Drones, VANTs e RPAs são regulados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com normas de operação específicas para seus intuitos.Para orientar com mais clareza esses conceitos, organizamos os seguintes tópicos para você:
Continue lendo este artigo para aprender mais sobre as aeronaves modelo que tem gerado constantes expectativas na transformação digital das mais diversas empresas e segmentos.
Drone é o termo popular para qualquer aeronave com toda ou parte da sua performance automatizada. Significa zangão em inglês, e engloba os VANTs (veículos aéreos não tripulados) e RPAs (aeronave remotamente pilotada).
Os drones auxiliam e influenciam diversos segmentos, principalmente na sua utilização audiovisual e de transporte. São mais conhecidos pela aplicação em agricultura e meio ambiente, principalmente florestas e locais de difícil acesso, para prévio mapeamento, segurança e recolhimento de dados.
No Brasil, a legislação da ANAC define como aeromodelo todo drone utilizado para fins recreativos, o qual os VANTs (totalmente autônomos) são proibidos tanto nessa classificação quanto para utilizações profissionais. Já para os RPAs (não autônomos), há diferentes permissões a depender do peso e altura atingida.
Com o objetivo de desenvolvê-lo ainda mais para sobrevivência necessária no mercado atual, o qual requer crescentes habilidades de inovação com ideias práticas e solucionadoras, o Workshop Inovação e Design Thinking lhe possibilita desde aumentar a capacidade de criação da sua empresa, a estabelecer produtos minimamente viáveis, os MVP’s.
Certifique-se com poucas horas de dedicação em um conceito base e aplicável para a padronização do pensamento fora da caixa e projeção de ideias, clicando no botão abaixo:
Há várias características que se podem considerar para categorizar os drones, como tamanho (de nano e micro a grandes), alcance e equipamentos embutidos (câmeras e GPS). A característica que mais se destaca, no entanto, é o número de hélices.
Os motores, quantidade e configuração de hélices influenciam na capacidade de carga e velocidade dos drones, e essas duas últimas são inversamente proporcionais. A capacidade de carga por sua vez prolonga o tempo de atividade, enquanto a velocidade aumenta sua rapidez.
Por exemplo, os quadricópteros, modelo mais comum e veloz dentre todos os drones, possuem 4 hélices que podem ser distribuídas em sinal de “+” ou “X”. O sentido de movimento do primeiro depende da manipulação de 2 motores, enquanto o segundo dos 4. Por isso, o drone “+” possui maior capacidade de carga e estabilidade, e o “X” mais velocidade.
Mas além das definições previstas, as aeronaves se modernizam constantemente. Em 2019, o VoloDrone com 18 hélices, mais de 2 metros e suportando até 200Kg realizou seu primeiro voo. Já em 2020 o Ifood fez a primeira entrega por drone a 32 km/h, reduzindo em 6 vezes seu tempo de entrega comum.
Apesar de terem surgido no meio militar como armas de guerra, hoje os drones atuam majoritariamente em serviços humanitários, de engenharia (como por vinculação das imagens registradas com projetos em tecnologia BIM), comerciais ou alimentados pelo hobby da sua montagem caseira e competições de corrida.
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:
Grad. em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco. Trabalhou na empresa Poli Júnior Engenharia, tocando coordenação de projetos, comercial e atuando em marketing. Desenvolveu projeto de Startup junto ao Porto Digital do Recife com o programa de Incubação ao Projeto de Negócio Inovador. Possui certificação no programa MIT Teaching Lab, com Workshops de ciência e tecnologia imersivos em inglês, ministrados por graduandos do MIT. Estagiária na área de Produção e Otimização do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!