O que é a pirâmide financeira?
Tipos de pirâmide financeira

Cuidado com as armadilhas: Entenda o perigo por trás das pirâmides financeiras

Não se engane com promessas de enriquecimento rápido e fácil. Saiba identificar os sinais de uma pirâmide financeira e proteja seu dinheiro e sua reputação!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Cuidado com as armadilhas: Entenda o perigo por trás das pirâmides financeiras

Um esquema de pirâmide financeira faz com que uma pequena quantidade de pessoas ganhe dinheiro fácil por meio do recrutamento de novos indivíduos para o esquema. Essa prática é considerada um crime, e faz com que muitas pessoas percam dinheiro na busca por “novos investidores”.

Os idealizadores desse tipo de esquema fazem promessas de retorno garantido em investimentos em pouco tempo. Essa promessa de ganho atrai investidores desavisados, que alimentam a fraude.

Portanto, para que você fique longe da pirâmide financeira, você vai aprender:

●     O que é a pirâmide financeira?

●     Tipos de pirâmide financeira.

O que é a pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é um esquema fraudulento, que consiste no ganho de dinheiro fácil com base no recrutamento de cada vez mais investidores, ao contrário de investimentos tradicionais.

O sistema é chamado de pirâmide porque o grupo inicial recruta investidores, que recrutam outros investidores, e assim sucessivamente, aumentando a cada nível. O grupo inicial limitado no topo requer muitos investidores na base para apoiar o esquema e proporcionar lucros.

Os esquemas de pirâmide geralmente envolvem a venda de produtos ou distribuição. A tendência é que isso ocorra para criar aparências de legitimidade, mas nem sempre precisa ser assim.

Normalmente, isso é feito para contornar as agências reguladoras. Muitos países proíbem por lei práticas de marketing e empresas em que o potencial de lucro decorre principalmente do recrutamento de outros investidores, e não da venda de produtos.

No tipo de esquema de pirâmide mais tradicional, os novos membros devem fazer um investimento inicial para poder vender os produtos ou serviços, bem como para poder  recrutar outros membros para o sistema oferecendo recompensas. Assim, eles sustentam o grupo inicial.

No final,  em qualquer tipo de esquema de pirâmide, o recrutamento de novos participantes é muito mais importante do que a comercialização do produto. Muitas vezes, é difícil realizar a venda, e os idealizadores da pirâmide não aceitam comprá-los novamente ou fazer o ressarcimento.

Existem três tipos de pessoas que investem em um esquema de pirâmide: pessoas que participam por ambição; os induzidos ao erro de pensar que estão ingressando em um "clube de investimentos" ou em um "programa de doações"; e aqueles que de fato acreditam na legitimidade do produto.

Quem participa de esquemas de pirâmide por ganância na maior parte das vezes sabe que são métodos ilegais de enriquecimento. Mesmo assim, eles participam, esperando que os golpes durem o suficiente para terem lucro.

No melhor cenário possível, algumas pessoas (geralmente os do grupo inicial) saem com muito dinheiro, fazendo com que a maioria dos investidores perca todo o investimento que colocaram no esquema.

Os promotores da pirâmide costumam ter como alvo grupos coesos, como organizações religiosas ou sociais, equipes esportivas e estudantes universitários, para aumentar a pressão para participar.

Eles dão a alguns esquemas de pirâmide nomes atraentes, como "clubes de investimento" ou "programa de benefícios". Esses clubes ou programas geralmente são apresentados a esses investidores com a garantia de que são perfeitamente legais, aprovados pela Receita Federal ou por um Contador Público Certificado.

Os investidores que realmente acreditam que os produtos ou serviços que os promotores lhes venderam são legítimos, inevitavelmente percebem que foram enganados.

Os esquemas de pirâmide estão fadados ao fracasso porque seu sucesso depende da capacidade de recrutar mais e mais investidores

Como há apenas um número limitado de pessoas em uma determinada comunidade, todos os esquemas de pirâmide acabam por entrar em colapso. As únicas pessoas que ganham dinheiro são os poucos que estão no topo da pirâmide.

Por conta disso, no Brasil os esquemas de pirâmide financeira são proibidos pela Lei 1.521/51, sendo um crime contra a economia popular e passível de investigação pelo Ministério Público Federal.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Tipos de pirâmide financeira

Agora que já vimos o que é uma pirâmide financeira, vamos dar uma olhada em seus tipos:

Pirâmides clássicas

Também conhecidos como esquemas de marketing multinível, os esquemas de pirâmides clássicas funcionam recrutando pessoas e, em seguida, oferecendo-lhes incentivos para recrutar mais novas pessoas.

Quanto mais pessoas compram no nível inferior, mais dinheiro as pessoas no topo ganham. Se você não recrutar novas pessoas, você não ganhará muito dinheiro. Em muitos casos, o esquema eventualmente falha e os que estão na base ficam sem nada, enquanto os que estão no topo ganham montes de dinheiro.

Esquemas Ponzi

Um esquema Ponzi é um esquema de investimento fraudulento que utiliza o dinheiro de novas vítimas para pagar os investidores já existentes. Ele normalmente funciona assim: o golpista promete fazer um investimento de alto retorno e pouco risco para a vítima.

Entretanto, ao invés de fazer o investimento, o fraudador utiliza os fundos do investidor para pagar alguma vítima que foi feita antes, tirando um pouco do dinheiro para si. Assim, o esquema precisa de um fluxo constante de dinheiro novo para perdurar. O esquema entra em colapso quando fica difícil recrutar novas pessoas.

Os esquemas de Ponzi são batizados com o nome de Charles Ponzi, um estelionatário italiano que enganou várias pessoas nos anos 20 com o maior esquema de fraude do século XX, movimentando cerca de 50 bilhões de dólares.

Pirâmides com criptomoedas

As pirâmides com criptomoedas surgiram com a grande popularização das moedas virtuais. Ele é um tipo de esquema de pirâmide menos óbvio, e somente é possível percebê-lo por algumas evidências.

Ele normalmente ocorre porque as pessoas que compraram alguma criptomoeda têm grande interesse em fazer com que outras pessoas também comprem. Assim, quanto mais investidores estiverem envolvidos, mais o valor da moeda virtual vai aumentar. Isso significa que quem lucra mais são os que estão no topo, o grupo inicial.

Para exemplificar, podemos ver o exemplo do Bitcoin. Na verdade, 1.000 pessoas possuem 40% de todo o mercado de Bitcoin. Isso significa que relativamente poucas pessoas estão enriquecendo com o Bitcoin. Isso acaba sendo uma desvantagem das criptomoedas em comparação com as moedas fiduciárias.

Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Curso Gestão Financeira Pessoal

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão Financeira Pessoal

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.