O desenvolvimento Low Code, ou seja, com código baixo, está facilitando a criação de aplicações e softwares nas empresas e se tornou uma tendência mundial.
O Low Code está transformando a forma de desenvolver aplicações e softwares. Esse conceito se baseia no uso de pouco código de programação, o que facilita o dia a dia do negócio e reduz as demandas operacionais do setor de Tecnologia da Informação (TI).
O desenvolvimento Low Code é uma tendência em todo o mundo e já há várias opções no mercado para a sua empresa adotar.
Saber o que é uma ferramenta Low Code se tornou muito importante para as empresas, esse é um termo tecnológico que pode ser traduzido como “código baixo”, ou seja, o uso de pouco código de programação no desenvolvimento de apps e softwares.
Essa é uma alternativa ao desenvolvimento tradicional, que usa linguagem complexa de programação e exige profissionais especializados – o que acaba tornando o processo mais demorado e caro.
Ainda que continue demandando alguém com conhecimentos básicos de Tecnologia da Informação, o Low Code, permite criar um aplicativo a partir de ferramentas de soltar e arrastar, com base em modelos pré-prontos e adaptáveis ao que o negócio precisa, enxugando as demandas de TI.
O desenvolvimento Low Code pode ser aplicado em diferentes situações, tendo sido amplamente adotado por empresas com pouco conhecimento em programação. Alguns exemplos mais comuns são:
E você sabe por que o Low Code simplifica tanto o desenvolvimento de aplicações? Porque ele possui recursos fáceis de usar.
Todo o seu funcionamento se baseia em ferramentas visuais, permitindo à pessoa desenvolvedora a visualização do app antes mesmo que ele esteja pronto.
A plataforma Low Code possui modelagem visual, baseada em designgráfico, o que permite uma melhor compreensão do que está sendo construído.
A interface é simples, amigável e intuitiva, demandando pouco conhecimento de programação para a utilização. Além disso, conta com recursos de arrastar e soltar (drag & drop), que permite criar apenas arrastando ícones.
Outros recursos importantes incluem a integração de dados de diferentes bancos e a possibilidade de implementar o sistema em um clique, o chamado one-button deployment.
E não é por acaso que as ferramentas Low Code são uma tendência global. Esse modelo de desenvolvimento proporciona mais dinamicidade à rotina empresarial, com muitos benefícios para o desempenho.
Tradicionalmente, a programação de sistemas é um processo bastante demorado. Imagine a pessoa programadora passando horas e horas escrevendo linhas de código manualmente?
O Low Code agiliza o desenvolvimento, já que o desenvolvimento se baseia em modelos pré-prontos, com a possibilidade de ajustes de acordo com as necessidades da empresa.
Mesmo as empresas que já contam com softwares robustos conseguem se beneficiar com o Low Code. É possível incrementar as soluções utilizadas, criando aplicações complementares para otimizar o uso desses sistemas.
E todas as alterações e incrementos são realizadas com agilidade, tornando o dia a dia da organização mais dinâmico.
O investimento em plataformas Low Code oferece baixo risco para o negócio, já que possui ótimo custo-benefício.
Os recursos investidos inicialmente logo são recuperados por meio da otimização do trabalho, do desenvolvimento inteligente de aplicações e da produtividade mais significativa, em especial na área de TI.
O Low Code acaba com a sobrecarga da área de TI. Os profissionais de tecnologia ficam concentrados em tarefas mais estratégicas e os gargalos são eliminados.
Ainda que o Low Code demande o suporte do TI, as próprias áreas conseguem desenvolver suas soluções, o que aumenta a produtividade e, claro, os resultados.
Qualquer novo sistema ou alteração em aplicação será facilmente implementada. Além disso, a plataforma Low Code pode ser alocada em nuvem, o que torna seu uso ainda mais simples.
As plataformas costumam ser mais fáceis de usar, o que aprimora a experiência da pessoa desenvolvedora. Além disso, o cliente final fica mais satisfeito, já que é possível desenvolver ferramentas para melhorar a entrega de produtos e serviços.
Além do Low Code, outra tendência em voga é o No Code. Os dois conceitos são semelhantes, mas, enquanto o Low Code usa pouca programação, o No Code não permite nenhum tipo de edição de código.
Ambos facilitam o desenvolvimento de aplicações e dão uma “enxugada” nas demandas de TI, porém, o Low Code é voltado para desenvolvedores e o No Code para usuários de negócios, permitindo pouca personalização.
E se a sua empresa ainda não aderiu a essa tendência, reunimos alguns dados que confirmam a relevância desse modelo de desenvolvimento.
O futuro do desenvolvimento de soluções está no Low Code. Ao optar por esse tipo de plataforma, a empresa elimina os gargalos do TI, já que os requisitos não funcionais são do próprio sistema.
Para escolher uma boa plataforma é fundamental ficar de olho em alguns aspectos principais, como a capacidade de integração com outras ferramentas, escalabilidade, segurançae a facilidade de navegação.
Uma ferramenta Low Code de alta qualidade é o SYDLE ONE, plataforma all-in-one da SYDLE, que consegue integrar uma série de soluções de negócio no mesmo lugar.
Além de ser simples de usar, permite a parametrização de todos os processos de negócio, de forma automatizada, otimizando o trabalho da organização de ponta a ponta.
Quer conhecer mais benefícios da plataforma? Confira todos os detalhes sobre o SYDLE ONE e descubra como a ferramenta pode aprimorar seu negócio.
Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?
Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.
Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!
Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!