A liderança na nossa vida
A evolução da liderança
Quero aprender a liderar!

Saiba como lideramos em várias esferas de nossa vida e como um líder pode se reinventar

Saiba o que é liderança, as principais características de um líder e como ele deve se reinventar para atuar no novo mercado de trabalho.

Idelma da Costa
Por: Idelma da Costa
Saiba como lideramos em várias esferas de nossa vida e como um líder pode se reinventar

Olá! Você está acessando um artigo que faz parte de um projeto ao qual temos muito orgulho de anunciar: o “Eu, colunista”.

Este projeto foi criado para que você, nosso leitor, tenha um espaço na nossa plataforma para divulgar os seus conhecimentos.

Então, se você também possui o interesse de ter um texto seu exibido no maior blog de gestão do país, não perca tempo e acesse o artigo "Já pensou em ser um colunista no blog de gestão mais acessado do Brasil?" para descobrir como!

Estamos ansiosos pela sua produção!

Agora, chega de enrolação e vamos aprender um pouco a respeito da importância da liderança em nossas vidas com a nossa leitora Idelma da Costa.

A liderança na nossa vida

Somos líderes em vários setores da vida, não é mesmo?  Aliás, somos donos do nosso próprio nariz. Somos líderes da nossa vida e da nossa história. Lideramos a nossa vontade, o nosso entusiasmo, a nossa família, os nossos filhos, os nossos companheiros, os nossos liderados, a nossa casa.  Liderança em todos os sentidos.

A comunicação e a liderança devem caminhar juntas, pois não tem como motivar a fazer algo em prol de uma missão em estado de inércia. É preciso muito mais do que falar de maneira clara e objetiva.

É essencial que a mensagem, seja ela falada, pensada ou escrita, possa ser entendida em sua essência.

Aquele ditado popular: "Para quem sabe ler, um pingo é letra" revela que, nas entrelinhas, o silêncio pode dizer muito mais do que o falar em demasia e não levar a lugar algum, a não ser o alimentar do ego, da soberba, da falta de humildade e de humanidade regado de falta de comunicação.

Um antagonismo contraditório, que exige uma sensibilidade ímpar para saber interpretar o que está por trás de cada gesto, cada palavra, cada situação específica. O olhar além das aparências daquilo que é falado.

O livro Best-seller “O monge e o executivo” é um dos livros indicados para quem exerce o cargo de gestão de pessoas, pois atualmente, ser líder vai muito mais além do ser objetivo e centrado.

E para aqueles que querem se sobressair e acompanhar a evolução que não cessa e não para com tamanha criatividade, é necessário um adaptar-se constante à realidade em que se vive.

Adquirir conhecimentos é essencial para alicerçar a segurança de saber comandar, mas abrir as portas da sensibilidade humana tem se mostrado imprescindível e está cada vez mais em alta.

Daqui para a frente, o falar com a alma e com o coração será uma das ferramentas a ser cada vez mais estudada, usada e difundida. A sugestão de leitura para o líder não será apenas o livro técnico e abrangerá também a categoria de romances.

A próxima revolução será a revolução dos sentimentos. A Era Tecnológica chegou muito rápida e de uma maneira surpreendente, trazendo vários benefícios, mas infelizmente, com ela veio a parte ruim para a humanidade, onde todos têm a sensação de estarem perdidos em meio a tantas informações, fazendo com que doenças psicológicas inerentes a todos venham à tona em algum momento da vida, onde o viver perde o significado.

Em especial, à liderança é necessário algo a mais. Apenas o domínio do conhecimento técnico tem se mostrado cada vez mais insuficiente. Há que ter ou se desenvolver uma sintonia de almas em prol de um objetivo comum.

É bem complexo e simples ao mesmo tempo. Complexo por lidar com indivíduos. Cada ser humano é único, devido a uma infinidade de fatores externos tais como cultura, educação, criação, meio em que vive, valores, princípios, fase da vida em que se encontra, faixa etária, diferenças naturais entre os gêneros…

Ser líder dá trabalho e é árduo. É necessário o autoconhecimento dos líderes e liderados e o conhecimento um do outro. Diria até que é um constante aprendizado, pois as pessoas mudam constantemente.

Mudam sua maneira de pensar e agir e isso é natural. Somos seres humanos em construção. Somos moldados pelas circunstâncias externas e alheias à nossa vontade e são estas que nos fazem amadurecer e crescer.

Um processo doloroso que exige disposição e paciência para conhecer e principalmente entender o outro em seus diversos momentos. Muito mais que empatia. Diria até que sinergia.

As ciências voltadas para as energias estão vindo com tudo e a aplicação de métodos voltados à mesma tem se mostrado eficaz.

A evolução da liderança

O mundo tem evoluído e tem aberto o leque para a inteligência emocional, inteligência sistêmica, constelação familiar, meditação, fé, tamanha a sede da busca de soluções efetivas voltadas para o eu, pois é público e notório que quando estamos bem, tudo flui.

A liderança não se aplica apenas à vida profissional em liderar subordinados. Todos somos líderes, inclusive de nós. Temos inúmeras responsabilidades que dependem apenas de nós. Temos compromissos de uma importância ímpar que influenciam todos aqueles que dependem de nós.

Nossos filhos, nossos clientes, nossos chefes, nossos companheiros, nossos pais, nossos amigos, nossos colegas, nosso trabalho. Tudo funciona como uma engrenagem para andar bem.

Se estou bem comigo mesmo, as probabilidades de encontrar soluções num curto espaço de tempo são maiores e com isso tudo funciona de maneira adequada. É por isso que o exemplo contagia mais do que qualquer coisa.

Quando se está bem, todos passam a admirar e a espelhar. Todos querem estar bem e acabam fazendo igual. E tem um jeito melhor de se comunicar do que esse?  Não conheço e posso afirmar que vale mais do que mil palavras.

As energias alinhadas não têm como dar errado. Alinhadas!  O exemplo é uma via de mão dupla, tem que vir dos dois lados para funcionar.

É impressionante como o poder da laranja podre tem o poder de contaminar todo o conjunto e é por isso que encontrar a sintonia certa é quase que uma obra de arte com uma única diferença: não há tempo a perder, caso contrário o caos e o prejuízo se instalam, tornando de difícil reparação, trazendo prejuízos incalculáveis.

Dá muito trabalho liderar a vida em si e exige o aperfeiçoamento constante. O mundo não gira, capota! As mudanças ocorrem num piscar de olhos e quem acompanhou a passagem da revolução industrial para a revolução digital que o diga.

Tudo se transforma e rápido demais, exigindo um esforço quase que sobrenatural para acompanhar toda essa metamorfose que nos atropela.

Diversidades dos mais diversos tipos, no modo de pensar e agir principalmente. Não escolhemos o perfil ideal das pessoas que convivem conosco. Aliás não somos perfeitos e ninguém é.

É arrogante exigir uma perfeição que não existe, seja ela na nossa vida pessoal ou profissional. É surreal achar que tem o controle de tudo e de todos. Pode-se até achar que se tem o controle sobre alguma situação, mas a vida não vem com controle remoto e muito menos com manual.

"A vida é uma escola", que nos dá a oportunidade de um novo aprendizado todos os dias. Devemos ser gratos ao dom da vida, independentemente de qualquer desafio. Devemos nos abrir a ela e a tudo o que a mesma tem a nos oferecer.

As pessoas nos são apresentadas pela vida, nem sempre gostamos de quem convive conosco e sempre há algo nelas que nos incomoda ou que vai nos incomodar. São as diferenças.

Algumas pessoas vêm para acrescentar, somando experiências e conhecimentos, fazendo sentir bem-estar e dessa forma tudo de bom acontece. Já outras são como espinhos na carne. Incomodam, tirando do sério e com isso a inquietação toma conta, podendo fazer perder a noite de sono.

Esse movimento é capaz de nos retirar da nossa zona de conforto e com isso a irritação toma conta. Tudo se potencializa, até mesmo o nada importante e o irrelevante, a ponto de disparar o gatilho das memórias esquecidas de traumas passados, que funcionam como meio de defesa e alerta.

Essa fraqueza pode colocar tudo a perder, até mesmo as coisas boas que já estavam consolidadas e com isso se afastando da finalidade principal da instituição ou da empresa.

E é por essa razão que todo cargo que envolve liderança deveria vir acompanhado de um acompanhamento psicológico ou uma mentoria de suporte especializada no combate do foco de confronto e conflito de forma individualizada, pois cada caso é um caso e exige uma visão específica para determinado problema.

Por outro lado, não é à toa que países desenvolvidos, investem alto na área de liderança, pois sabem como ninguém que grandes líderes são construídos, principalmente à base de informações precisas, capazes de cortar o mal pela raiz.

Liderança e todo o seu entorno é um assunto bem complexo, que envolve vários ângulos e pontos de vista e apesar de ter avançado muito, ainda tem um vasto caminho pela frente em termos de pesquisas e estudos para se chegar a um denominador comum, onde todos saiam vitoriosos e vencedores, sejam líderes, liderados, clientes e empresas, instituições, órgãos ou governo.

Enfim, numa visão mais abrangente, um caminho em prol da humanidade, da sociedade e do país, indo contra a visão limitada dos egos inflamados pelo egoísmo da destruição do ser humano, dos valores, dos princípios e da ética.

Enquanto isso, usar as ferramentas que estão ao nosso alcance no presente é um presente e a comunicação é uma dessas ferramentas de grande valia.

Não a de uma comunicação pura, simples, unilateral, injusta e de ruídos, que leva à discórdia e exclusões. Vai muito além, a de saber ler no silêncio, bem como nas entrelinhas.

A excelência na comunicação vai além da objetividade e para isso é essencial desenvolver a sensibilidade de entender além das aparências. Nem sempre o que achamos que é bom e justo é o melhor.

O verdadeiro líder da nova era que está por vir, é aquele capaz de dar sentido a tudo através dos sentimentos puros e grandiosos, que tem o dom de unir as pessoas e de harmonizar o conjunto em prol de um objetivo maior.

O líder deve ser aquela pessoa que tem gravado em sua alma que a finalidade conseguida a todo e qualquer custo pode sair caro demais e isso é coisa do passado.

O líder dos novos tempos que estão por vir faz questão de trilhar o caminho do bem comum, onde todos saem no lucro, pois é isso que dá sentido à vida e isso nada mais é do que ressignificar.

Assim, todos seremos felizes para sempre como nos contos de fadas. Só com um pequeno porém, nossa história tem continuidade, não termina com apenas um final feliz da cerimônia de casamento e sim com vários outros finais felizes, pois somos os protagonistas de nossa própria história.

Quero aprender a liderar!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Idelma da Costa

Idelma da Costa

Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente da Segunda Vara Criminal de Araxá, Servidora Pública do TJMG desde 01 de fevereiro de 1994. Escritora com 03 livros publicados, um e-book, 11 antologias, tendo sido classificada em concursos literários de poesias e contos a nível nacional e internacional, autora convidada pelo FliAraxá em 2018, 2019 e 2020, Autora convidada pela Flid em 2018, Autora com textos publicados nos sites do Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, O Amor, O Segredo, Revista SensivelMente, Revista Bem-Mais-Mulher, site do Escritor, participação com poesia de sua autoria no livro da Semana da Poesia, evento do TJMG por 04 anos consecutivos. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação De Líderes Kaizen

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.