O crescimento do segmento de cursos EAD é notório, e com ele vêm algumas dificuldades. Dentre elas, está a precificação deste método educacional.
O desenvolvimento de cursos online envolve uma série de tarefas, como a gravação em local adequado, seleção do conteúdo, edição dos vídeos, lançamento oficial na plataforma e os testes. Tudo isso demanda tempo e a mão de obra de profissionais qualificados.
Para que todos os custos e despesas sejam bem definidos é necessário uma organização financeira. De acordo com O Guia do Estudante, as assinaturas de cursos online podem ter valores de 20% a 70% menores se compararmos com os mesmos cursos presenciais.
Com o intuito de estabelecer um preço justo tanto para o vendedor quanto para o potencial cliente dos cursos online, iremos apresentar, neste artigo, algumas dicas importantes no processo de precificação de cursos online.
Vamos lá?
A estratégia de precificação deve ser feita com base nas tendências de mercado, visando sempre um preço adequado e praticável. Pensando nisso, elaboramos 5 passos simples que podem ajudar você a entender quanto cobrar pelo seu curso online.
O estudo de mercado é muito importante para estabelecer as estratégias de vendas de um curso online. Através dessa análise é possível obter dados quantitativos e qualitativos bastante relevantes.
O modelo de educação a distância vem crescendo continuamente no Brasil, por isso é preciso formular estratégias para se destacar frente à concorrência, garantindo assim uma competitividade de mercado.
Não existe uma fórmula a ser seguida, mas é muito importante fazer uma análise setorial, a fim de obter uma visão mais macroeconômica da área de atuação. Além disso, é válido analisar mais a fundo o mercado consumidor, a concorrência e os fornecedores.
O público-alvo é um conjunto de pessoas com interesses e características comuns, quando você conhece esse grupo, fica mais fácil direcionar as estratégias e campanhas do seu curso online.
Esse termo é bastante comum nas estratégias de marketing e possibilita uma melhor comunicação com o público e a definição de um posicionamento único e relevante frente ao mercado.
Além desses fatores, ter um público-alvo bem definido o auxiliará a entender qual a média salarial dos seus possíveis clientes e quais formas de pagamentos você disponibilizará para maximizar as suas vendas.
Para definir o público-alvo é necessário conhecer seu produto, os benefícios que ele trará para o consumidor, a proposta de valor da marca, qual problema ele soluciona, entre outras questões que estão mais detalhadas no artigo “Público-alvo: o que é e como definir um para o seu negócio”.
Um dos momentos mais difíceis na precificação de cursos online é entender que você não está vendendo apenas conhecimento, mas sim uma experiência que irá transformar a vida de alguém.
O cliente que adquire um curso online quer aprender algo que de alguma forma irá impactar positivamente aspectos da sua vida pessoal ou profissional. Por isso, o valor agregado de um curso deve ser alto, conhecimento não tem data de validade.
Neste momento, é importante diferenciar “preço” de “valor”. O preço será a quantia em dinheiro que o seu cliente estará pagando para ter acesso ao seu produto, já o valor, será o quanto o seu cliente estaria disposto a pagar por ele.
Para facilitar a compreensão, lembre de alguma vez em que você comprou um produto ou contratou um serviço tão bom que estaria disposto a pagar mais por ele.
É válido ressaltar que preços abaixo da média de mercado fazem com que o produto perca a credibilidade frente ao consumidor.
Existem cursos de todos os preços na internet, alguns são gratuitos, porém, na maioria das vezes, abordam apenas um conteúdo introdutório.
Depois de analisar o mercado e alinhar as expectativas do curso online, é hora de detalhar todos os custos e despesas.Para isso, é importante usar algumas ferramentas neste processo, como planilhas no Excel ou softwares financeiros.
Lembrando que custo é tudo aquilo que está ligado às atividades fins do negócio, e a despesa é tudo aquilo que foi gasto mas não está diretamente ligado ao produto final.
Para fazer esse levantamento é importante levar alguns pontos em consideração, como por exemplo:
O lucro é calculado a partir da subtração do faturamento total pelos gastos totais, já a margem de lucro deve ser calculada através do lucro do negócio dividido pela receita. Abaixo, vamos exemplificar esse cálculo!
Se o lucro de um curso online é R$ 10.000,00 e a receita total é R$ 20.000,00, o cálculo seria:
(10.000 / 20.000) x 100 = 50% de margem de lucro.
É muito importante fazer uma projeção realista da margem de lucro, pois ela serve como base para analisar o desempenho das vendas do curso online. Além disso, possibilita analisar se o valor cobrado está suprindo as suas expectativas e se há margem para cupom de desconto, por exemplo.
Se quiser saber mais sobre esse e outros indicadores financeiros, acesse nosso artigo ‘’Indicadores financeiros: o que são e quais os principais’’.
Nos últimos anos, o mercado de educação online tem crescido muito e a previsão é de que assim permaneça, por mais alguns anos.
Se você não quer ficar de fora desse crescimento, nós, da Voitto, temos uma proposta para você!
Acompanhe os principais canais de comunicação da Voitto e tenha acesso à toda nossa expertise e estrutura para criar e comercializar o seu curso online!
Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!