A psicologia organizacional é a área da psicologia que relaciona o trabalho com o bem-estar do ser humano. Por este fato, muitos podem conhecê-la também como Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT).
Sua origem se deu após a primeira guerra mundial com o início da globalização e a modernização dos meios de produção. A partir dessa perspectiva, iniciou-se o pensamento sobre as diferenças individuais e o desempenho no trabalho.
A Psicologia Organizacional estuda os modelos de produção taylorista, fordista e toyotista e tem como finalidade compreender os aspectos sociológicos que contribuíram para a atual forma de trabalho que vivenciamos, auxiliando assim, o ambiente de trabalho e o colaborador para que ele obtenha o melhor desempenho.
Quer saber mais sobre a psicologia organizacional? Confira os próximos tópicos!
A psicologia organizacional tem como objetivo promover e beneficiar a gestão de pessoas de uma corporação. Sabendo que historicamente as condições de trabalho deixavam a saúde mental do colaborador em situação precária, as diretrizes da POT surgiram para conciliar o bem-estar do sujeito e suas devidas responsabilidades.
Internamente, a POT busca compreender o comportamento organizacional e aplicar os conhecimentos advindos da psicologia para que através da compreensão de como os sistemas empresariais funcionam, conseguir manejar e melhorar os processos no que diz respeito à gestão de pessoas.
As diretrizes da psicologia organizacional visam a observação e análise dos fenômenos e processos psicológicos que se fazem presentes na organização, e a partir dessa análise, a estrutura organizacional, a motivação, as equipes de liderança e também a cultura são estudados para a adaptação visando melhorias.
A psicologia organizacional está presente em vários processos importantes de uma corporação, contudo, seus principais aspectos estão centralizados em um setor específico: o recursos humanos.
Visto isso, separamos para você os principais processos que acontecem dentro da área de recursos humanos e que possuem o auxílio da psicologia organizacional para serem realizados.
O recrutamento e seleção é a área que mais usufrui da psicologia organizacional, isso por que, é a partir das metodologias e análises sociológicas do comportamento humano que é possíveldefinir critérios que se alinhem com a organização.
No recrutamento e seleção o objetivo é procurar no candidato em questão características que agreguem dentro da empresa e no dia a dia da corporação.
Seguindo as diretrizes da psicologia organizacional, a POT atua para que as condições de trabalho sejam boas e a saúde mental dos funcionários seja priorizada dentro da empresa.
O clima organizacional pode ser medido através das avaliações de desempenho aplicadas aos funcionários dentro da empresa. A partir dos resultados é possível saber como a satisfação dos colaboradores está, e assim, caso esteja baixa, conseguir montar um planejamento estratégicopara contornar a situação adversa.
Tanto a entrada quanto a saída de colaboradorespossuem um importante papel dentro das organizações.
O treinamento feito nos onboardings para integrar o funcionário ajuda a sua experiência dentro da empresa e o seu desenvolvimento é traçado por um robusto plano de carreira, que investe em seu crescimento dentro da corporação.
A psicologia organizacional, visando o bem-estar do funcionário, permite e possibilita que a vida profissional do funcionário seja proveitosa e com possibilidades de crescimento.
A cultura organizacional diz respeito a missão e os valores da empresa, a psicologia organizacional por sua vez, atua para que ela seja mantida e incitada pelos colaboradores, que disseminarão esses valores diante de suas condutas e tarefas a serem realizadas.
Vale ressaltar que, a cultura organizacional possui seus aspectos visíveis, que são denominados por seus objetivos, tecnologias usadas e políticas internas, e seus aspectos informais, traçados pelas atitudes, percepções e sentimentos.
Ambos são importantes para a corporação, e os dois segmentos precisam estar alinhados para que empresa e funcionário estejam juntos em um mesmo objetivo.
Interessante, não é mesmo? A psicologia organizacional é o pilar da área de recursos humanos. E falando em recursos humanos, que tal dar uma olhadinha nesse material gratuito que separamos especialmente para você?
Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.
Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.
Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!
Considerando o que vimos até aqui colocando em questão a psicologia organizacional, sobre a atuação do psicólogo nesses contextos, podemos afirmar que a sua posição está em analisar e montar estratégias que busquem promover e preservar a qualidade de vida dos colaboradores.
Juntamente com o time de Gestão de Pessoas, o psicólogo organizacional agirá para implementar estratégias em três áreas:
Para uma empresa dar certo é necessário uma equipe multifuncional para que internamente os valores sejam fortes e consigam ser transpassados também exteriormente.
A psicologia organizacional rege justamente para isso. Por isso, conheça os 3 principais benefícios de ter um psicólogo organizacional dentro de uma empresa!
A POT pode ajudar na produtividade dos colaboradores uma vez que, é cientificamente comprovado a relação entre motivação e produtividade.
Ao serem regidos por uma força maior ou algo que seja de seu próprio interesse, o cérebro do ser humano é capaz de produzir hormônios como a serotonina e a noradrenalina que incitam o bem-estar humano.
Dessa forma, em constante estado de satisfação com o seu redor, o colaborador tende a se tornar mais produtivo sendo movido pela química de seu cérebro, que por sua vez, pode ser influenciada por fatores externos.
A psicologia organizacional com o seu objetivo de manter alinhado a qualidade de vida dos funcionários e a cultura da empresa auxilia nesse processo imprescindivelmente.
Com um psicólogo organizacional nas empresas a missão e os valores são tornados prioridades para sua gestão.
Isso porque, com uma cultura organizacional bem traçada é possível alinhar o propósito pessoal de cada um com o propósito da empresa dentro do mercado, trazendo bons resultados para ambas as partes envolvidas.
Partindo do pressuposto de que para ser um psicólogo organizacional é necessário a graduação em Psicologia, todas as estratégias serão de viés científico.
Nenhuma estratégia será embasada em achismos, mas em conformidade com o que a psicologia diz sobre a saúde mental do colaborador e as influências do comportamento humano.
Interessante, não é mesmo? A psicologia organizacional é a base para uma boa gestão e o sucesso de uma empresa, e como vimos, seu poder se encontra em grande parte na área de recursos humanos. Visto isso, que tal ampliar o seu conhecimento na área e entender mais os processos que regem esse setor?
Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.
Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.
Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!