O que é visão do produto?
Para que serve a visão de produto?
Quem é o responsável por criar a visão de produto?
Como criar a sua visão de produto
Dica de ouro!

Saiba como criar a melhor visão de produto para atingir o mercado certo!

Aprenda agora mesmo o que é a visão de produto e saiba como construí-la colocando os esforços e investimentos necessários para atingir seu mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como criar a melhor visão de produto para atingir o mercado certo!

Os estágios iniciais da elaboração de qualquer produto podem ser os mais desafiadores e muitas pessoas têm dificuldades porque não sabem por onde começar.  Então, o papel da visão do produto é definir os principais objetivos dele, dando um direcionamento.

Para entender melhor essa função dentro de uma metodologia ágil, neste artigo vamos ver:


●     O que é visão de produto?

●     Para que serve a visão de produto?

●     Quem é o responsável por criar a visão de produto?

●     Como criar a sua visão de produto.

O que é visão do produto?

A visão de produto é nada mais do que o entendimento de como será o seu produto no futuro. Por futuro é possível dizer que se trata de algo relacionado a um ou dois anos, provavelmente. A visão de produto é o propósito pelo qual ele existe. Ela pode ser utilizada para produtos e serviços, e responde questões como:


●     Para quem este produto foi feito?

●     Qual problema ele pretende solucionar?

●     Qual é o objetivo do produto?


Nesse sentido, é concretizada em uma frase aspiracional concisa, que reflete a missão do produto e quais objetivos ele pretende alcançar no longo prazo.

A visão de produto guia a equipe de desenvolvimento, relembrando qual o objetivo comum que  tenta alcançar. Assim, garante que as ações tomadas devam estar em conformidade.

A visão de produto é muito útil quando estamos trabalhando com um novo produto ou precisamos alinhar uma equipe em torno das atualizações de um produto existente. Ela é a primeira etapa para o desenvolvimento, mas também pode sofrer alterações conforme o ciclo de vida do produto progride.

Assim, é fundamental para o desenvolvimento de etapas, como a formulação da estratégia do produto, a elaboração do roadmap, do product backlog, e por fim, a execução. Por isso, ela acaba estando muito relacionada com a aplicação da metodologia Scrum.

Alguns exemplos de visão do produto de companhias bem sucedidas são:

●     Google - “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.

●     Instagram - “capturar e compartilhar os momentos mundiais”.

●     Uber - “evoluindo a forma como o mundo se move. Ao conectar perfeitamente os passageiros aos motoristas por meio de nossos aplicativos, tornamos as cidades mais acessíveis, abrindo mais possibilidades para os passageiros e mais negócios para os motoristas.”

●     LinkedIn - “conectar os profissionais de todo o mundo e torná-los mais produtivos e bem-sucedidos”.

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Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?

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Curtiu? Agora vamos entender a importância da visão de produto!

Para que serve a visão de produto?

A visão do produto é importante para desenvolver uma estratégia de produto sólida. Ela mostra para a equipe onde concentrar seus recursos, quais recursos priorizar e quais mercados atingir. 

Assim, fornece uma base estratégica para tomar decisões e estabelecer prioridades. Por isso, elaborar uma visão do produto deve ser o primeiro passo de sua equipe para iniciar o desenvolvimento de qualquer novo produto.

Nesse sentido,ela deve ser estabelecida antes de começar a trabalhar no roteiro do produto (roadmap).

Isso permite uma abordagem organizada para o processo de criação. Você começa com uma visão do produto central e, em seguida, transforma essa visão em um guia estratégico e um plano de ação.

Desse modo, serve como uma bússola que podemos consultar sempre que houver um conflito de prioridades ou um sentimento de falta de direção.

Isso melhora a tomada de decisões estratégicas em qualquer etapa do processo de desenvolvimento, e alinha a equipe e partes interessadas de toda a empresa.

É um elemento que agrega valor, ajudando os diversos grupos e departamentos que irão trabalhar no produto a visualizar claramente a meta de alto nível que impulsiona o desenvolvimento. 

Essa visão compartilhada nos lembra o motivo de estarmos fazendo o que estamos fazendo.

Além de tudo isso, muitas metodologias ágeis têm a visão do produto como um ponto de partida.

O primeiro passo de um projeto Scrum, por exemplo, é ter uma visão do produto ou sistema a ser desenvolvido.

Ela também oferece suporte ao Product Owner, estabelecendo as prioridades na alocação de recursos e distribuição de tarefas.

Quem é o responsável por criar a visão de produto?

Por uma questão prática, geralmente quem assume a responsabilidade sobre a visão do produto é o gerente de produto.

Ele deve conduzir sua formulação até a conclusão, e posteriormente compartilhar com os setores e pessoas interessados.

Ele não realiza essa tarefa sozinho, e conta com o auxílio de outros executivos da organização para tal. A equipe de produto deve solicitar ativamente a opinião de todos, já que ideias ou inspirações podem vir de qualquer parte da empresa.

Ela também se certifica que a visão de produto está alinhada com os objetivos da empresa. Em uma empresa com um único produto, a visão do produto e da empresa podem ser a mesma.

Entretanto, em companhias que contam com um portfólio, cada produto ou marca pode ter sua própria visão. É responsabilidade do gerente de produto garantir que essas visões formem um todo coeso.

Dentro da metodologia Scrum, quem cuida dela é o Product Owner, auxiliado por um Scrum Master e os membros da equipe de desenvolvimento.

Viu como é importante? Chegou a hora de aprender como criar a visão de produto dos seus itens. Vamos lá!

Como criar a sua visão de produto

Primeiramente, para que você crie a visão do produto, precisamos ter uma ideia clara dos principais objetivos do produto, para qual público ele se destina e qual problema ele pretende resolver.

Por exemplo, uma universidade pode querer lançar uma plataforma de cursos online para atingir uma maior quantidade de pessoas.

O segundo passo é entender o mercado a que se destina. É necessário compreender quais as necessidades do cliente de maneira detalhada, captando suas frustrações, intenções e motivações.

Para isso, podem ser implementadas ferramentas como o mapa de empatia. Com essas duas informações em mãos, você pode utilizar um modelo como o de Geoffrey Moore, renomado autor de livros de administração e marketing, para elaborar sua visão.

Ele oferece uma abordagem simples de preenchimento de lacunas:

“Para [nosso cliente-alvo], que [a necessidade do cliente], o [produto] é uma [categoria ou descrição do produto] que [benefícios exclusivos e pontos de venda].Ao contrário de [concorrentes ou métodos atuais], nosso produto [principais diferenciais].”

Mas, também é possível criar sua visão de produtos com esse passo a passo:

Obtenha objetivos estratégicos

Converse com os líderes da empresa, o CEO, os fundadores e o conselho, procure entender como fazer a empresa crescer de maneira gradual, veja quais são seus objetivos e crie estratégias para atingi-los.

Crie um rascunho da sua visão do produto

Esse trabalho é mais focado para o head, é necessário que ele crie a primeira versão do produto justamente para fazer iterações e colher feedbacks, refinando também a visão do produto.

Intere a visão de produto

Depois que seu rascunho é criado, procure melhorar essa versão, mas como fazer isso? Converse com o time do desenvolvimento do produto, escute quais são suas sugestões e ideias, tente integrá-las de maneira geral no produto.

Depois, apresente para os líderes de outras áreas do projeto, quanto mais feedbacks você recebe, melhor o refinamento do produto. Essa parte, apesar de trabalhosa, acaba se tornando muito importante, porque com ela é capaz de ouvirmos todos os membros da equipe.

Por fim, revise sempre a visão de produto

Procure revisar a visão de produto sempre que possível, veja se os elementos estão de acordo com suas metas ou se é necessário incluir novos, ou até mesmo excluir alguma coisa.

Assim, preenchendo os campos, neste ponto você já tem uma visão do produto clara o bastante.

Dica de ouro!

É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.

Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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