O que é PDV?
Como gerenciar vários PDVs?
Como usar a tecnologia no PDV?
E agora, será que você consegue imaginar um negócio sem um bom sistema PDV?

Veja a importância da utilização do Ponto de Venda (PDV) para impulsionar o seu negócio

Conheça as possibilidades de negócios que um Ponto de Venda proporciona para potencializar a sua estratégia de Trade Marketing.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja a importância da utilização do Ponto de Venda (PDV) para impulsionar o seu negócio

O PDV é um conceito que abrange mais de um significado para o dia a dia de uma empresa. Hoje em dia ele está cada vez mais em evidência, pois auxilia em vários aspectos da gestão de vendas.

Compreender as particularidades e as principais funcionalidades do Ponto de Vendas é muito importante, pois isso facilita obter mais , bem como se aproximar com mais eficácia do público-alvo.

Diante disso, é possível também adquirir mais informações sobre o consumidor e até mesmo influenciar a sua decisão de compra.

Para você entender melhor os principais conceitos que fazem parte do Ponto de Vendas, esse artigo vai mostrar:

  • O que é PDV?
  • Como gerenciar vários PDVs?
  • Tecnologia no PDV

Vamos lá!

O que é PDV?

PDV


O Ponto de Venda, ou o popular PDV, consiste no local em que o cliente entra em contato com o serviço ou produto. Não por acaso alguns empreendedores o chamam de Sistema de Frente de Caixa.

Por essa razão, em alguns casos, a realização de determinadas ações no PDV representa um meio válido para se aproximar dos clientes.

Tais ações podem ser promoções, amostras e outros tipos de atividades relevantes para estimular a aquisição dos produtos ou .

Mas para que essas ações sejam efetivas, é necessário que você conheça muito bem o público que está buscando atrair. Para te ajudar nisso, oferecemos gratuitamente para você uma Planilha de Avaliação de Segmentação de Mercado.

A partir dela, você conseguirá conhecer melhor o seu público e concentrar esforços para que seu produto o atinja de forma mais adequada, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Quem consegue encontrar e atingir corretamente o seu nicho de mercado, pode vencer seus concorrentes através de pioneirismo e adequação de seus produtos.

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Contudo, é importante salientar também que o Ponto de Vendas, no atual contexto, tem um significado mais abrangente. Sendo assim, no âmbito industrial o PDV pode ser a loja, o distribuidor e, inclusive, amostras e equipamentos instalados em um determinado local.

Já no segmento de revenda e varejo, o PDV consiste no local onde o consumidor é instigado a efetuar a compra. Enquanto no que diz respeito à tecnologia e softwares, o PDV é o aparelho onde as vendas são efetuadas.

Tratando de softwares, o Sistema PDV é muito importante, pois facilita a gestão de detalhes como o , o e até mesmo o acompanhamento de vendas em tempo real.

Nesse caso, o sistema PDV geralmente conta com um software devidamente instalado em um terminal. Esse terminal, por sua vez, é capaz de interagir com um outro computador apto a armazenar dados.

Tais dados são referentes à transações, controle de estoque e outras informações que são de extrema importância para a empresa assegurar resultados satisfatórios.

Como gerenciar vários PDVs?

A gestão de vários PDVs não é uma tarefa complexa. Hoje em dia os sistemas de gerenciamento estão cada vez mais intuitivos e interativos, o que facilita ao máximo a atuação do gestor.

Apesar das evidentes vantagens e facilidades proporcionadas por esse tipo de sistema, é fundamental saber qual você vai utilizar para a gestão dos projetos na sua empresa.

Entre os disponíveis estão alguns modelos mais antigos. Muitos deles atuam assegurando todos os dados do projeto em um servidor localizado na sua loja. Isso implica que o usuário deve exportar esse sistema de forma manual caso necessário.

Um dos grandes benefícios dessa modalidade é que a empresa não sofre com os imprevistos que surgem diante das falhas de conexões com a Internet. Esse tipo de problema é um empecilho para os negócios e pode atrapalhar o fluxo de trabalho de um dia inteiro, por exemplo.

Como alternativa é possível procurar pelos mais modernos, que possuem uma das principais características de vantagens proporcionadas da Cloud Computing, popularmente conhecida como .

Essa modalidade traz vários benefícios. Entre eles está o acesso remoto a vários Pontos de Vendas, tudo isso sem a necessidade de exportar os arquivos de forma manual de um terminal de armazenamento.

Além do mais, pelo fato dos arquivos serem hospedados virtualmente, qualquer tipo de problema ou interrupção no servidor ou em outro hardware não tem condições de atrapalhar o trabalho e nem perda total dos dados.

Um sistema PDV que conta com Computação em Nuvem tem a possibilidade de ser conectado em rede, a outros terminais e a um servidor. Tal vantagem também pode ocorrer para a gestão de pequenos negócios.

Além disso, o Ponto de Venda está apto a ser expandido com dispositivos sem fios relacionados ao sistema principal. É importante que o sistema PDV conte com softwares de retaguarda, pois eles facilitam ainda mais a gestão de vários Pontos de Vendas.

Como usar a tecnologia no PDV?

A compreensão de como melhor utilizar a tecnologia no PDV torna mais eficiente o trabalho de gestão.

Além do mais, a utilização dos recursos tecnológicos é uma excelente oportunidade de aprimorar a experiência de compra do consumidor. Graças a isso, você também proporciona um atendimento mais qualificado.

E se tratando de tecnologia no Ponto de Venda, é interessante mencionar alguns recursos bem interessantes. Entre eles estão o uso de Realidade Virtual e óculos 3D. Diante dessas ferramentas os clientes podem ter uma experiência diferenciada e interativa na hora de conhecer um produto.

Outro exemplo disso são as gôndolas digitais. Por meio desses bancos virtuais dotados de recursos touch screen conectados à web, o cliente tem condições de comparar preços, ler comentários e recomendações acerca do produto e, por fim, partir para a ação de compra.

Essa é uma ideia perfeita para agradar aqueles clientes que são adeptos do "self service" e dispensam a companhia de um atendente ou promotor de vendas.

E agora, será que você consegue imaginar um negócio sem um bom sistema PDV?

Diante da concorrência acirrada e de novas formas de compra proporcionadas pela internet e o e-commerce, é essencial obter um melhor controle do seu negócio. É aí que o Ponto de Vendas se revela uma prioridade para qualquer negócio.

Pensando em compartilhar experiências para que você possa maximizar suas chances de sucesso nesse meio tão dinâmico, foi desenvolvido o Programa de Formação Empreendedora: um passo a passo para que você possa facilitar sua caminhada e potencializar seus resultados!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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