Os estágios iniciais da elaboração de qualquer produto podem ser os mais desafiadores e muitas pessoas têm dificuldades porque não sabem por onde começar. Então, o papel da visão do produto é definir os principais objetivos dele, dando um direcionamento.
Para entender melhor essa função dentro de uma metodologia ágil, neste artigo vamos ver:
● O que é visão de produto?
● Para que serve a visão de produto?
● Quem é o responsável por criar a visão de produto?
● Como criar a sua visão de produto.
A visão de produto é nada mais do que o entendimento de como será o seu produto no futuro. Por futuro é possível dizer que se trata de algo relacionado a um ou dois anos, provavelmente. A visão de produto é o propósito pelo qual ele existe. Ela pode ser utilizada para produtos e serviços, e responde questões como:
● Para quem este produto foi feito?
● Qual problema ele pretende solucionar?
● Qual é o objetivo do produto?
Nesse sentido, é concretizada em uma frase aspiracional concisa, que reflete a missão do produto e quais objetivos ele pretende alcançar no longo prazo.
A visão de produto guia a equipe de desenvolvimento, relembrando qual o objetivo comum que tenta alcançar. Assim, garante que as ações tomadas devam estar em conformidade.
A visão de produto é muito útil quando estamos trabalhando com um novo produto ou precisamos alinhar uma equipe em torno das atualizações de um produto existente. Ela é a primeira etapa para o desenvolvimento, mas também pode sofrer alterações conforme o ciclo de vida do produto progride.
Assim, é fundamental para o desenvolvimento de etapas, como a formulação da estratégia do produto, a elaboração do roadmap, do product backlog, e por fim, a execução. Por isso, ela acaba estando muito relacionada com a aplicação da metodologia Scrum.
Alguns exemplos de visão do produto de companhias bem sucedidas são:
● Google - “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.
● Instagram - “capturar e compartilhar os momentos mundiais”.
● Uber - “evoluindo a forma como o mundo se move. Ao conectar perfeitamente os passageiros aos motoristas por meio de nossos aplicativos, tornamos as cidades mais acessíveis, abrindo mais possibilidades para os passageiros e mais negócios para os motoristas.”
● LinkedIn - “conectar os profissionais de todo o mundo e torná-los mais produtivos e bem-sucedidos”.
Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?
Se a sua resposta a pergunta anterior foi não, nós temos a solução para você: Download gratuito da Planilha de Pesquisa de Mercado!
Não perca tempo, afinal quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento.
Aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo sua Planilha de Pesquisa de Mercado!
Curtiu? Agora vamos entender a importância da visão de produto!
A visão do produto é importante para desenvolver uma estratégia de produto sólida. Ela mostra para a equipe onde concentrar seus recursos, quais recursos priorizar e quais mercados atingir.
Assim, fornece uma base estratégica para tomar decisões e estabelecer prioridades. Por isso, elaborar uma visão do produto deve ser o primeiro passo de sua equipe para iniciar o desenvolvimento de qualquer novo produto.
Nesse sentido,ela deve ser estabelecida antes de começar a trabalhar no roteiro do produto (roadmap).
Isso permite uma abordagem organizada para o processo de criação. Você começa com uma visão do produto central e, em seguida, transforma essa visão em um guia estratégico e um plano de ação.
Desse modo, serve como uma bússola que podemos consultar sempre que houver um conflito de prioridades ou um sentimento de falta de direção.
Isso melhora a tomada de decisões estratégicas em qualquer etapa do processo de desenvolvimento, e alinha a equipe e partes interessadas de toda a empresa.
É um elemento que agrega valor, ajudando os diversos grupos e departamentos que irão trabalhar no produto a visualizar claramente a meta de alto nível que impulsiona o desenvolvimento.
Essa visão compartilhada nos lembra o motivo de estarmos fazendo o que estamos fazendo.
Além de tudo isso, muitas metodologias ágeis têm a visão do produto como um ponto de partida.
O primeiro passo de um projeto Scrum, por exemplo, é ter uma visão do produto ou sistema a ser desenvolvido.
Ela também oferece suporte ao Product Owner, estabelecendo as prioridades na alocação de recursos e distribuição de tarefas.
Por uma questão prática, geralmente quem assume a responsabilidade sobre a visão do produto é o gerente de produto.
Ele deve conduzir sua formulação até a conclusão, e posteriormente compartilhar com os setores e pessoas interessados.
Ele não realiza essa tarefa sozinho, e conta com o auxílio de outros executivos da organização para tal. A equipe de produto deve solicitar ativamente a opinião de todos, já que ideias ou inspirações podem vir de qualquer parte da empresa.
Ela também se certifica que a visão de produto está alinhada com os objetivos da empresa. Em uma empresa com um único produto, a visão do produto e da empresa podem ser a mesma.
Entretanto, em companhias que contam com um portfólio, cada produto ou marca pode ter sua própria visão. É responsabilidade do gerente de produto garantir que essas visões formem um todo coeso.
Dentro da metodologia Scrum, quem cuida dela é o Product Owner, auxiliado por um Scrum Master e os membros da equipe de desenvolvimento.
Viu como é importante? Chegou a hora de aprender como criar a visão de produto dos seus itens. Vamos lá!
Primeiramente, para que você crie a visão do produto, precisamos ter uma ideia clara dos principais objetivos do produto, para qual público ele se destina e qual problema ele pretende resolver.
Por exemplo, uma universidade pode querer lançar uma plataforma de cursos online para atingir uma maior quantidade de pessoas.
O segundo passo é entender o mercado a que se destina. É necessário compreender quais as necessidades do cliente de maneira detalhada, captando suas frustrações, intenções e motivações.
Para isso, podem ser implementadas ferramentas como o mapa de empatia. Com essas duas informações em mãos, você pode utilizar um modelo como o de Geoffrey Moore, renomado autor de livros de administração e marketing, para elaborar sua visão.
Ele oferece uma abordagem simples de preenchimento de lacunas:
“Para [nosso cliente-alvo], que [a necessidade do cliente], o [produto] é uma [categoria ou descrição do produto] que [benefícios exclusivos e pontos de venda].Ao contrário de [concorrentes ou métodos atuais], nosso produto [principais diferenciais].”
Mas, também é possível criar sua visão de produtos com esse passo a passo:
Converse com os líderes da empresa, o CEO, os fundadores e o conselho, procure entender como fazer a empresa crescer de maneira gradual, veja quais são seus objetivos e crie estratégias para atingi-los.
Esse trabalho é mais focado para o head, é necessário que ele crie a primeira versão do produto justamente para fazer iterações e colher feedbacks, refinando também a visão do produto.
Depois que seu rascunho é criado, procure melhorar essa versão, mas como fazer isso? Converse com o time do desenvolvimento do produto, escute quais são suas sugestões e ideias, tente integrá-las de maneira geral no produto.
Depois, apresente para os líderes de outras áreas do projeto, quanto mais feedbacks você recebe, melhor o refinamento do produto. Essa parte, apesar de trabalhosa, acaba se tornando muito importante, porque com ela é capaz de ouvirmos todos os membros da equipe.
Procure revisar a visão de produto sempre que possível, veja se os elementos estão de acordo com suas metas ou se é necessário incluir novos, ou até mesmo excluir alguma coisa.
Assim, preenchendo os campos, neste ponto você já tem uma visão do produto clara o bastante.
É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.
Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.
Não perca tempo e faça o download desse material agora mesmo clicando no botão abaixo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!