CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a função Python Range?
Como funciona a função Python Range?
Exemplo da utilização do Python range
Desenvolca sua carreira!

Conheça a Função Python Range, confira para que ela serve e veja como utilizá-la

O Python possui várias funções nativas que podem ser bastante úteis. A Python Range”()” é uma delas, então venha descobrir mais sobre ela nesse artigo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a Função Python Range, confira para que ela serve e veja como utilizá-la

A linguagem Python é uma das linguagens de programação mais simples de ser aprendida, e ainda assim, uma das mais completas. A função Python range é um facilitador onde é possível gerar uma sequência de números inteiros imutáveis e criar listas.

Podemos observar que esta linguagem conta com várias funções prontas para serem utilizadas, e você pode adicionar ainda mais com frameworks e bibliotecas.

Diante desses fatos fica fácil perceber o motivo do Python ser uma das linguagens mais amadas, tanto por programadores experientes como por iniciantes. Ela possui diversas aplicações, como na ciência e análise de dados, inteligência artificial, entre outras.

Por isso, é uma das principais linguagens de programação atualmente. Assim, nesse artigo vamos expandir seus conhecimentos em Python apresentando a função Python range.

Essa função é normalmente utilizada como uma auxiliar, como veremos adiante. Ela pode ser bastante útil em diversos casos, e vamos te mostrar alguns exemplos deles. Ao todo, vamos ver os seguintes tópicos:

●     O que é a função Python Range?

●     Como funciona a função Python Range?

●     Exemplo da utilização do Python Range.

O que é a função Python Range?

A função Python range é uma função nativa da linguagem Python que é utilizada para gerar uma sequência numérica dentro de um intervalo determinado.

Ela é normalmente utilizada como auxiliar da função for. Em Python, podemos repetir uma ação por um número específico de vezes usando um “loop forcom” a função range. Ela nos retorna números inteiros, com os quais podemos reproduzir com um loop “for”.

O “for” executa um trecho do código ou argumento repetidamente por um número fixo de vezes. Assim, podemos repetir uma sequência de números produzidos pela função range utilizando-o.

Descubra o Phyton

Se você ta descobrindo agora sobre essa ferramenta indispensável, sugerimos que você conheça um pouco mais dela para melhor entender do que estamos falando neste artigo!

Assim, para que você conheça as principais funções para aplicar no Python, preparamos um ebook totalmente gratuito sobre os primeiros passos com Python. Não perca tempo e baixe o seu agora, clicando na imagem abaixo!

ebook gratuito primeiros passos com Python

Como funciona a função Python Range?

A função Python range utiliza um gerador para produzir números. Entretanto, ela não produz todos os números de uma vez.

O retorno dessa função é um objeto do tipo range. Esse objeto utiliza uma quantidade muito pequena de memória, independente do tamanho do range.

Isso porque ela apenas armazena os valores de start, stop e step, fazendo os cálculos dos números conforme for requisitada.

Ou seja, ela somente irá gerar um valor quando este for requisitado. Por isso ela é utilizada com o loop for. A cada iteração gerada pelo incremento da variável do loop, teremos o retorno do próximo número da função range.

O principal benefício dessa característica é que utilizamos menos memória. Como a Python range somente produz os números um por um conforme o loop itera, poupamos uma boa quantidade de memória. Por isso, a função range é mais rápida e eficiente.

Estrutura

A estrutura básica da Python range é:

range([start], [stop], [step])

Como podemos ver, nela temos três argumentos. Desses três, dois são opcionais. Os argumentos start e step ficam ao critério do programador, mas o argumento stop é obrigatório. Todos eles podem ser números positivos ou negativos.

  • O start é a posição de início da sequência, o número em que ela irá começar. O valor padrão é 0, quando não for especificado. Por exemplo, na função range (1, 7), o start é o 0 e o stop é o 7.
  • O stop, é o limite de geração dos números. É um número inteiro que especifica em qual posição a função deve parar.
  • O step é o valor de incremento, o próximo número na sequência será gerado adicionando o valor definido no step ao número atual. Ou, em outras palavras, é a diferença entre o número anterior e posterior da sequência.

É importante salientar que a função range nunca inclui o número final nos resultados. Assim, como no exemplo anterior, a função iria parar no número 6. Os números gerados pelo range seriam [1, 2, 3, 4, 5, 6].

O resultado contém os números de 1 até 7, porém excluindo o 7. Se quisermos incluir o número 7 nos resultados, precisamos criar um range inclusivo. Para fazer isso é bem simples, basta declarar que o valor do argumento stop é igual a stop+step.

stop += step

Para entender mais sobre o step, vejamos um exemplo:

Se o step for 5, por exemplo, a diferença entre cada número será 5. Em uma função range (0, 15, 5), o step é 5. Quando não especificado, o valor padrão é 1. O valor do step não pode ser zero. Do contrário, ocorrerá um erro do tipo ValueError.

Usar um número negativo como argumento do step no range irá gerar uma sequência de números na ordem reversa. Na função range(3, -1, -1), por exemplo, teremos os números 3, 2 e 1, nessa ordem.

Assim, você consegue criar um loop invertido utilizando valores negativos, fazendo com que o loop for execute a iteração na ordem reversa.

A função Python range só funciona com números inteiros, então os argumentos precisam ser do tipo int. Não podemos usar variáveis Python string, floating numbers ou qualquer outro tipo como um dos argumentos.

Exemplo da utilização do Python range

Primeiramente, vamos ver um exemplo simples da utilização da Python range function, reunindo os conceitos aprendidos até aqui.

Vamos gerar uma sequência simples utilizando os três argumentos:

range(2, 10, 2)

Para relembrar, nosso número de ínicio (argumento start) será 2, o número final (argumento stop) será 10, com incrementos de 2 (argumento step). Utilizaremos um for loop para exibir todos os números dentro do objeto range.

O código ficará assim:

x = range(2, 10, 2)

for n in x:

print (n)

E os nossos resultados vão ser 2, 4, 6 e 8. Lembrando que o número 10 não será incluído, exceto caso criemos um range inclusivo, como no exemplo abaixo:

start = 2

stop = 10

step = 2

stop += step

x = range(start, stop, step)

for n in x:

print (n)

Assim, teremos como resultado a sequência 2, 4, 6, 8 e 10.

Caso você queira utilizar a função range para gerar uma lista, precisamos convertê-la, já que o objeto range gerado é uma sequência de números inteiros imutáveis. Fazer isso é bem simples.

Basta converter a função range() em uma lista colocando dentro do comando Python list().

lista_exemplo = list(range(2, 10, 2))

Desenvolca sua carreira!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.