O que é Planejamento Estratégico ?
Planejamento Estratégico Pessoal
Montando seu planejamento estratégico pessoal
Não deixe para amanhã, faça seu plano agora!

Aprenda a fazer seu planejamento estratégico pessoal em 5 passos!

Faça uma auto análise alinhada aos seus objetivos e crie o seu planejamento estratégico pessoal conosco!

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Aprenda a fazer seu planejamento estratégico pessoal em 5 passos!

Para fazer seu planejamento estratégico pessoal, você deve se questionar: qual o seu objetivo de vida? O seu sonho? O lugar onde almeja chegar um dia? Essas são algumas perguntas que com certeza você já ouviu, e como obter essas respostas?

Você não é obrigado a ter todas essas respostas instantaneamente, mas começar a pensar sobre isso e organizar as ideias em um papel é uma ótima ideia.

Um das maiores dificuldades que se encontra nesse momento é equilibrar nossas aspirações pessoais e profissionais. Uma dica válida que detalharemos neste artigo é sobre ter clareza de quais são seus valores e o seu propósito de vida.

Vamos fazer um breve exercício. Pense em pessoas que te inspiram, pessoas que você admira, as características dessas pessoas com certeza foram marcantes a ponto de pensar nelas nesse momento, certo?

Então, sempre temos pessoas as quais temos admirações, pessoas que sabem liderar bem sua vida pessoal e profissional, pensando nisso a Voitto preparou para você um Ebook GRATUITO incrível, para você se inspirar.

Não deixe de conferir, clicando para baixar agora!

Aprenda como ser um bom líder!

E-book de 5 Práticas exemplares de Liderança


Está curioso para saber como tudo que foi falado vai se encaixar no seu planejamento estratégico pessoal? Então continue lendo este artigo para aprender em 5 passos simples, faça o seu planejamento estratégico pessoal e veja como tudo se encaixa ao final.

O que é Planejamento Estratégico ?

Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que faz com que a empresa consiga prever oportunidades e ameaças e, também, defina o rumo das atividades a serem realizadas.

Muito difundido no meio corporativo, eles são utilizados por empresas de todos os portes, independente do números de funcionários e setores.

O que varia entre os planejamentos são as riquezas de detalhes com que são feitos. Com maior detalhamento, a empresa fica mais preparada para os desafios que possam aparecer e também há uma maior colaboração entre os setores, que agora estão articulados em um foco estratégico.

Planejar nada mais é do que tomar uma decisão.

Uma decisão antecipada que molda o caminho que a empresa vai seguir com destino à conclusão dos seus objetivos e metas.

Planejamento Estratégico Pessoal

O (PEP) Planejamento Estratégico Pessoal é um plano de vida, que vai surgir a partir de uma auto-análise sincera. Esse planejamento vai gerar ações que estão alinhadas com as suas realizações no âmbito pessoal.

Da mesma maneira que a corporação utiliza essa ferramenta para planejar e obter resultados, você também pode beneficiar-se desse conhecimento, aplicando o planejamento estratégico pessoal em sua vida.

Assim como no âmbito empresarial, o dia a dia das pessoas está, cada vez mais, sujeito a rápidas mudanças, seja em função da evolução da tecnologia e das informações ou pela constante busca da realização pessoal.

Durante a vida temos muitos sonhos, oportunidades e caminhos a seguir. Isto pode causar muitas indecisões. É normal que em alguns momentos você se sinta perdido, sem saber por qual direção seguir. Então agora vamos refletir por alguns minutos e formar o planejamento estratégico pessoal ideal para você.

Montando seu planejamento estratégico pessoal

Antes de começar a listar os 5 passos para montar o seu planejamento estratégico pessoal, precisamos fazer alguns acordos:

  • Seja 100% honesto, pois se trata da sua vida e você não deve enganar a si mesmo.
  • Esteja disposto a mudar. Parafraseando Einstein "não tem como manter os mesmos hábitos e esperar resultados diferentes".
  • Escreva tudo. É garantido que pessoas que colocam as ideias no papel tem muito mais chances de realizar.

Agora que já fizemos o nosso acordo, iremos listar os 5 passos para você montar o planejamento estratégico pessoal ideal para você.

1. Preparação

Se você deseja ter sucesso profissional, é necessário que tome decisões que estejam alinhadas com o seu projeto de vida. Com o passar dos passos você terá mais clareza sobre seus propósitos.

O planejamento estratégico pessoal vai te proporcionar maior organização pessoal, fortalecimento do seu personal branding, potencialização do tempo e recursos pessoais. Porém, para que isso aconteça, é necessário que ocorram mudanças de hábitos e atitudes na sua vida pessoal.

Reflita sobre suas atividades semanais.

Se alguma resposta foi não, você precisa repensar sua rotina e fazer adaptações ou mudanças para que as respostas se tornem sim.

Uma boa gestão de tempo vai ser imprescindível, então recomendo a leitura deste artigo que vai te dar dicas para otimizar o tempo.

2. Buscando seu propósito

O objetivo dessa etapa do seu planejamento estratégico pessoal é fomentar uma profunda reflexão sobre sua missão, visão e valores.

Nesta etapa tentaremos aumentar sua percepção sobre quais aspectos você precisa mudar, manter ou desenvolver.

Pense na sua vida profissional.

  • O que você gosta de fazer?
  • O que te motiva?
  • Qual valor você gosta de deixar no seu ambiente de trabalho?
  • Em que seus amigos e familiares dizem que você é bom?
  • Quais momentos da sua vida você se sentiu reconhecido?
  • Em qual situação você se sentiu orgulhoso de si mesmo?

Escreva todas as respostas, depois leia tentando correlacionar com a sua missão de vida. Eles estão alinhados? Pode ser difícil, mas é preciso que você comece a moldar sua visão do futuro, pois isso facilitará a fazer o seu planejamento estratégico pessoal.

Estas perguntas vão começar a te direcionar em relação à suas escolhas profissionais. Vale lembrar que nem todas as pessoas conseguem visualizar lá na frente.

A questão é começar a refletir sobre:

  • Onde você está hoje?
  • Onde quer chegar?
  • O que você deve fazer para atingir os objetivos que espera?

Para facilitar na hora de fazer o seu planejamento estratégico pessoal, tente pensar na vida como um projeto integrado entre o trabalho e a família, baseado na suas atividades e vontades, no que já fez e o que ainda deseja realizar.

Ninguém consegue alcançar seus objetivos sozinho, então é interessante saber quais pessoas você pode contar.

Liste as pessoas que fazem parte da sua rede de contatos (Network). Pense em como cada uma delas pode participar dos seus projetos.

3. Análise SWOT pessoal

O SWOT é uma técnica de planejamento usada para contrastar em uma matriz ambiente interno (forças e fraquezas) e externo, (ameaças e oportunidades).


Strengths (forças)

Weaknesses (fraquezas)

Opportunities (Oportunidades)

Threats (Ameaças).


Na nossa análise vamos modificá-la para um uso pessoal. Desta forma vamos listar seus pontos fortes e fracos como um ambiente que você controla e as oportunidades e ameaças como elementos que não.

Análise SWOT pessoal

Forças e fraquezas

Defina agora os seus pontos fortes como por exemplo:

  • Capacidade de comunicação;
  • Atenção aos detalhes;
  • Raciocínio lógico;
  • Organização;
  • Sinceridade;
  • Criatividade.

Esses são alguns atributos que valem a pena ser analisados para te direcionar. Insira tudo que você sabe e gosta de fazer, busque internamente suas características pois elas vão ser fortalecidas ao longo da sua formação.

Depois faça o mesmo para os pontos fracos. Vale lembrar que ninguém é bom em tudo, então nesse momento de meditação é fundamental ser sincero.

Alguns exemplos de possíveis pontos fracos são:

  • Falta de paciência;
  • Dificuldade em se organizar;
  • Falta de planejamento com as finanças;
  • Mau gerenciamento do tempo;
  • Dificuldade em expressar a sua opinião.

Essa análise serve para direcionar as melhorias que você deve praticar para não atrapalhar os seus planos futuros.

Após terminar essas duas listas chegou a hora de olhar externamente, ou seja, para os fatores que você não controla.

Oportunidades e ameaças

Para listar as oportunidades tente pensar em tudo que pode influenciar de forma positiva a sua carreira, como por exemplo:

  • Feiras de impulsionamento de startups;
  • Incentivos econômicos do país;
  • Novas tecnologias;
  • Algum problema local ou global não resolvido.

Todos estes pontos podem ser aproveitados se você já estiver preparado para identificar na hora certa.

Em contrapartida, ameaça é qualquer outra situação que possa inviabilizar você de alcançar os objetivos, como:

  • Crises econômicas;
  • Aumento de concorrência;
  • Mudanças na legislação.

Esse tipo de evento você não pode controlar, mas é muito importante listar para que, caso aconteça, seja possível minimizar os danos.

4. Plano de ação

Chegou a hora de você alinhar seu propósito de vida com suas ações.

Estas ações serão realizadas em curto e médio prazo te encaminhando para a realização do seu sonho. O seu plano de ação tem que ser:

  • Específico: baseado nas suas ambições e objetivos.
  • Mensurável: com ações e prazos.

Defina metas para dez, cinco e dois anos e faça um plano específico para um ano.

Não te deixaremos sozinho nessa jornada, preparamos um artigo que vai te ensinar passo a passo como elaborar um bom plano de ação.

Para auxiliar ainda mais nessa parte, recomendo estes outros artigos:

5. Monitorando indicadores

Nesta última etapa do planejamento estratégico pessoal, vamos desenvolver maneiras de acompanhar a evolução do seu projeto. É bom mencionar que o plano estratégico pessoal não é fixo e você pode fazer alterações e melhorias para que ele se mantenha sempre atualizado.

Cada nova conquista e realização deve ser celebrada pois isso mostra que está progredindo.

Para finalizar, quero reforçar que pessoas de sucesso não ficam presas trabalhando com o que ainda não controlam no planejamento estratégico pessoal. Pelo contrário, elas começam com o que está dentro do controle delas. Então, você está esperando o que?

Não deixe para amanhã, faça seu plano agora!

Como você viu, não é tão difícil elaborar o seu planejamento estratégico pessoal. O mais importante é que você não tenha medo de definir os seus objetivos.

Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento Estrategico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.