Conheça as perguntas mais valiosas para definir o público-alvo do seu curso on-line

Saiba como a definição de público-alvo é construída e porque ela é importante para a divulgação de um curso on-line.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Conheça as perguntas mais valiosas para definir o público-alvo do seu curso on-line

Os cursos online vêm crescendo de forma exponencial nos últimos tempos, existem diversos tipos e modelos no mercado. A facilidade com que ele pode ser acessado, os custos menores e a possibilidade de serem realizados de casa são alguns dos inúmeros benefícios proporcionados por este modelo de educação.


Um curso on-line deve ser dinâmico e objetivo, para montar o seu basta seguir alguns passos, como por exemplo o planejamento, a criação e a divulgação.


A fase de planejamento é onde muitas vezes o empreendedor se sente pressionado, pois é o início de tudo, um produto que não tem um público-alvo específico nesta etapa tem grandes chances de se perder no processo.


Neste artigo separamos para você algumas questões que irão te auxiliar na definição do público alvo para o seu curso on-line, deixando-o o mais assertivo possível.


Caso queira aprender mais a fundo sobre público-alvo geral e suas ferramentas quantitativas, não deixe de acessar nosso artigo ’’Público-alvo: o que é e como definir um para o seu negócio’’.

1- Quem será o aluno do seu curso on-line?

O primeiro passo para a definição do público alvo é perguntar quem serão seus alunos. Tendo a resposta bem mapeada e definida, fica mais fácil seguir os demais passos.


É muito comum ver cursos avançados sendo oferecidos para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre aquele assunto que está sendo discutido.

2- Qual o grau de entendimento do aluno do seu curso?

Antes de definir como será o modelo de aulas do curso, a forma como serão disponibilizados os exercícios a serem resolvidos e o tamanho do conteúdo apresentado é preciso entender se o seu aluno é iniciante ou avançado, tanto no assunto do curso quanto em nível de escolaridade.


No caso de alunos com pouca escolaridade, é melhor focar em cursos mais bem divididos e com aulas menos extensas. Desta forma, a capacidade de assimilar o conteúdo é potencializada.


Já o público avançado, geralmente não têm problemas com aulas mais longas e exercícios mais complexos, pois já tem um conhecimento prévio do assunto.

3-O curso precisa de conhecimento prévio?

Caso a resposta seja sim, não dê enfoque ao que seu aluno já sabe, é interessante fazer uma revisão rápida no conteúdo base, mas não demore nisso!


A resolução prática de atividades é uma aliada para cursos destinados a alunos avançados, pois é uma forma de fixar a teoria já ensinada e aprendida anteriormente.

4- O que o aluno deve esperar do seu curso?

As expectativas são criadas desde o primeiro momento do contato entre o aluno e o produto em questão, no caso cursos on-line. A manutenção de um bom relacionamento com o cliente é resultado de um alinhamento das expectativas claro e bem executado.


Receber expectativas altas por parte do cliente é sinal de que ele confia no seu produto e que aquilo vai mudar a vida dele de alguma forma.


O primeiro passo para alinhar as expectativas é entender o objetivo do cliente, mantendo sempre uma comunicação clara sobre os prazos, responsabilidades, o que será entregue para evitar frustrações futuras.

5- Quais são os seus objetivos?

Apesar de soar clichê, entender quais são os seus objetivos faz parte do processo de definição do público-alvo, pois quando você sabe onde quer chegar a visualização do caminho a ser percorrido fica mais clara.


Geralmente as pessoas se espelham em alguém ou algo para definir seus objetivos e buscam meios de alcançá-los.

6- Como criar personas para o seu curso?

Após responder todas as perguntas citadas anteriormente, é hora de focar em criar personas. Um bom estudo para criação de personas inclui dados quantitativos e qualitativos. Lembrando que a persona é uma concepção mais aprofundada do público-alvo.


A dica principal é começar a pesquisa com informações gerais de público-alvo do nicho de mercado em que sua empresa atua, depois fechar um recorte que mais se aproxime das particularidades de seu negócio.


Um negócio pode ter mais de uma persona, para que a comunicação não fique muito restrita. Porém, não é recomendado que se crie muitas, para que a estratégia não perca o foco e acabe ficando genérica demais.


Saiba mais lendo nosso artigo sobre como criar uma persona!

Como a Voitto pode impulsionar a venda do seu curso?

A Voitto é uma das maiores empresas de negócios do Brasil e líder de mercado em Lean Seis Sigma. Fundada em 2008, já impulsionou a carreira de mais de 30.000 pessoas através de cursos e materiais de apoio.


Ao longo dos 13 anos de mercado, tornou-se um modelo de negócio 100% digital, posicionando-se em todos os canais de vendas e alcançando localidades diversas. Portanto, possui clientes fidelizados e reconhecimento de mercado bastante expressivo no ramo em que atua.


Entre para a Voitto Academy e tenha acesso à toda expertise e estrutura da Voitto para criar e impulsionar o seu curso online!

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.