Mas, o que é ágil?
Presente da Voitto!
O que é um planejamento ágil?
Como funciona o planejamento ágil
Etapas para aplicar um planejamento ágil
Aprenda mais sobre ágil

Descubra como criar um planejamento ágil para projetos de longo prazo

Planejamento ágil é um método para implementação de práticas ágeis em organizações que utilizam um modelo de gestão tradicional.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Descubra como criar um planejamento ágil para projetos de longo prazo

Quando falamos de planejamento ágil não importa a metodologia que está sendo usada nas organizações. A sua proposta é permitir uma transformação ágil dentro das empresas.

Ouvimos falar muito de Scrum, Kanban, Lean, entre outras metodologias, mas é sempre um grande desafio aplicar esses métodos nas empresas. É por isso que vamos falar nesse artigo sobre o planejamento ágil.

Esse método de planejamento permite que as equipes estejam preparadas para a mudança ou união do método tradicional com a abordagem ágil. Quer saber mais? Confira abaixo os tópicos que vamos tratar nesse artigo:

  • Mas, o que é ágil?
  • O que é planejamento ágil?
  • Como funciona o planejamento ágil
  • Etapas para aplicar um planejamento ágil.

Vamos aprender sobre planejamento ágil? Confira o próximo tópico!

Mas, o que é ágil?

Ágil é um termo que surgiu como uma alternativa para uma tomada de decisão dentro organizações no setor da tecnologia para o desenvolvimento de softwares. O seu objetivo é proporcionar um ambiente que desenvolva soluções eficientes e dinâmicas.

Esse conceito permite a padronização de processos, aplicação de práticas de excelência operacional com o foco em melhoria contínua. Todos esses conceitos são baseados em um documento chamado de Manifesto Ágil.

Esse documento deu a origem aos 12 princípios da metodologia ágil e 4 fundamentos essenciais para o gerenciamento de projetos adaptativos. Quando falamos de processos ágeis podemos citar vários como o Kanban e o Scrum, por exemplo.

Presente da Voitto!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Como você já adquiriu o nosso curso e está interessado em conhecer o Scrum, deixe a aba do curso aberta e vamos entender o que é planejamento ágil.

O que é um planejamento ágil?

Planejamento Ágil é uma estratégia utilizada para realizar o roadmap de um projeto baseado nos métodos ágeis.

Esse método é uma forma de unir o ágil com o gerenciamento de projetos tradicional. Mas também é usado para auxiliar as organizações que estão nos processos de transição da gestão tradicional para a ágil.

Para projetos que utilizam o seu gerenciamento fundamentado no Guia PMBOK, por exemplo, esse processo ocorre na etapa de desenvolvimento do cronograma. No qual é chamado, em inglês, de Agile Release Planning.

Não podemos deixar de citar que dentro das organizações é necessário desenvolver o planejamento estratégico. Para toda empresa que está no processo de aplicação da abordagem ágil, unido ou não ao método tradicional, existe a opção do planejamento estratégico ágil.

O nosso foco nesse artigo é entender como funciona o planejamento ágil para projetos, então vamos para o próximo tópico compreender mais sobre esse método.

Como funciona o planejamento ágil

O planejamento ágil para organizações que desejam unir o método ágil com o método tradicional é orientado a partir de uma estimativa de uma data final do projeto, diferente de um projeto apenas ágil.

Isso porque as metodologias ágeis, como o Scrum, ocorrem de forma cíclica em torno dos eventos e artefatos com entregas e melhorias contínuas para projetos de curto prazo.

O desenvolvimento de um planejamento ágil é feito com a elaboração do product backlog e a cada sprint há uma entrega que agrega valor ao final do projeto a longo prazo.

Essa prática garante que o time mantenha o foco, por meio das sprints, para que a entrega ocorra de acordo com o que foi planejado com excelência aplicando os fundamentos ágeis.

Etapas para aplicar um planejamento ágil

Nesses tópicos vamos falar sobre quais são as etapas para o desenvolvimento de um planejamento ágil e como ele pode ajudar na hora de de um projeto de longo prazo. Confira a lista abaixo.

1. Visão geral

O primeiro passo para um planejamento ágil é responder a seguinte pergunta: "O que estamos construindo?".

É a resposta que vai mostrar qual é o foco do projeto. Além disso, é importante definir tempo e recurso possuídos para que seja analisada a viabilidade do projeto.

2. Identificar os itens

Nessa etapa é feita a análise de quais são as premissas, restrições e também as prioridades do projeto. Separados os itens por ordem de preferência.

O objetivo desse momento é criar um product backlog para que sejam decididos todos os requisitos sobre o projeto.

3. Definir as obrigações 

Como estamos falando de um projeto de longo prazo, é importante analisar desde já quem serão os responsáveis por cada atividade. Para isso é necessário possuir uma visão detalhada de todas as etapas, recursos e atividades do produto final.

4. Obter estimativas

É o momento de estimar quanto de tempo e recurso cada etapa e atividade vai demandar. É necessário elaborar um mapa do projeto para entender quais são as etapas mais importantes.

Essa etapa também auxilia na visualização de quais as etapas influenciam uma na outra. Assim então é possível prever a possibilidade de atraso, por exemplo, já podendo também ser analisadas possíveis soluções para o ocorrido.

5. Desenvolver pensando no ágil

Como estamos falando de um planejamento que envolve métodos ágeis é importante que esse processo desenvolva objetos que produzam entregas funcionais.

É importante gerenciar que no andamento do projeto sejam feitas entregas que agreguem valor as partes interessadas. Nesse processo é importante que em todas as etapas estejam programadas alguma entrega.

6. Compartilhar e validar o planejamento

Nessa etapa é o ponto para que o que foi planejado seja colocado no papel como, por exemplo um roteiro ou mapa, para que ser apresentado para toda a equipe. O ponto mais importante a ser analisado nesse momento é se todos os prazos estão estimados de forma realista.

Outra importante validação é a dos stakeholders para passar para eles se há necessidade de alguma modificação nas etapas ou entrega que foram programadas.

7. Continuar melhorando

Uma etapa muito importante de um método ágil é a melhoria contínua. Além de aplicar esse conceito no desenvolvimento do projeto é imprescindível a documentação de todos os processos para que seja feita uma avaliação do que foi feito.

Essa avaliação acontece em conjunto com as partes interessadas por meio de feedbacks para impulsionar e motivar a melhoria dos processos.

Aprenda mais sobre ágil

Nós entendemos durante todo o artigo que o planejamento ágil é uma forma de integrar o ágil com o modelo tradicional. Isso é também a implementação de uma metodologia híbrida.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.