Ao procurar sobre tipos de investimento em renda fixa, é muito comum que as pessoas se deparem com diversas siglas e, muitas vezes, se percam em meios aos seus significados. Por isso, estamos aqui para explicar tudo sobre LCI e LCA.
As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são produtos financeiros que destinam todo o valor aplicado pelos investidores para os respectivos setores.
Por isso, esses investimentos são considerados como auxílio ao desenvolvimento da infraestrutura e, assim, conseguem alguns benefícios em comparação às outras opções de renda fixa. Mas, não se preocupe, você entenderá os principais conceitos sobre o assunto por meio destes tópicos:
A LCI e a LCA são títulos de renda fixa emitidos por bancos, assim como diversos outros produtos. Seus acrônimos representam Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
No entanto, a maior diferença dessa categoria está na destinação dos recursos captados pelas instituições financeiras.
Os bancos recolhem o capital dos investidores e o destinam diretamente para linhas de crédito no setor imobiliário como, para empresas, que busquem construir prédios e, para o agronegócio, por exemplo, para plantações e para criação de animais.
Tecnicamente, para o investidor, não há diferenças entre uma LCI e uma LCA. Afinal, ambas as opções possuem previsibilidade na rentabilidade já no momento do aporte, existe um prazo de vencimento e o melhor: há isenção de imposto de renda.
As Letras de Crédito possuem dois tipos de rendimentos. O primeiro deles é a forma pré-fixada. Nesse modelo, o investidor já sabe exatamente a taxa de rentabilidade fixa que receberá como, por exemplo, 8% ao ano.
Já a segunda forma é chamada de pós-fixada. Por ela, o investidor sabe apenas o percentual que receberá do índice indexador como o CDI e o IPCA. Um bom exemplo são os papéis com rentabilidade de 110% do CDI.
Vale ressaltar que independente da forma de rentabilidade, a LCI e a LCA contam com total isenção de Imposto de Renda. Isso se deve ao fato de que alocam os seus recursos em setores que auxiliam no desenvolvimento econômico do país.
Mas se você está se perguntando qual a diferente entre LCI, LCA e CDB, já que são todos títulos emitidos por bancos, confira, no próximo tópico, a explicação.
A LCI e a LCA são produtos financeiros emitidos por bancos, que possuem modalidades de rendimento atreladas à inflação ou pré-fixadas e também possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é outro investimento, mas compartilha dessas mesmas características.
No entanto, as grandes diferenças desses tipos de investimento estão na destinação dos recursos. Enquanto a LCI e a LCA possuem restrição setorial, os CDBs podem ser alocados em qualquer ramo ou negócio.
Além disso, a LCI e a LCA contam com a isenção de imposto de renda. Característica que nenhum CDB possui.
Depois de entender mais sobre o que é, quanto rende e quais as diferenças entre CDB, LCI e LCA, é hora de saber como investir efetivamente nas Letras de Crédito.
O processo para investir nos produtos de LCI e LCA é bem simples e semelhante aos demais produtos de renda fixa. Por isso, basta entrar em contato com o banco em que você possui conta e ver quais são as opções disponível.
No entanto, essa não é a única opção. Abrir uma conta em uma corretora de valores pode ser o melhor meio para ter acesso a produtos mais diversificados. Afinal, por meio delas, é possível encontrar LCI e LCA emitidos por diferentes instituições.
Vale lembrar que alguns fatores. São eles:
O primeiro fator a ser analisado é a rentabilidade. Essa é a taxa de retorno do investimento. Para isso, compare quais são as opções pré-fixadas e qual oferece o maior recebimento de juros no período escolhido.
Já quando o assunto é a avaliação dos títulos pós-fixados, é importante buscar por projeções dos índices, entender como está a taxa Selic. Afinal, a tendência de alto ou baixa desses indicadores definirá o retorno efetivo da aplicação.
A liquidez é outro fator primordial para a escolha. Afinal, é comum encontrar no mercado alguns títulos que são podem ser resgatados na data de vencimento da aplicação. Nesse caso, se caracterizam por uma liquidez muito baixa e são ideais para o longo prazo.
Além disso, é possível encontrar alternativas que possuem um período de carência após a solicitação do resgate. Isso significa que podem demorar alguns dias para que o dinheiro esteja na conta. Esse período varia de acordo com cada título.
Porém, também existem opções que podem ser resgatadas antes do vencimento, ou seja, a qualquer momento. Aumentando, assim, a liquidez do produto.
Em geral, LCIs e LCAs não são investimentos muito arriscados. Afinal, possuem a segurança do Fundo Garantidor de Crédito que se compromete a devolver o valor investido de até R$250.000,00 por CPF, por instituição financeira.
No entanto, para aplicações que ultrapassam esse valor é necessário avaliar o risco do banco emissor. Quanto menor for a sua atuação, maiores os riscos incorridos no investimento.
Uma dúvida recorrente é: como escolher entre os títulos de LCI e LCA? Por isso, separamos para você a resposta para essa pergunta!
Na prática não existem diferenças consideráveis entre LCI e LCA. Afinal, por possuírem níveis de riscos semelhantes, as taxas de retorno das aplicações tendem a também serem parecidas.
Por isso, caso o investidor não tenha uma preferência entre o setor imobiliário e do agronegócio, não há indicações específicas ou características que façam um título ser melhor que outro em geral.
Assim, compare o vencimento, as taxas fornecidas e a liquidez de cada opção de LCI e LCA individualmente para garantir que as necessidades de cada investidor são atendidas. Afinal, investir nesse grupo exige a escolha entre diversas opções.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!