A tecnologia domina boa parte de nossas vidas. O setor de educação é incluído nisso. Hoje em dia, vemos instituições de ensino utilizando inteligência artificial e realidade virtual como ferramentas para a aprendizagem. Chamamos isso de edtech.
Como veremos, ela pode ser aplicada do ensino básico ao ensino superior. Atualmente, os Estados Unidos lideram os avanços dessa área. Entretanto, não deve demorar muito para a educação no Brasil embarcar de vez nessa tendência.
Por isso, nesse artigo vamos trabalhar com o seguintes tópicos:
Edtech empresa. O nome é justamente uma união das palavras "education" e "technology". Desse modo, é a introdução de meios tecnológicos no âmbito da aprendizagem, auxiliando alunos e professores.
Elas buscam desenvolver soluções para aprimorar o processo de ensino, por meio de inovações de hardware e software, promovendo uma experiência de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e individualizado.
Entre os produtos fornecidos por elas, podemos encontrar plataformas online de ensino à distância, aplicativos, jogos educativos e outras ferramentas.
Tudo isso é feito no intuito de engajar os alunos, promovendo uma transmissão de conhecimento mais agradável e flexível.
As aulas se tornam mais interessantes, divertidas e dinâmicas. Em outros casos, as edtechs podem ser uma importante possibilidade para alunos que não tem possibilidade de estar fisicamente em uma sala de aula, oferecendo oportunidades de aprendizado para o estudante.
Uma mudança que já é bastante visível é o hardware de apoio disponível nas salas de aula.
Ao contrário dos grandes computadores desktop de antes, hoje em dia os estudantes utilizam tablets, notebooks, cursos online interativos e gravações de aula, tudo para facilitar o aprendizado.
A edtech, no geral, ainda está nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, mas mostra-se bastante promissora.
Ela pode ser utilizada como um método de personalizar o aprendizado de acordo com o nível de habilidade do aluno, introduzindo e reforçando novos conteúdos em um ritmo controlável.
Esse potencial de aprendizagem individualizada e escalonável é um dos fatores que têm impulsionado a edtech.
O modelo padrão de aprendizado em sala de aula, que envolve desde a absorção da matéria até as próprias relações entre alunos e professores, não é o mais eficaz para todos.
A edtech permite que cada um aprenda de sua própria forma e ritmo. Suas ferramentas possibilitam que os professores criem planos de aula personalizados e experiências de aprendizagem inclusiva. Isso aumenta a capacidade de aprendizagem de todos os alunos.
Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?
O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!
Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.
E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!
Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!
Em uma realidade onde existem diversos dispositivos e influências externas que competem por nossa atenção, é difícil para o aluno manter o foco na aula. É preciso criar planos de aula e métodos de ensino que sejam e educativos.
E é exatamente isso que os defensores da edtech dizem: a tecnologia é a resposta para o aprendizado eficaz no mundo moderno.
Por isso, os professores devem usar a tecnologia para aumentar a participação em sala de aula, inovando a maneira de educar.
As ferramentas da edtech estão transformando completamente o modelo tradicional de salas de aula e educação. O sistema antigo, de palestras expositivas, leitura em sala e posterior execução de trabalhos ou tarefas de casa está sendo mudado.
Agora, com as aulas em vídeo e plataformas de aprendizagem, os alunos podem assistir à aulas onde quiserem e no seu próprio ritmo.
Esse estilo de aprendizagem promove a autonomia, independência, auto aprendizagem e criatividade dos estudantes.
Os dispositivos estão cada vez mais avançados nesse sentido, tornando mais fácil para que os alunos tenham acesso total à sala de aula em um ambiente digital.
Desde que haja conexão wi-fi, os alunos podem fazer suas atividades em seus próprios ritmos e horários, sem necessidade de deslocamento e presença física.
As ferramentas que disponibilizam conteúdo em vídeo auxiliam nessa questão, e com a possibilidade de pausar e voltar à aulas, esses vídeos podem ajudar muito na compreensão do estudante.
A edtech também pode ser muito benéfica nos ambientes tradicionais de sala de aula. A utilização de tablets, jogos educativos eletrônicos e aulas online promovem a colaboração entre os alunos, fornecendo ferramentas para que resolvam os problemas juntos.
Os aplicativos baseados em nuvem, como o Google Docs e o Microsoft Teams, permitem a criação de documentos colaborativos e tarefas em conjunto, estimulando que os estudantes se comuniquem virtualmente, troquem pensamentos e se ajudem.
Quanto ao lado dos professores, a edtech oferece oportunidades para que os educadores criem planos de aprendizagem personalizados para os alunos.
Utilizando ferramentas de desempenho, é possível ver quais alunos tiveram problemas com certas aulas e oferecer mais ajuda sobre o tema.
Essa abordagem visa personalizar o aprendizado com base nos pontos fortes, habilidades e interesses do aluno.
Agora que você já aprendeu qual a importância das edtechs, que tal aprender três exemplos de tecnologias educacionais no próximo tópico? Vamos lá!
De acordo com uma pesquisa feita pelo Distrito Edtech Report, hoje contamos com cerca de 550 edtechs no Brasil. Vamos te mostrar algumas plataformas de ensino para ficar de olho!
A Descomplica é uma startup de educação brasileira fundada em 2011. Seu foco é na preparação para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ela reúne conteúdos, videoaulas e exercícios em sua plataforma online. Ainda conta com monitores online para sanar dúvidas e correção de redações.
Com o tempo e sucesso, a plataforma se expandiu dentro do mercado brasileiro e agora conta também com cursos online de preparação com enfoques específicos, como concursos e outros exames.
A Brain Academy é uma edtech voltada especificamente para a inteligência socioemocional, ensinando crianças, jovens e adultos a gerenciar suas emoções através do controle autônomo de seu próprio pensamento.
A startup entende que, dessa maneira, obtém-se um bom rendimento escolar, profissional, nas relações pessoais e na prevenção de doenças mentais, como estresse, ansiedade, depressão, entre outras
As atividades são ministradas por profissionais da saúde mental e psicológica especializados em psicologia cognitiva, aprendizagem mediada e neurociência.
A Witseed é uma edtech totalmente focada em educação corporativa, fornecendo cursos de capacitação para profissionais de grandes empresas, como Fiat, Natura, Oi e Siemens.
Seu grande destaque são as produções audiovisuais, que prometem uma experiência de aprendizagem completa por meio de avançadas técnicas de storytelling. Elas abordam as principais necessidades dos clientes, acompanhando as tendências de mercado.
Claro que não iríamos ficar de fora dessa! A Voitto é uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.
Nossa experiência de ensino digital é pautada em uma metodologia prática e direto ao ponto, experiência confiável e acesso a especialistas.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!