O que são E-sports?
Como um jogo pode ser considerado um E-sport?
O mercado de E-sports no Brasil e no mundo
Gostei do mundo tecnológico!

O que são os E-sports e como está o mercado no Brasil e no mundo?

Veja o que são os E-sports, quais suas principais características e como está o mercado para essa modalidade esportiva no Brasil e no mundo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que são os E-sports e como está o mercado no Brasil e no mundo?

A Revolução Digital trouxe diversas inovações, como inteligência artificial, Big Data, realidade virtual, entre outras. E uma das áreas que não ficou de fora foram os esportes. Atualmente, os E-sports, esportes eletrônicos, ganham cada vez mais adeptos.

Vamos entender mais sobre suas características abordando os seguintes assuntos:

●     O que são E-sports?

●     Como um jogo pode ser considerado um E-sport?

●     O mercado de E-sports no Brasil e no mundo.

O que são E-sports?

E-sports são jogos de videogame que possuem um ambiente competitivo organizado. O termo é a abreviação de “eletronic sports” (esportes eletrônicos).

Em outras palavras, são games como MOBAs (arenas de batalha multiplayer online), jogos de tiro em primeira pessoa, jogos de battle royale e esportes, em que os jogadores competem uns com os outros de maneira organizada.

Ele funciona como os esportes tradicionais, em que equipes competem entre si disputando um prêmio em dinheiro. Atletas de alto nível são treinados rigidamente para ganhar os torneios ou manter seu ranking nos jogos.

O mundo dos e-sports é dominado principalmente por jogos baseados em equipes. Embora existam alguns torneios para um único jogador, como FIFA e Fortnite, eles não têm a mesma dimensão que campeonatos como os de LoL e DOTA 2.

O primeiro evento de e-sports que se tem registro foi em 1972, do jogo Space Invaders, em que o vencedor recebeu um ano de assinatura da revista Rolling Stone. Hoje em dia, os torneios oferecem prêmios multimilionários aos jogadores.

Atualmente, os prêmios podem chegar a 35 milhões de dólares, como no caso do jogo DOTA 2, atual campeão nesse quesito, que conta com 15 milhões de espectadores. Ou o League Of Legends, que possui 44 milhões de espectadores e oferece 7 milhões de dólares de prêmio.

Outros jogos disputados são Free Fire, Rainbow Six Siege, Counter Strike: Global Offensive (CS GO), Call Of Duty e PUBG.

Os E-sports podem ser utilizados também de maneira educacional, e até mesmo corporativa, como forma de motivar colaboradores.

Como um jogo pode ser considerado um E-sport?

De acordo com a Confederação Brasileira de E-sports, um E-sport é uma competição realizada entre profissionais e assistida pelo público através da televisão ou de alguma plataforma de streaming.

Qualidades como ter uma comunidade engajada, uma base de jogadores ativa, torneios em LAN, histórias e talentos reconhecíveis no cenário competitivo também são importantes para o futuro de qualquer E-sport.

Três fatores principais levam ao sucesso de um E-sport.

Em primeiro lugar, vem a jogabilidade. Se um jogo não for divertido, terá dificuldade em se consolidar como um E-sport. Por isso, para ter sucesso, um game precisa ter um tipo de experiência de jogo atraente que prenda a atenção dos jogadores.

Isso pode ser alcançado de várias maneiras, mas a forma mais fácil de buscar uma experiência atraente a longo prazo é por meio da complexidade. Em jogos como League of Legends e DOTA 2, sempre há novas coisas para aprender e dominar.

Ainda, isso pode ser feito por meio da introdução de novas tecnologias, como a realidade virtual. Esses dispositivos podem ser facilmente conectados pela Internet das Coisas.

O segundo fator é a visibilidade. Essa é uma parte fundamental do sucesso de um e-sport. Como os jogos estão ao nosso alcance sempre que quisermos, a experiência de parar para assistir outras pessoas jogarem precisa ser justificada.

Embora Twitch e Youtube tenham tornado mais fácil do que nunca assistir a jogos competitivos, com velocidades de transmissão cada vez maiores, há muitas coisas envolvidas em tornar um jogo uma experiência de visualização atraente, e acertar pode ser extremamente complicado.

Campeonatos como os de League Of Legends, por exemplo, possuem programações que contam com shows e outras atrações além das partidas do jogo. Além disso, os jogos são narrados por comentaristas.

O último fator é o suporte das desenvolvedoras de games. Elas não escolhem se seu jogo irá se tornar um E-sport ou não. Essa tarefa cabe ao público. Entretanto, a partir do sucesso, a desenvolvedora precisa constantemente estimular os jogadores e oferecer suporte ao jogo.

Isso pode significar aumentar o número de servidores, alterar a jogabilidade, organizar torneios próprios, fazer eventos, entre outras ações. Essas desenvolvedoras são empresas, e isso quer dizer que seus colaboradores também devem estar inspirados.

O mercado de E-sports no Brasil e no mundo

O cenário profissional competitivo dos E-sports hoje em dia é uma indústria que vale $2,1 bilhão de dólares, e seus campeonatos são assistidos ao vivo por milhões de pessoas. De acordo com uma pesquisa da Juniper Research, esse mercado vai se expandir em 70% nos próximos 4 anos.

E a indústria de games é uma das que mais crescem significativamente ano após ano. As principais redes de mídia ESPN, TBS e SyFy já transmitem eventos de esportes eletrônicos. Ainda, há o potencial de que os E-sports sejam introduzidos nas Olimpíadas.

Com a expansão de tecnologias cada vez mais avançadas, como a web 3.0, a tendência é que os esportes eletrônicos se popularizem cada vez mais.

Ligas esportivas tradicionais, como NHL e NBA, lançaram seus próprios torneios e ligas, e proprietários de times da NBA e NFL compraram participações em times de E-sports. Nos EUA, mais de 600 faculdades e universidades adicionaram equipes de esportes universitários e bolsas de estudo para esportes eletrônicos.

Na Coreia do Sul, desde 2000, o governo possui a Korea e-Sports Association, um órgão que é responsável por tornar os E-sports eventos esportivos oficiais e consolidar sua posição de mercado. Ele é responsável pelo gerenciamento de mais de 25 jogos eletrônicos.

O Brasil, por sua vez, se tornou um dos principais mercados de E-sports do mundo. Pegando o exemplo de League Of Legends, o Campeonato Brasileiro de League of Legends 2021 (CBLOL 2021) conta com mais de 300 mil espectadores.

O time vencedor desse campeonato representa a liga brasileira no torneio mundial de LoL, organizado pela Riot Games, desenvolvedora do jogo.

Times tradicionais do país, como Flamengo e Corinthians, compraram suas participações em times de esporte eletrônico e estão investindo no cenário competitivo brasileiro.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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