O que é Criptografia?
Para que serve a Criptografia?
Quando a Criptografia deve ser usada?
Quais são os tipos de Criptografia?
Essa é a trilha para o sucesso!

Você sabe o que é Criptografia? Saiba mais sobre essa tecnologia inovadora!

Seus dados estão protegidos dos perigos da web? Entenda o que é criptografia e como ela impacta na proteção contra invasões de seus dados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Criptografia? Saiba mais sobre essa tecnologia inovadora!

Os dados se tornaram elementos muito importantes para diversas áreas do desenvolvimento humano, afinal, estamos gerando dados durante todo o tempo e eles podem ser usados para diversas finalidades, o que pode ser positivo ou negativo dependendo da intenção. 

Com isso, a segurança de dados também precisou ser reforçada, afinal, virou um alvo de muitas invasões maliciosas com intenção de prejudicar o usuário. Diante disso, a tecnologia de criptografia e descriptografia de dados foi desenvolvida para combater isso. 

Saber mais sobre o que é quais são os principais aspectos da criptografia é muito importante, por isso, invista na leitura dos seguintes tópicos para ampliar a sua compreensão sobre: 

  • O que é Criptografia? 
  • Para que serve a Criptografia?
  • Quando a Criptografia deve ser usada?
  • Quais são os tipos de Criptografia? 
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

O que é Criptografia? 

De forma simplificada, podemos definir a criptografia como uma tecnologia avançada para proteger os dados, em que a senha é substituída por algoritmos que têm a função de garantir uma maior segurança dos dados. 

Dessa forma, a criptografia reúne um conjunto de mecanismos que objetivam codificar uma informação, fazendo com que o acesso seja restrito apenas às pessoas que possuírem autorização para o mesmo.

Diante disso, essa tecnologia de proteção de dados é amplamente utilizada em trocas de mensagens de texto cifrado, e-mails enviados entre remetentes e destinatários, tecnologia de criptomoedas, etc.

Logo, apenas o emissor poderá descodificar as principais informações, fazendo com que o acesso de terceiros que não estejam bem intencionados seja impedido, o que aumenta muito a segurança do procedimento.

Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe a definição desse conceito, que tal entender quais são as suas principais funcionalidades? Veja o tópico a seguir! 

Para que serve a Criptografia?

Podemos resumir as principais funções da criptografia como: capacidade de proporcionar confiabilidade, preservação da integridade das informações pessoais e ainda, garantia da disponibilidade dos dados. 

Assim, sempre que for necessário que alguma informação confiável seja preservada, seja em uma troca de mensagens ou no armazenamento de informações em um disco rígido, a criptografia poderá ser útil. 

Além disso, vale ressaltar que esse mecanismo segue protocolos de criptografía SSL/TLS, que reforçam o combate contra os possíveis malefícios que invasões indesejadas podem causar.

Logo, são inúmeras as aplicações dessa tecnologia no nosso dia a dia, que varia desde situações simples do cotidiano até situações complexas que envolvem burocracia e informações relevantes.

Para saber mais sobre quando o uso da criptografia é recomendado, não deixe de acompanhar o próximo tópico onde esse assunto será abordado, veja!

Quando a Criptografia deve ser usada?

Como já foi citado anteriormente, o uso da criptografia é bastante flexível e pode ser adaptado a diversas situações. Entretanto, a regra é que seu uso é recomendado em toda situação em que a proteção de dados é necessária. 

Alinhada ao seu objetivo de combater os invasores nocivos aos seus dados, a tecnologia de criptografia é um mecanismo que previne muitos problemas com sua privacidade e integridade de suas informações.

Além disso, vale ressaltar ainda que no caso de perda ou roubo de dispositivos móveis, a criptografia é o recurso que pode impedir que seus dados sejam acessados e suas informações sejam violadas. 

Mas, não existe apenas um tipo de criptografia para todas as proteções, elas podem ser distinguidas em dois tipos principais: simétrica e assimétrica, dependendo da complexidade. Para saber mais sobre isso, veja o tópico seguinte!

Quais são os tipos de Criptografia? 

Já vimos o conceito de criptografia, quais são as suas principais funcionalidades e quando seu uso é mais pertinente. Diante disso, chegou o momento de conhecer quais são os tipos de criptografia existentes e quais suas principais características! 

Criptografia Simétrica 

A criptografia simétrica é a forma mais simples dessa tecnologia, sendo destinada dessa forma para o caso de proteções de informações mais informais e que não exigem um alto grau de proteção e privacidade.

Isso porque, essa tecnologia é representada por  apenas uma chave criptográfica , tal que  a chave é criada por um algoritmo e tem a função de codificar e decodificar as informações através da mesma.

Dessa forma, tanto o remetente quanto o destinatário de uma mensagem podem ter acesso ao seu mecanismo de proteção, o que pode não garantir uma proteção muito eficiente para informações sigilosas, pois terceiros podem obter acesso à chave.

Criptografia Assimétrica 

Já a criptografia assimétrica conta com duas chaves de criptografia, onde cada uma vai ser responsável por uma função específica, sendo uma para a codificação de informações enquanto a outra decodifica. 

Logo, essas chaves que serão conhecidas como pública e privada garantiram que apenas o emissor consiga decodificar o código, o que aumenta consideravelmente a segurança do procedimento.

Tanto que, esse tipo de criptografia é empregado em criptomoedas, que exigem muita confiabilidade e integridade em suas transações.

Funções de Hash 

Nesse tipo de criptografia acontece a transformação das informações, através do algoritmo, em uma sequência de caracteres de comprimento fixo denominada Hash, tal que é um processo irreversível. 

Dessa forma, esse tipo de tecnologia de segurança é muito eficiente e caracteriza o gerenciamento do Blockchain

Assinatura digital 

Você já precisou assinar um documento de forma digital e ficou receoso sobre a segurança desse procedimento? Para evitar esse tipo de situação, existe um tipo de criptografia chamado assinaturas digitais. 

Nela, além da assinatura pretendida, são implementados códigos que garantem a confiabilidade da identidade do assinante, o que deixa a transição muito mais confiável e segura.

Logo, é possível concluir que a criptografia é uma ferramenta eficiente na segurança de dados e informações, que pode ser utilizada em diversas situações e evitar ataques mal intencionados , garantindo a  integridade dos seus dados.

Essa é a trilha para o sucesso!

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.