O Desenvolvimento de Software é o nome dado ao seguinte conjunto de etapas: criação, definição do projeto, implementação, teste, implantação e manutenção de softwares.
A Indústria 4.0 vem trazendo grandes transformações tecnológicas nas empresas. Isso gera uma demanda para o mercado de desenvolvimento de software, porque cada vez mais processos são automatizados e digitalizados.
Para a Economist Intelligence Unit, 69% das pequenas e médias empresas do Brasil acreditam que a tecnologia pode tornar o negócio mais eficiente. Isso demonstra o potencial do mercado de desenvolvimento de softwares.
Por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo nos seguintes tópicos:
Vamos nessa!
O desenvolvimento de software é o processo de produção de um programa de computador, escrito em uma linguagem de programação. Ele compreende todas as etapas desse processo, desde a concepção até a manutenção do software.
Esse processo compreende: negociação com o cliente, identificação das necessidades, programação do código, atualizações, etc. Tudo isso é feito de modo a satisfazer o consumidor.
Assim, desenvolvimento de software envolve não só aspectos técnicos relacionados à programação, mas também todas as questões relativas ao planejamento das etapas, desempenho, cumprimento de metas, divisão de trabalho, entre outras.
Por isso, a maneira como um profissional ou empresa lida com o desenvolvimento de aplicações é fundamental para seu sucesso no mercado. Isso influencia diretamente na reputação, nas relações de trabalho e no dia a dia.
Percebeu como, para fazer um bom software, é necessário dominar uma série de habilidades? Mas, antes de mais nada, é preciso estar a par das melhores práticas e conceitos sobre programação.
O processo de desenvolver um programa envolve diversas etapas. Ainda não sabe quais são? Confira o que preparamos a seguir para descobrir!
O desevolvimento de um software é um processo que envolve em várias diversas etapas que são feitas por vários profissionais. De forma resumida, as etapas do desenvolvimento de software são:
Nesta etapa, os requisitos do software são levantados e documentados em um documento conhecido como documento de requisitos.
Nesta próxima etapa, é criado um projeto detalhado do software, utilizando o documento de requisitos, incluindo a arquitetura, o design da interface do usuário e outros aspectos técnicos.
Nesta etapa, os desenvolvedores de software iniciam a programação, seguindo as especificações do projeto.
Após o fim da implementação do software, são feitos testes para garantir que ele está funcionando corretamente e que atende aos requisitos definidos. Os testes também podem ser feitos por etapas, ocorrendo após a conclusão de cada parte do projeto.
Com todos os testes feitos e aprovados, é hora de implantar o software e disponibilizá-lo para os usuários finais.
Para garantir que o software continue funcionando corretamente e para corrigir quaisquer problemas ou bugs que possam surgir, são feitas manutenções ao longo do tempo, após a implantação do software.
Agora que você já conhece todas as etapas do desenvolvimento de software, vamos conhecer os profissionais por trás dessas etapas.
Existem diversas linguagens de programação, que podem ser usadas no desenvolvimento de software. Elas são escolhidas dependendo do projeto por uma série de critérios. Alguns optam por linguagens mais seguras, outros por mais fáceis ou mais robustas.
Porém, existem algumas linguagens de programação que são queridinhas entre os programadores. Vamos te mostrar algumas delas:
O salário de um desenvolvedor de software pode variar bastante dependendo da cidade onde a pessoa trabalha, o setor de atuação, o nível de experiência e as habilidades específicas do profissional.
De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um desenvolvedor de software é de R$5.000,00 por mês.
Veja alguns salários para esta área:
Uma empresa de desenvolvimento de software é focada em desenvolver sistemas, integrações e criação de novas tecnologias. Assim, seu principal produto é o oferecimento de serviços, desenvolvendo, assim, projetos baseados em demandas dos clientes.
Como toda empresa, a divisão de tarefas é feita de modo a tornar o trabalho mais eficiente e entregar produtos melhor elaborados.
Por isso, existem funções específicas que desempenham tarefas diferentes relacionadas diretamente à construção dos softwares. Vamos ver algumas delas:
Gerenciar projetos é uma tarefa que demanda bastante atenção, exigindo algumas qualidades fundamentais do gestor. Agora, vamos te mostrar algumas dicas para auxiliar no gerenciamento do desenvolvimento de software:
Observar tendências de mercado é muito importante na hora de investir em equipamentos, softwares e também em compor as equipes de desenvolvimento.
Por isso, entenda que público você quer atender: empresas que buscam automação, companhias que querem construir ou melhorar sites, etc. Tenha em mente também que, normalmente, o modelo de trabalho de programadores é mais flexível.
O mundo da tecnologia evolui constantemente e, por isso, você precisa incentivar sua equipe a se aperfeiçoar e aprender novas técnicas. Do contrário, sua empresa oferecerá soluções defasadas.
Utilizar um método de desenvolvimento de software ajuda a trabalhar de maneira muito mais eficiente nos projetos. Você pode utilizar metodologias ágeiscomo o Scrum, que oferece um conjunto de ferramentas ótimas para produtos complexos.
Outro método que pode também ser usado é Desenvolvimento Rápido de Aplicações, também chamado de RAD. Esse é um modelo de processo que busca terminar o ciclo de desenvolvimento entre 60 e 90 dias.
Além disso, temos também a DevOps, que aproxima os desenvolvedores de software e os profissionais de TI.
Todo software é desenvolvido pensando em solucionar algum problema do usuário. Portanto, ele deve ser o centro do projeto. Elabore o software pensando em como os usuários irão interagir com o programa.
Leve sempre em conta as percepções positivas ou negativas, tanto em questões de design quanto de usabilidade. Existem ferramentas e profissionais especializados na lógica da experiência do usuário para te auxiliar.
Definir os Indicadores-chave de Desempenho, também chamados de KPIs, pode fazer uma diferença enorme no desenvolvimento, melhorando a gestão das etapas e de aspectos do software.
Por exemplo, as métricas de tempo médio entre falhas (MTBF - Mean Time Between Failures), tempo médio de recuperação (MTTR) e taxa de falha da aplicação ajudam a ter conhecimento sobre o nível de estabilidade do sistema.
Se quiser saber mais sobre a carreira de um desenvolvedor de software, assista o vídeo abaixo!
Nesse artigo, tratamos sobre o desenvolvimento de softwares desde seu conceito, como seus principais aspectos.
Um dos pontos citados para tornar-se um bom desenvolvedor de software, foi o domínio da programação, além, é claro, do domínio de outras tecnologias.
Para te ajudar a se tornar um profissional de TI completo, a Voitto trouxe para você, o eBook Guia de Carreira para Novos Cientistas de Dados!
Não perca essa incrível oportunidade, é só clicar na imagem abaixo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!