Diretrizes da psicologia organizacional
A atuação da psicologia organizacional nas empresas
O que faz um psicólogo organizacional?
Benefícios de ter um psicólogo organizacional nas empresas

Conheça a psicologia organizacional e entenda o seu importante papel nas empresas

Saiba como a psicologia organizacional atua auxiliando na gestão de pessoas e descubra a sua importância para as empresas!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Conheça a psicologia organizacional e entenda o seu importante papel nas empresas

A psicologia organizacional é a área da psicologia que relaciona o trabalho com o bem-estar do ser humano. Por este fato, muitos podem conhecê-la também como Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT).

Sua origem se deu após a primeira guerra mundial com o início da globalização e a modernização dos meios de produção. A partir dessa perspectiva, iniciou-se o pensamento sobre as diferenças individuais e o desempenho no trabalho.

A Psicologia Organizacional estuda os modelos de produção taylorista, fordista e toyotista e tem como finalidade compreender os aspectos sociológicos que contribuíram para a atual forma de trabalho que vivenciamos, auxiliando assim, o ambiente de trabalho e o colaborador para que ele obtenha o melhor desempenho.

Quer saber mais sobre a psicologia organizacional? Confira os próximos tópicos!

  • Diretrizes da psicologia organizacional
  • A atuação da psicologia organizacional nas empresas
  • O que faz um psicólogo organizacional?
  • Benefícios de ter um psicólogo organizacional na empresa

Diretrizes da psicologia organizacional

A psicologia organizacional tem como objetivo promover e beneficiar a gestão de pessoas de uma corporação. Sabendo que historicamente as condições de trabalho deixavam a saúde mental do colaborador em situação precária, as diretrizes da POT surgiram para conciliar o bem-estar do sujeito e suas devidas responsabilidades.

Internamente, a POT busca compreender o comportamento organizacional e aplicar os conhecimentos advindos da psicologia para que através da compreensão de como os sistemas empresariais funcionam, conseguir manejar e melhorar os processos no que diz respeito à gestão de pessoas.

As diretrizes da psicologia organizacional visam a observação e análise dos fenômenos e processos psicológicos que se fazem presentes na organização, e a partir dessa análise, a estrutura organizacional, a motivação, as equipes de liderança e também a cultura são estudados para a adaptação visando melhorias.

A atuação da psicologia organizacional nas empresas

A psicologia organizacional está presente em vários processos importantes de uma corporação, contudo, seus principais aspectos estão centralizados em um setor específico: o recursos humanos.

Visto isso, separamos para você os principais processos que acontecem dentro da área de recursos humanos e que possuem o auxílio da psicologia organizacional para serem realizados.

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é a área que mais usufrui da psicologia organizacional, isso por que, é a partir das metodologias e análises sociológicas do comportamento humano que é possíveldefinir critérios que se alinhem com a organização.

No recrutamento e seleção o objetivo é procurar no candidato em questão características que agreguem dentro da empresa e no dia a dia da corporação.

Clima organizacional

Seguindo as diretrizes da psicologia organizacional, a POT atua para que as condições de trabalho sejam boas e a saúde mental dos funcionários seja priorizada dentro da empresa.

O clima organizacional pode ser medido através das avaliações de desempenho aplicadas aos funcionários dentro da empresa. A partir dos resultados é possível saber como a satisfação dos colaboradores está, e assim, caso esteja baixa, conseguir montar um planejamento estratégicopara contornar a situação adversa.

Treinamento e desenvolvimento

Tanto a entrada quanto a saída de colaboradorespossuem um importante papel dentro das organizações.

O treinamento feito nos onboardings para integrar o funcionário ajuda a sua experiência dentro da empresa e o seu desenvolvimento é traçado por um robusto plano de carreira, que investe em seu crescimento dentro da corporação.

A psicologia organizacional, visando o bem-estar do funcionário, permite e possibilita que a vida profissional do funcionário seja proveitosa e com possibilidades de crescimento.

Cultura organizacional

A cultura organizacional diz respeito a missão e os valores da empresa, a psicologia organizacional por sua vez, atua para que ela seja mantida e incitada pelos colaboradores, que disseminarão esses valores diante de suas condutas e tarefas a serem realizadas.

Vale ressaltar que, a cultura organizacional possui seus aspectos visíveis, que são denominados por seus objetivos, tecnologias usadas e políticas internas, e seus aspectos informais, traçados pelas atitudes, percepções e sentimentos.

Ambos são importantes para a corporação, e os dois segmentos precisam estar alinhados para que empresa e funcionário estejam juntos em um mesmo objetivo.

Interessante, não é mesmo? A psicologia organizacional é o pilar da área de recursos humanos. E falando em recursos humanos, que tal dar uma olhadinha nesse material gratuito que separamos especialmente para você?

Conheça o nosso KIT de RH!

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

O que faz um psicólogo organizacional?

Considerando o que vimos até aqui colocando em questão a psicologia organizacional, sobre a atuação do psicólogo nesses contextos, podemos afirmar que a sua posição está em analisar e montar estratégias que busquem promover e preservar a qualidade de vida dos colaboradores.

Juntamente com o time de Gestão de Pessoas, o psicólogo organizacional agirá para implementar estratégias em três áreas:

  • Âmbito individual: prezando pelas competências, habilidades e crenças;
  • Âmbito grupal: intermediando conflitos grupais, observando as equipes e dinâmicas de grupo;
  • Âmbito organizacional: analisando as características estruturais, dinâmicas culturais e políticas.

Benefícios de ter um psicólogo organizacional nas empresas

Para uma empresa dar certo é necessário uma equipe multifuncional para que internamente os valores sejam fortes e consigam ser transpassados também exteriormente.

A psicologia organizacional rege justamente para isso. Por isso, conheça os 3 principais benefícios de ter um psicólogo organizacional dentro de uma empresa!

Maior produtividade

A POT pode ajudar na produtividade dos colaboradores uma vez que, é cientificamente comprovado a relação entre motivação e produtividade.

Ao serem regidos por uma força maior ou algo que seja de seu próprio interesse, o cérebro do ser humano é capaz de produzir hormônios como a serotonina e a noradrenalina que incitam o bem-estar humano.

Dessa forma, em constante estado de satisfação com o seu redor, o colaborador tende a se tornar mais produtivo sendo movido pela química de seu cérebro, que por sua vez, pode ser influenciada por fatores externos.

A psicologia organizacional com o seu objetivo de manter alinhado a qualidade de vida dos funcionários e a cultura da empresa auxilia nesse processo imprescindivelmente.

Missão e valores alinhados

Com um psicólogo organizacional nas empresas a missão e os valores são tornados prioridades para sua gestão.

Isso porque, com uma cultura organizacional bem traçada é possível alinhar o propósito pessoal de cada um com o propósito da empresa dentro do mercado, trazendo bons resultados para ambas as partes envolvidas.

Estratégias embasadas cientificamente 

Partindo do pressuposto de que para ser um psicólogo organizacional é necessário a graduação em Psicologia, todas as estratégias serão de viés científico.

Nenhuma estratégia será embasada em achismos, mas em conformidade com o que a psicologia diz sobre a saúde mental do colaborador e as influências do comportamento humano.

Interessante, não é mesmo? A psicologia organizacional é a base para uma boa gestão e o sucesso de uma empresa, e como vimos, seu poder se encontra em grande parte na área de recursos humanos. Visto isso, que tal ampliar o seu conhecimento na área e entender mais os processos que regem esse setor?

Aprenda mais e se qualifique com a gente!

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Como montar um painel de indicadores de RH em Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Montar Um Painel De Indicadores De Rh Em Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.