É comum, para grande parte das pessoas, relacionarem "branding" à empresa e ao seu posicionamento no mercado. Entretanto, sabemos que os indivíduos também possuem sua marca - ou pelo menos deveriam ter.
Acima de tudo, utilizar a marca como estratégia para acelerar a recolocação profissional e criar autoridade na área pode ser um verdadeiro divisor de águas. Além disso, trabalhar o personal branding traz infinitas vantagens para trabalhadores de todas as áreas.
Observando tais pontos, é importante destacar que a pandemia gerou muitas mudanças nas empresas, impactando os processos seletivos. Inquestionavelmente, vivenciamos um mercado cada vez mais disputado, em que se destacam aqueles que permitem ser encontrados e sabem vender o seu “peixe”.
Aprenda a importância do Personal Branding para sua carreira a partir dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
Personal Branding significa, literalmente, marca pessoal ou imagem pessoal. Essa ideia é formada pela maneira como as outras pessoas te veem, e pode impactar diretamente a sua vida profissional.
Dessa forma, o jeito de expor vivências, conquistas e opiniões acarreta diretamente na impressão positiva ou negativa que o seu público alvo terá de você ao acessar as informações disponíveis.
Embora todo mundo comente sobre esse assunto, não são todos que conseguem aplicar este recurso estratégico em sua carreira para alcançar seu objetivo, como a recolocação profissional, por exemplo.
Pensando nisso, convém lembrar que, no passado, esse marketing pessoal se resumia em seu cartão de visita. Hoje, sua marca pessoal é como você narra sua história, a vende, como se comporta diante de um público ou alguma situação em que expõe sua imagem.
Certamente, as empresas fazem este trabalho de cuidado com a marca há muito tempo, e felizmente as pessoas têm percebido a importância desse mecanismo como mola propulsora para melhores ofertas profissionais.
E não tem como negar, até a sua vestimenta gera uma percepção no outro. Por isso, precisamos de muita atenção nos detalhes ao se expor em certas ocasiões ou locais, para não cairmos no erro de passar uma imagem diferente da idealizada.
Se você consegue transmitir uma imagem assertiva e direcionada, de acordo com seus objetivos, não tenha dúvida que já está passos à frente de seus concorrentes, principalmente se estiver na jornada por uma nova posição no mercado de trabalho.
Isto é, saber posicionar corretamente suas competências e experiências é fundamental para se destacar e ser encontrado, principalmente em redes sociais profissionais como o LinkedIn.
Por certo, deve primeiramente praticar o autoconhecimento, e logo após, pode usar sua marca pessoal para comunicar os seus valores para potenciais empregadores.
Confira a seguir uma lista de atitudes legais que pode ajudá-lo a colocar o branding pessoal em prática:
No contexto atual, a internet é a melhor forma de encontrar boas oportunidades de emprego. Se sua presença digital estiver sendo fortemente trabalhada, a chance de encontrar vagas e ser desejado por Headhunters aumentará. Portanto, o Personal Branding é o que vai te tornar único.
Em momento de grande competitividade, nada melhor do que evidenciar suas melhores habilidades e criar uma apresentação forte e peculiar. Assim, as pessoas terão confiança em você e no que pode proporcionar atuando profissionalmente.
Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!
Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.
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Diversos questionamentos e dificuldades assombram a vida de quem busca emprego. Abaixo, destaco algumas das que mais ouço, e mais à frente, vamos falar sobre como o posicionamento estratégico da marca pode ser a solução para muitas dessas aflições, tais como:
Essas são indagações e incitações que qualquer profissional pode ter ao longo do processo de recolocação, estando ocasionalmente relacionadas ao cenário de hoje. Além de prospectar vagas, o desafio é se vender e agir de forma que coincida com sua imagem percebida.
Provavelmente, você já escutou o seguinte ditado ‘quem não é visto não é lembrado’. Pois bem, uma verdade no mundo da recolocação.
Sem dúvida, você precisa aparecer e o LinkedIn é um dos seus primeiros passos. Além disso, foque em palavras-chave para se destacar na busca de perfil, promova debates, conteúdos da sua área de atuação e troque mensagens relevantes com outros profissionais, tanto para expandir contatos, como para manter os que já tem.
Afinal, profissionais que tomam essas ações estão mais propensos a receber propostas de emprego e voltar ao mercado mais rápido, diferente daqueles que não têm um propósito claro e desconhecem até mesmo seu valor como especialista em tal área.
Em suma, você precisa identificar os gaps que podem ser sanados com a aplicação de suas expertises e dar sinais para que percebam suas habilidades, se destacando dos demais que exercem a mesma função.
Não crie um personagem. Criar uma marca pessoal exige que você seja você, e o caminho mais possível e assertivo é vender o que consegue fazer com sua competência.
Se você quiser saber mais sobre o que é personal branding e como superar o desafio da recolocação profissional, clique no respectivo título em destaque. Assim, você aproveita para aprofundar seu conhecimento e implementar estratégias de marca pessoal em sua carreira.
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Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.
Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.
Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.
Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.
Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.
Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.
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