A Cultura Organizacional é um termo corriqueiro no ambiente empresarial, foi criada e é considerada um dos pilares mais importantes para o relacionamento e o direcionamento da gestão, principalmente a gestão de pessoas.
Com o surgimento desse termo, foi possível alinhar as ações mediante a gestão de pessoas, para que os resultados trouxessem valores eficazes, além disso, foi possível alinhar a cultura como um todo.
Uma boa aplicação da Cultura Organizacional, pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa! E isso atua lado a lado com o relacionamento, posicionamento, produção e rendimento da equipe, e vai muito além das suas habilidades técnicas!
Muito se fala sobre a cultura organizacional, principalmente quando indagada qual é a melhor ou pior a se seguir, no entanto poucos sabem a fundo o real conceito por trás dela, quais são suas características e afins...
Por isso, nesse post falaremos sobre os temas mencionados anteriormente, bem como também, os seguintes temas relacionados ao estudo do Comportamento Organizacional:
Vamos lá?
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
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A Cultura Organizacional nada mais é do que o comportamento organizacional como uma forma de estudo e análises de comportamento, de maneira individual e coletiva, e como isso reflete nas atividades e ambiente dentro da empresa.
O termo, reúne o conjunto de valores, crenças, regras e normas que são adotadas por uma determinada organização, e foi criado a pouco tempo, sua criação foi dada por Edgard Schein, professor e cientista, no ano de 1982.
Edgard Schein desenvolveu alguns trabalhos para que hoje o conceito e o desenvolvimento da cultura organizacional tenha tantos benefícios!
Nesse sentido, a cultura organizacional exerce influência na criação e no compartilhamento de maneira a difundir mensagens e percepções referentes à empresa e sua identidade, e elas são realizadas com o auxílio de meios de comunicação.
O objetivo dela é o desenvolvimento do trabalho como auxílio de técnicas, no sentido de que toda a equipe tenha condições necessárias para isto, de maneira a realizarem as atividades de acordo com a conduta da empresa.
Com essas condições estabelecidas o foco está relacionado em prol dos objetivos determinados, com isso é possível dar andamento e o desenvolvimento das atividades de maneira tecnicamente correta.
Além disso, a cultura envolve os requisitos necessários para que o ambiente de trabalho tenha harmonia, e para que os colaboradores sintam-se à vontade, seguros, felizes, e dispostos para a execução das suas atividades.
Agora que já vimos e entendemos o conceito da Cultura Organizacional, vamos ver qual é a sua importância no que elas dizem respeito?
O comportamento organizacional busca auxiliar em diversos âmbitos da empresa, eles podem variar desde os aspectos de gestão de pessoas, como na organização, e no relacionamento interpessoal.
Com isso, você estará apto para analisar dinâmicas de relacionamentos de diversos grupos, além disso, o gestor se sentirá, e estará mais bem preparado para lidar com esses aspectos e com as individualidades.
A Cultura Organizacional age também em aspectos da inteligência emocional e torna a comunicação mais assertiva, permite uma visão mais abrangente e trabalha com a resiliência dos grupos.
Listamos alguns dos benefícios que fazem parte de organizações que tenham uma boa Cultura Organizacional:
Por isso, desde o recrutamento e pré-seleção, você deve seguir e respeitar a cultura da empresa.
Continue a leitura para entender melhor sobre a Cultura Organizacional a partir de alguns exemplos!
Para contextualizar melhor o assunto, separamos alguns exemplos de como a Cultura Organizacional atua e é aplicada em empresas/organizações grandes e famosas, e suas principais características:
A Cultura é algo que vem se desenvolvendo com naturalidade desde a criação da empresa, e é formada com base nas experiências, decisões e movimentos que a empresa faz ao decorrer do percurso.
O grande diferencial de uma empresa para a outra com certeza está atrelado ao valor, missão, visão e objetivos que são aplicados, pois, cada organização acredita e age conforme suas crenças aliado com o compartilhamento do capital humano.
Por isso, podemos afirmar que há diferentes tipos de culturas, e formas de desenvolvê-la, por isso não existe uma regra para se aplicar! Cada empresa age da maneira que consideram corretas para ela!
A grade questão, é saber se você está realmente aplicando o que acredita, se está construindo algo que você se identifica e concorda com estratégias, decisões e posicionamento, e sobre a prática de como o comportamento organizacional é!
Aliás, como vimos nos exemplos das grandes empresas, podemos notar que a particularidade em relação às dores que eles sentiam, e a criação da marca foi o que definiu o caminho da cultura organizacional.
Cada organização é única, você precisa apenas realmente tomar decisões com base em coisas que você fala e acredita, afinal é preciso ter coerência no caminho não é mesmo?
Ao invés de se prender ao que já existe, ou se observar quais são as atividades, decisões e ou requisitos que você pode implementar para impactar de forma positiva o seu negócio? Esse é o caminho!
Foque na produtividade, contribuições, e não se esqueça de buscar colaboradores que realmente tenham o perfil da sua empresa, afinal esse alinhamento é essencial para o sucesso nos resultados e experiências!
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Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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