que o candidato tem inteligência financeira e pode ajudar em quesitos de potencialização do capital, como investimentos de fluxo de caixa.
Quer descobrir como funciona a prova para a certificação CPA-20? Entenda mais a fundo a seguir!
O exame é composto por 60 questões de múltipla escolha que abrangem diversos temas voltados para os mercados financeiros e de capitais. Pensando nisso, é necessário estudar de forma mais específica as seguintes áreas:
Para ser aprovado nesses exames de certificação é necessário que o candidato obtenha pelo menos 70% de acerto. Além disso, ele terá 2 horas e 30 minutos para responder às questões.
Vale ressaltar que a CPA-20 é aplicada em centros escolhidos pela ANBIMA. A prova é digital e por isso a previsão do resultado é emitida assim que o candidato terminar a prova. No entanto, o oficial pode ser retirado junto com o certificado após cerca de 5 dias úteis do desenvolvimento da prova.
Outro ponto importante é quanto a sua validade. Para profissionais que atuam na área no período de inscrição e aprovação no CPA-20, a renovação só precisa ser feita a cada 5 anos. Já pessoas que obtiveram o certificado sem atuar na área, o período é de 3 anos.
Para pessoas certificadas cujo a validade está próxima do fim existe a opção de atualização da CPA-20. Nela, o profissional não precisará fazer mais um exame nos moldes descritos anteriormente.
Sendo assim, para atualizar o certificado é necessário realizar um curso oferecido pela ANBIMA em até 15 dias. Após assistir às aulas e cumprir todos os requisitos para a aprovação, a CPA-20 será automaticamente renovada.
Vale lembrar que a inscrição nessa modalidade deve ser feita até 8 dias antes do vencimento e que há também um investimento inicial para a realização do curso.
Diferentemente da primeira prova, a atualização é de maneira online e pode ser feita de qualquer lugar.
Ter a CPA-20 é uma forma de evidenciar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Afinal, com ela é possível ter mais credibilidade com clientes em assuntos que vão além dos produtos financeiros em si. Como por exemplo:
Além disso, outro ponto importante é que as pessoas que possuem a CPA-20 podem exercer automaticamente todas as funções englobadas na CPA-10. Podendo, assim, ser uma vantagem em processos seletivos.
Gostou desse conteúdo e tem interesse em conhecer outras certificações necessárias no mercado financeiro? Continue acompanhando o Blog Voitto para isso e para mais conteúdos sobre finanças!
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!